Buscar

revisaoav1 teletransmitida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
REVISÃO PARA AV1 - AULAS 01 A 04
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE – CURSO DE MARKETING – PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO
Rio de Janeiro, 20 de Maio de 2011
*
*
OBJETIVO DESTA AULA
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
Compreender os fundamentos, conceitos e processos contábeis.
*
*
APRESENTAÇÃO
AULA 1- IMPORTÂNCIA, RELAÇÕES COM O MERCADO, USUÁRIOS E DEMONSTRATIVOS
AULA 2- CONCEITOS, FUNÇÕES E RELAÇÕES DOS PRINCIPAIS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS.
AULA 3- PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS
AULA 4- MONTAGEM DO BALANÇO PATRIMONIAL
*
*
CONTEXTUALIZAÇÃO:
Na formação do profissional de qualquer área de gestão, a contabilidade está presente em todas as estruturas de negócios, por isso é conhecida como Ciência dos Negócios. 
	
Dentre as diversas áreas que são exploradas para a formação gerencial destacam-se as estruturas de informações que sustentam as decisões no contexto patrimonial, econômico e financeiro, elementos vitais para sustentar a realização atividades organizacionais. 
Para a efetividade da administração do negócio, se faz necessário controlar os fatos ocorridos nestas organizações, no que tange às atividades operacionais do empreendimento e nas relações com a sociedade.
*
*
DEFINIÇÕES
É uma Ciência que estuda, registra e controla o patrimônio, com a finalidade de fornecer informações aos interessados na gestão da entidade ou a terceiros sobre a situação econômico-financeira dessa entidade.
Ciência que permite, através de suas técnicas e princípios, manter um controle permanente do patrimônio da empresa e de seu resultados.
*
*
OBJETO DE ESTUDO
Patrimônio é tudo aquilo que sustenta a atividade organizacional, que seja passível de mensuração financeira e que seja claramente identificável como um dos três itens componentes da contabilidade (bens, direitos e obrigações). 
 Para os efeitos contábeis, Patrimônio é um conjunto de: Bens, Direitos e Obrigações. 
*
*
INFORMAÇÃO
A principal finalidade da ciência contábil é informar aos diversos tipos de usuários sobre seu objeto de estudo. Tal informação poderá ser obtida por meio da evidenciação contábil.
A relevância da informação está relacionada ao evento examinado. Em Contabilidade, toda informação que possibilite a realização de estimativas ou que permita confirmar outras estimativas anteriormente feitas, facilitará a tomada de decisão. 
*
*
PATRIMÔNIO
 
 
 Conjunto de bens, direitos e obrigações.
 
Sendo: 
 
 Obrigações = Capital de terceiros
*
*
CONCEITOS IMPORTANTES
CONTA – Elemento que agrega fatos administrativos de mesma natureza (patrimoniais e de resultado)
PLANOS DE CONTAS – Elemento que agrega contas de diversas naturezas, representantes de diversos fatos administrativos. 
*
*
CONTAS PATRIMONIAIS E DE RESULTADO
Contas de Resultado: Dividem-se em contas de Despesas e contas de Receitas. Aparecem durante o Exercício Social(período em que a empresa é administrada).
Despesas: Decorrem do consumo de bens e da utilização de serviços. Ex. :Energia elétrica, material de limpeza, etc.
Receitas: Decorre da venda de bens e da participação de serviços. Ex.: Aluguéis ativos, descontos obtidos, juros ativos, venda de mercadorias, receita de serviços, etc.
Contas Patrimoniais: Representam o Bens, Direitos, Obrigações e o Patrimônio Liquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e elas que representam o Patrimônio da num dado momento, através do Balanço Patrimonial.
*
*
PARTIDAS DOBRADAS.
Método utilizado para a Escrituração 
“A todo débito corresponde a um crédito de igual valor”
Criado em 1494 pelo Frei Luca Paccioli, o método é universal.
*
*
 As definições da Lei nº. 11.638/2007 e da MP nº. 449/2008, convertida na Lei nº 11.941/2009, devem ser observadas por todas as empresas obrigadas a obedecer à Lei das S/A, compreendendo não só as sociedades por ações, mas também as demais empresas (sob o ponto de vista contábil), inclusive as constituídas sob a forma de limitadas, independentemente da sistemática de tributação por elas adotada. 
ADOÇÃO DAS NOVAS PRÁTICAS CONTÁBEIS NO BRASIL 
*
*
ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil estática, ou seja, nos mostra a situação das contas Patrimoniais num dado momento (o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa).
A estrutura do Balanço Patrimonial, de acordo com as modificações ocorridas até a Lei nº. 11.941/2009, compreende os seguintes grupos e subgrupos de contas:
*
*
ATIVO
As contas do ativo serão agrupadas em ordem decrescente de liquidez. Primeiramente, agrupam-se as contas que já são dinheiro (Caixa, Bancos, etc.) com aquelas que se converterão em dinheiro rapidamente (Títulos a receber, Estoques, etc.). 
A este grupo de contas denominamos Ativo Circulante. É o grupo que possui maior liquidez.  
Englobam as disponibilidades e os bens e direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente (considerando a data de fechamento do Balanço, engloba o período de até 12 meses). 
*
*
PASSIVO
O Passivo são as contas representativas de obrigações com terceiros, exigíveis no seu vencimento, a Curto ou Longo prazos. Devem ser mensuráveis em moeda corrente
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando