Buscar

CASO 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aplicação Prática Teórica 
Questão discursiva: 
O conhecimento científico opõe-se ao senso comum e seu ideal está baseado na concepção segundo a qual a ciência é uma representação da realidade tal como ela é em si mesma. Acredita-se, portanto, em uma objetividade, isto é, um conhecimento que procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas. Nesse sentido, a corrente positivista comteana buscou relacionar as ciências naturais com a Sociologia emergente do século XIX, com o propósito de legitimar definitivamente a Sociologia como ciência. Tendo como norte esta perspectiva:
	Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade. 
	De acordo com a Lei dos Três Estados aponte as fases pelas quais podem passar as sociedades humanas, descrevendo suas características principais. 
Questão de múltipla escolha: 
De acordo com Auguste Comte existem dois movimentos sociais responsáveis pela evolução da sociedade. Um deles é responsável pela conservação e preservação da organização social e o outro pelas transformações e mudança da estrutura social. Esses dois movimentos correspondem, respectivamente à:
 A) Dinâmica social e igualdade social
 B) Ordem social e estática social
(C) Estática social e dinâmica social 
D) Dinâmica social e revolução social 
E) Dinâmica social e estática social
RESPOSTAS:
(I)Segundo Comte a ciência da sociedade deve estabelecer métodos empregar conceitos tomando a sociedade como organismo coletivo e concreto, ou seja, Augusto Comte define a nova ciência como uma física social capaz de explicar e interferir nos fenômenos sócias a partir do seu conhecimento real e positivo praticado pelo corpo social.
(II) De acordo com Augusto Comte a humanidade atravessou três estágios de desenvolvimento: O Teológico, o Metafísicos e o Positivo. Trata-se o teológico do 1° estágio de explicação da humanidade a cerca dos fenômenos que ocorriam a sua volta. Então, nesse primeiro estágio são fornecidas explicações de cunho religioso para fenômenos físicos e sociais. No segundo estágio metafísico a realidade passa a ser explicada através de abstrações ou noções abstratas tais como: entidade, existência, essência, forças subliminares. No ultimo estágio positivo tais explicações estão fundadas em leis científicas descobertas através de métodos precisos e rigorosos de verificação, observação e experimentação do que é a verdade e do que é certo.

Continue navegando