Buscar

Características e Reflexões do Pensamento Pré-Socrático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO:
1. Os filósofos do período denominado Pré-socrático representam o primeiro momento da filosofia grega clássica. Eles desenvolveram suas teorias e estudos entre o século VII ao V a.C. Ganharam tal nome, pois são os filósofos que antecederam Sócrates. Os filósofos pré-socráticos procuravam explicar a origem do ser e das coisas do mundo através dos elementos natureza, por isso foram chamados de "filósofos da physis". Assim, para melhor entender a filosofia grega, podemos expor uma divisão que sugere: Período Pré-Socrático: fase naturalista; Período Socrático: fase antropológica-metafísica; Período Sistemático e Período Helenístico: fase ética e cética. Nesse contexto, escreva uma redação com o tema: AS CARACTERÍSTICAS E REFLEXÕES DO PENSAMENTO PRÉ-SOCRÁTICO.
RESPOSTA ESPERADA:
O primeiro período da filosofia chamado de Pré-socrático é voltado para compreender o mundo a
partir de sua origem e também uma tentativa de explicar os fenômenos naturais. Este período é chamado de pré-socrático em alusão ao filósofo ateniense Sócrates.
Sócrates é considerado um marco histórico na filosofia grega, sendo um ponto de partida para a divisão da história da filosofia. Assim, os filósofos anteriores a ele são considerados pré-socráticos. 
Os escritos pré-socráticos apresentam certa dificuldade para os historiadores, pois muitos destes textos se perderam na Antiguidade. Por esse motivo, o acesso aos textos destes filósofos acontece de forma indireta, seja por outros autores ou através da linguagem falada.
A cosmologia, explorada centralmente pelos pré-socráticos, é uma explicação sobre questões como a origem do mundo e as transformações naturais e do ser humano, com base no pensamento racional e sistemático.
Neste período, a principal tarefa era encontrar o princípio ou elemento natural gerador de todos os
seres. Isto significa denominar um princípio imortal, eterno, que dava origem a todos os seres. Neste contexto, é preconcebido o fato de que nada no mundo é criado a partir do nada, e sim elaborado a partir de um princípio natural.
Este princípio foi chamado physis (que significa fazer surgir). A palavra influenciou o termo física e natureza. Em outras palavras, a physis é aquilo que o pensamento descobre ao perguntar qual é a causa da existência e da transformação de todos os seres percebidos.

Outros materiais