Buscar

Questões Contab. Internacional (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CURSO: CONTABILIDADE
DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERNACIONAL
PROFESSOR ELIAS MORAES DE ARAÚJO
Atividade em sala de Aula – 18.19,26, 25.09.17 
A União Europeia (UE) é uma união econômica e política de 28 Estados-membros independentes situados principalmente na Europa. A UE tem as suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e na Comunidade Econômica Europeia (CEE), formadas por seis países em 1957. Nos anos que se seguiram, o território da UE foi aumentando de dimensão através da adesão de novos estados membros, ao mesmo tempo que aumentava a sua esfera de influência através da inclusão de novas competências políticas. A União Europeia foi criado pelo tratado de:
Tratado de Madri
Tratado de Viena
Tratado de Varsóvia
 Tratado de Maastricht
Tratado de Estocolmo
Questão 01
Iniciou suas atividades em 1º de janeiro de 1995 e desde então tem atuado como a principal instância para administrar o sistema multilateral de comércio. A organização tem por objetivo estabelecer um marco institucional comum para regular as relações comerciais entre os diversos Membros que a compõem, estabelecer um mecanismo de solução pacífica das controvérsias comerciais, tendo como base os acordos comerciais atualmente em vigor, e criar um ambiente que permita a negociação de novos acordos comerciais entre os Membros. Essa organização foi:
NAFTA
UE
MERCOSUL
OMC
APEC
Questão 02
O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) foi assinado no ano de 1993, cuja proposta inicial foi efetivada por alguns países. Os países que integram o Nafta são:
Argentina, Brasil e Uruguai;
México, Colômbia e EUA;
Canada, Brasil e México;
México, Canada e EUA;
Chile, Peru e China
 
Questão 03
O Mercado Comum do Sul (Mercosul foi criado com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul  são os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela (atualmente suspensa). O presidente atual do bloco é Tabaré Vázquez (presidente do Uruguai).
 Embora tenha sido criado apenas com os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, Colômbia, Peru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul. Este acordo foi assinado em:
A) 1991, B) 1995; C) 1981; D) 1999; E) 2001
Questão 04
Proposto pelo governo estadunidense, foi proposta sua criação em 2005. Tem grande negação da população latino-americana e é motivo de preocupação para países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Este projeto foi parado desde novembro de 2005, quando foi realizada a última Cúpula da América. A proposta foi praticamente "engavetada" na Quarta Reunião de Cúpula da América, realizada em novembro de 2005, em Mar del Plata. Este projeto foi:
ALCA
MECA
CECA
MEGA
NAFTA
Questão 05
É uma taxa comercial padronizada para um grupo de países, como a existente no Mercosul. Usada numa união aduaneira é uma área de livre comércio com uma tarifa externa comum, ademais de outras medidas que conformem uma política comercial externa comum. Entre um grupo de países ou territórios que instituem uma união aduaneira, há a livre circulação de bens (área de livre comércio) e uma tarifa aduaneira comum a todos os membros, válida para importações provenientes de fora da área. Os países ou território que a adotam costumam ter por objetivo aumentar a sua eficiência econômica e estabelecer laços políticos e culturais mais estreitos entre si. A união aduaneira que é formada por meio de um acordo comercial. Podemos chamar este de:
ALADI
TEC
ROF
EU
APEC
Questão 06
 "hospedaria", "estalagem") ou aduana (do árabe ad-dīwān, "registro", "escritório") é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes.
Não se deve confundir policia ou aduana, responsável pelo controle do tráfego de mercadorias, com a polícia de fronteira, responsável pelo controle do tráfego de pessoas. Podemos definir este texto para:
SRF
Alfândega
Fiscalização
PRF
ROF
Questão 07
O seu objetivo primeiro é, a partir da interpretação precisa dos termos utilizados nos contratos de compra e venda, promover a harmonia nos negócios internacionais.
É importante afirmar que regulam apenas a relação entre comprador e vendedor, devendo pois, ser utilizados como cláusula contratual do contrato de compra e venda. Destaque-se que são apenas uma cláusula do contrato, e não o próprio contrato. Limitam-se a regular a entrega do bem, definindo o seu ponto ou local e, por extensão, seus custos e riscos. Assim, quando uma oferta é efetuada na condição 'FOB/Porto de Santos', por exemplo, está estabelecendo tão somente: Corresponde a:
Alfândega
Aduana
Incoterms
Taxas
Fretes
Questão 08
O exportador deve entregar a mercadoria, desembaraçada, a bordo do navio indicado pelo importador, no porto de embarque. Esta modalidade é válida para o transporte marítimo ou hidroviário interior. Todas as despesas, até o momento em que o produto é colocado a bordo do veículo transportador, são da responsabilidade do exportador. Ao importador cabem as despesas e os riscos de perda ou dano do produto a partir do momento que este transpuser a amurada do navio.Seguro Facultativo. Este frete é:
CIF
FOB
CPA
CIP
EXM
Questão 09
As obrigações do exportador encerram-se ao colocar a mercadoria, já desembaraçada para exportação, no cais, livre junto ao costado do navio. A partir desse momento, o importador assume todos os riscos, devendo pagar inclusive as despesas de colocação da mercadoria dentro do navio. O termo é utilizado para transporte marítimo ou hidroviário interior. Seguro Facultativo. Essa modalidade é para:
FAS
CIF
FOB
C&B
CIP
Questão 10
Empresas independentes, quando realizam negócios, o fazem baseadas nas condições do mercado. Quanto maior a quantidade do produto e sua concorrência, o preço tende a ser mais baixo; ao contrario, se existir uma escassez, o valor será mais elevado. Outro fator, como a quantidade comprada, influi no preço; comprando mais do produto, consegue-se um preço melhor. Este conceito para um principio.
Da Continuidade
Arm´s Length
Valorização
Qualitativo
Transfer Price
Questão 11
Com base na Contabilidade Internacional, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Considerando-se que cada país tem seu conjunto de leis, regras, filosofas, procedimentos, objetivos (buscam proteger os seus interesses nacionais), é razoável supor que os sistemas contábeis de cada país venham a ser impactados por tais medidas, dependendo do seu grau de influência sobre outros.
II. Como a contabilidade é usualmente mencionada como linguagem de comunicação, a regra contábil também pode se enquadrar na comparação de que a compreensão das regras internacionais é muito difícil por que as regras têm diferentes significados: Na Alemanha, tudo é proibido a menos que esteja explicitamente permitido na lei, enquanto que na Inglaterra tudo é permitido a menos que esteja explicitamente proibido na lei.
III. A contabilidade é produto de uma complexa interação de fatores sociais, econômicos e institucionais de um país. Dez fatores são provavelmente importantes para modelar o desenvolvimento da contabilidade: 1) o tipo de mercado de capitais; 2) o tipo de regimes ou critérios de estrutura e apresentação de demonstrações contábeis; 3) o tipo de empresas; 4) o tipo de sistema legal; 5) o nível de exigência; 6) o nível de inflação; 7) vinculação econômica e política com outros países; 8) status ou amadurecimento da profissão contábil; 9) existência de um arcabouço teórico e conceitual e 10) qualidade da educação contábil. 
Questão 12
Apenas I e III estão corretas
Todas
estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Todas estão erradas
II e III são incorretas
É um sistema informatizado que permite aos interessados efetuar o registro de operações diretamente no SISBACEN, desde que estejam devidamente credenciados por este órgão.
Possui caráter declaratório e sujeita os responsáveis pelas informações a todas as responsabilidades legais por sua veracidade e legalidade.
Requerido com anterioridade a emissão da DI para as operações com prazos de pagamentos superiores a 360 dias nas modalidades de empréstimo, financiamento à importação, linhas de crédito, leasing, arrendamento simples/aluguel/afretamento de embarcações e importação de bens sem cobertura cambial.
Questão 13
A) LI
B) ROF
C) SWIFT
D) Câmbio
Atualmente a maioria das transações interbancárias internacionais, como ordens de pagamento e transferências bancárias, são realizadas por meio da rede. Esta rede permite a troca de mensagens eletrônicas em um meio altamente seguro, onde cada banco possui um endereço próprio, ou BIC. Entretanto, para a efetivação destas transações, é necessário que cada participante tenha um relacionamento bancário com outro, já que a rede permite apenas a troca de informações e não dos valores em espécie. Também conhecida por: Society for Worldwide Interbank Financial Transactions. Essa operação é chamada de um código.
ROF
IOF
SWIFT
LI
IASC
Questão 14
Com base nas Normas Internacionais de Contabilidade, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. ________________________ são normas de contabilidade emitidas com o objetivo principal de padronizar as demonstrações contábeis em todo o mundo. Até o ano de 2001, eram conhecidas como International Accounting Standards (IAS), ou traduzindo, Padrões Internacionais de Contabilidade.
IFRS
BR GAAP
IASC
CPC
ALADI 
Questão 15
Com respeito à legislação e à normatização contábil brasileira vigentes, julgue o item subsequente. 
A Lei n.º 6.404/1976, ou Lei das Sociedades por Ações, originalmente elaborada em consonância com as teorias da Escola Italiana de Contabilidade, foi, nos últimos anos, modificada para atender a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais de contabilidade do IASB.
( ) Certo Ou ( x ) Errada
Questão 16
Questão 16
Desde 2007, com as alterações à Lei 6404/76 e com a adoção e a incorporação de novos conceitos, a contabilidade no Brasil tem se colocado com maior consonância com a contabilidade internacional.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto
1. Princípios da representação verdadeira e apropriada (true and fair view) e da primazia da essência sobre a forma devem estar subordinados às normas contábeis e legais.
2. O ordenamento contábil trazido a partir da promulgação da Lei n.º 11.638/2007 incorporou diversas inovações à contabilidade brasileira com o intuito de produzir demonstrações contábeis mais úteis aos investidores e aos demais usuários externos em seus processos de alocação de recursos.
3. Dois conceitos inter-relacionados são essenciais para o entendimento da nova realidade contábil: 1) a representação verdadeira e apropriada; 2) a primazia da essência sobre a forma.
4. Com a mudança iniciada com a edição da Lei nº  11.638/2007 resgata-se a característica fundamental das demonstrações contábeis, que devem representar fidedignamente a realidade dos efeitos econômicos das transações, dependentemente do seu tratamento jurídico.
A) 1 e 3 estão Corretas B) São corretas 1 e 4 C) 2 e 3 Corretas apenas D) 2 e 4 Corretas E) 3 e 4 
Entre as opções abaixo, assinale aquela que contém uma resposta errada. 
Determinada empresa de capital fechado, que não tem títulos de dívida negociados em mercado de capitais, estando interessada em divulgar algumas informações por segmento, nos termos do IFRS 8 e do CPC 22, indagou a um especialista se isto era possível. 
A resposta obtida foi no sentido de que essa empresa, por suas características informadas:
Questão 17
A) não está obrigada a divulgar informações por segmento.
B) não pode divulgar quaisquer informações por segmento.
C) não pode divulgar “algumas” informações por segmento, apenas.
D) ou divulga tudo que é requerido ou não divulga qualquer informação.
D) os princípios do CPC 22/IFRS 8 devem ser aplicados em sua plenitude.
A harmonização dos padrões contábeis internacionais não significa a padronização das normas contábeis. Ela se caracteriza por ser um processo que procura preservar as particularidades dos países, mas de forma a permitir a reconciliação dos seus sistemas de informações contábeis, visando a melhorar a interpretação e o entendimento dos aludidos sistemas.
Uma das prováveis vantagens decorrentes da harmonização dos sistemas contábeis é provocar a
Questão 18
E) efetiva contribuição para a redução de custos nos trabalhos de auditoria.
B) unificação dos currículos básicos dos cursos de Ciências Contábeis.
C) eliminação de entraves burocráticos para o credenciamento de contadores em outros países.
D) redução do atrelamento da contabilidade às normas tributárias e da influência governamental nessa área.
A) aceitação das normas contábeis internacionais, evitando a xenofobia ou barreiras por nacionalismo exacerbado.
Questão 19
O Sistema legal e utilizado em países como Grã-Bretanha, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, onde não é necessário detalhar as regras a serem aplicadas. Presume-se que o que não é proibido é permitido. Nesses países, há clima propício para inovações e criatividade. Por outro lado, há possibilidade de maior “gerenciamento” de resultados ou flexibilidade (creative accounting). Este sistema podemos chamar de:
A) Common Law B) Code Law C) Transfer Price D) IASC E) IFRS
Questão 20
Sistema legal classificado como code-lawé predominante em países como Alemanha, França e Japão e é requerido um elevado grau de detalhamento de regras a serem cumpridas. Isto não propicia maior flexibilidade na preparação e apresentação de demonstrações financeiras. Ênfase maior é atribuída à proteção de credores. Essa definição é para:
A) Common Law B) Code Law C) Transfer Price D) IASC E) IFRS
A entidade deve avaliar, pelo menos a cada fim de exercício, indicações nos ativos que tenham indícios de desvalorização. Caso o mesmo se comprove, é necessário cálculos para estimativa da redução ao valor recuperável do ativo. Este procedimento é para:
A) Goowill B) Impairment C) BOM D) Valor Justo E) Deemed Cost
Questão 21
Questão 22
É o valor pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo pode se liquidado entre partes independentes, interessada se conhecedoras do mercado. 
A) Goowill B) Impairment C) BOM D) Valor Justo E) Deemed Cost
O IASB (The International Accounting Standards Board), órgão independente do setor privado, com sede em Londres, que se destina ao estudo dos padrões contábeis, é formado por um Conselho de Membros, constituído por mais de 140 entidades mundiais, dentre elas as brasileiras, Instituto Brasileiro de Contadores e Conselho Federal de Contabilidade.
Um de seus objetivos é
Questão 23
A) determinar o uso e a aplicação rigorosa de todas as suas normas, em todos os países a ele filiados.
B) estabelecer uma data específica para a harmonização das normas contábeis dos países do Conselho de Membros.
C) promover a convergência entre as normas fiscais locais e as Normas Internacionais de Contabilidade, de alta qualidade.
D) implementar a harmonização das normas contábeis, em todos os países do Conselho de Membros, até 2010.
E) verificar, pelo seu Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade, formado por, no mínimo, 5 auditores praticantes, se suas normas são cumpridas.
Dentre as opções abaixo, assinale a que caracteriza uma vantagem, já identificada e reconhecida, da adoção da harmonização das normas internacionais de contabilidade para as empresas sediadas nos países que as adotam.
Questão 24
A) As barreiras de nacionalismo exacerbado deverão ser
vencidas pelos órgãos internos de contabilidade desses países, que precisarão exercer o poder de determinação para implantação das normas.
B) Em países com forte legislação trabalhista protecionista, precisará ser efetivada a harmonização dos currículos básicos dos cursos de ciências contábeis com o processo de credenciamento de contadores e auditores para atuação em outros países.
C) Em países fortemente legalistas, a harmonização contábil passa também pela mudança do sistema legal, sendo retirada do governo a autoridade de emitir normas contábeis.
D) Em países que não possuem padrão próprio de sistemas contábeis, estrutura legal ou organismos profissionais atuantes, a implementação das normas internacionais torna-se mais fácil, em vista de existirem poucos ajustes a serem realizados.
E) Em países que não possuem Bolsas de Valores, a harmonização deverá indicar que as empresas que pretendem ingressar no mercado de capitais procurem as Bolsas de Valores dos países mais desenvolvidos para o lançamento de suas ações.
Qual o órgão internacional e independente que, atualmente, estuda os padrões contábeis mundiais, visando a estabelecer uma harmonização de procedimentos válida para os países membros?
Questão 25
A) IOSCO - International of Securities Comiission
B) FASB - Financial Accouting Standards Board.
C) IASB - International Accouting Standards Board.
 D) IFAC - International Federation of Accoutants.
E) OECD - Organization for Economic Cooperation and Development.
Um dos critérios analisados pelos órgãos internacionais de contabilidade diz respeito aos gastos com pesquisa e desenvolvimento. 
Qual o tratamento contábil internacional recomendado para esses gastos?
A) Deverão ser capitalizados como Ativo e amortizados durante o período esperado de futuros benefícios econômicos, não superiores a 10 anos.
B) Deverão ser capitalizados como Ativo e amortizados durante o período esperado de benefícios futuros, sendo o prazo dos gastos com pesquisa de 5 anos, e o de gastos com desenvolvimento, de até 10 anos.
C) Devem ser levados a resultado do exercício imediatamente, quando incorridos, em razão da incerteza dos benefícios econômicos futuros.
D) Os gastos com pesquisa deverão ser capitalizados como Ativo durante o período mínimo de 5 anos, enquanto os gastos com desenvolvimento deverão ser levados a resultado, tão logo tenham sido incorridos.
E) os gastos com pesquisa deverão ser reconhecidos como Despesa do Exercício, quando incorridos, e os gastos com desenvolvimento poderão ser capitalizados no Ativo, se atendidas certas condições.
Questão 26
Com base na Contabilidade Internacional, assinale a alternativa incorreta.
Questão 27
A) A expressão sistemas contábeis é adotada para caracterizar financial reporting, ou seja, como funcionam os procedimentos para preparação e apresentação das demonstrações financeiras das empresas. 
B) A contabilidade, por ser ciência exata, não é produto do ambiente em que atua. Como cada país tem seu próprio ambiente político, social, cultural e econômico, e não sendo a contabilidade produto dessa complexa interação, classificar sistemas contábeis nacionais de uma forma objetiva é uma tarefa fácil para os pesquisadores
C) De acordo com renomados autores da área de contabilidade internacional o número de tentativas que têm sido feitas para classificar sistemas contábeis nacionais é o mesmo esforço que os biólogos tentam fazer para classificar fauna e flora, o que demonstra a dificuldade e possivelmente o grau de arbitrariedade que envolvem tentativas para classificação de países ou grupos de países, segundo seus sistemas contábeis
D) O modelo Anglo-Saxão de classificação contábil é composto por países como Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Malásia, Índia, África do Sul e Cingapura, cujas características predominantes são: 1) existência de uma profissão contábil forte e atuante; 2) sólido mercado de capitais; 3) pouca interferência governamental na definição de práticas contábeis; e 4) as demonstrações financeiras buscam atender, em primeiro lugar, os investidores
Com base na padronização e harmonização contábil, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). Quanto maior for a estrutura legal nos países, maior será a dificuldade para a harmonização das normas contábeis. No entanto, são muitas as vantagens de se proceder à harmonização contábil, conforme segue:
( ) aumenta os investimentos de gerenciamento para os sistemas contábeis locais.
( ) facilita o trabalho de consolidação de demonstrações contábeis da matriz e de todas as subsidiárias no exterior, que normalmente requereriam ajustes por diferenças normativas.
( ) aumenta os investimentos para a realização da auditoria das demonstrações contábeis.
( ) facilita e permite a compreensão das demonstrações contábeis pelos usuários internacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A) V F V F
B) F F V V
C) F V F V
D) V V V V
E) F V F F
Questão 28
Com o passar do tempo, significativas variações de preços podem ter ocorrido desde a aquisição dos ativos imobilizados, o que pode provocar distorções no balanço patrimonial e no resultado.
Quando da adoção inicial dos Pronunciamentos Técnicos CPC 27, 37 e 43 no que diz respeito ao ativo imobilizado, a administração da entidade pode identificar bens ou conjuntos de bens de valores relevantes ainda em operação, em termos de provável geração futura de caixa, e que apresentem valor contábil substancialmente inferior ou superior ao seu valor justo econômico.
Segundo ICPC 010, essa opção é aplicável apenas e tão somente na adoção inicial, não sendo admitida revisão da opção em períodos subsequentes ao da adoção inicial. Este texto representa a definição para:
Impairment
Goodwill
Deemed Cost
Fair Value 
Gaat
Questão 29
É um ativo intangível que surge, na maioria das vezes, decorrente da aquisição de uma empresa por outra. Assim este valor é normalmente a diferença entre o que uma empresa paga para adquirir outra e o valor patrimonial dessa mesma empresa (Capital Próprio). O texto é a definição para:
Questão 30
Impairment
Goodwill
Deemed Cost
Fair Value 
Gaat

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando