Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARESIII, TG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS CIENTÍFICOS E INFORMATIVOS
COMPARAÇÃO ENTRE O BOM E O MAU LEITOR
 Nota-se que a escola desenvolve um papel muito importante na formação de bons leitores. A leitura amplia a compreensão do mundo, permite a aquisição de conhecimentos, aprimora a capacidade de expressão, ajuda o indivíduo a enriquecer seu vocabulário e também sua vida no meio social em que vive, contribui também na formação de cidadãos críticos, autônomos e independentes. 
 As vezes, ler pode ser algo difícil e cansativo, transformando-se até mesmo em frustração. As habilidades de uma pessoa na leitura, como a compreensão e velocidade, depende dos seus hábitos de leitura. Alguém que costuma ler raramente não terá facilidade em leituras mais complexas e que exigem maior concentração.
 Um bom leitor sabe se posicionar de forma crítica diante de um texto, ou seja, não só apreender o que o autor escreveu, como dialogar com o texto, fazer uma reflexão sobre o que leu. Através da prática de ler vem a prática de dominar a língua e desenvolver bons textos com vocabulários ricos e variados. Como a escola desempenha um papel importante na formação de bons leitores, é muito importante que a criança tenha o hábito de ler desde cedo. Para ser um bom leitor é preciso transformar a leitura em um hábito contínuo e parte de sua rotina.
 O bom leitor procura ter sua biblioteca particular e ler assuntos variados. Isso contribui para que a pessoa que gosta de ler, não seja bom somente ao ler, mas também em outras atividades como compreensão e interpretação de texto, além de ter facilidade ao escrever. O bom leitor sabe quando deve interromper a leitura, que nem todos os livros precisam ser lidos até o final, muitas vezes a leitura precisa ser interrompida tão logo se encontre as informações desejadas.
 Um leitor atento têm vários padrões de velocidade, a leitura de pensamento, mais rápida, exige maior concentração e consequentemente aumenta a compreensão. Sempre que necessário recorre ao dicionário para entender palavras desconhecidas e se preciso for, relê o texto várias vezes até que seja compreendido. Ele tem conhecimento das intenções do autor e das estratégias, determina seus objetivos e sabe avaliar o que lê, pois as vezes é necessário analisar as informações contidas no texto, e não simplesmente aceitá-las como sendo verdades absolutas.
 Há também pessoas que são denominadas como maus leitores, e a falta de curiosidade é uma das suas principais características, pois acaba impedindo um desenvolvimento para a leitura correta. O mau leitor não se prepõe a nenhuma reflexão, não se concentra na leitura, não identifica o tema proposto do texto, lê sempre sobre um mesmo assunto, e esse desinteresse pela leitura acaba afetando seu vocabulário, fazendo com sua leitura não tenha nenhuma finalidade. Ler sem pontuação em um ritmo só é também outra característica que define os maus leitores, pois este hábito torna a leitura sem proposito, sem sentido algum, ou seja ele lê simplesmente por ler.
 Portanto é preciso nos conscientizar da importância que a leitura tem, na formação de pessoas mais críticas, autônomas e independentes, pois é através dela que teremos um país mais desenvolvido.

Continue navegando