Buscar

Aula 02 02082017 Bens Jurídicos Fundamentais

Prévia do material em texto

BENS JURÍDICOS | Aula 2
Paulo Donadelli - 02/08/2017
Resumo da aula anterior:
Na aula anterior foram abordados os conceitos introdutórios do Direito Penal Brasileiro, desde a sua criação e institucionalização em 1890 a 1940 e suas atualizações posteriores, suas influências adquiridas dos sistemas Civil Law e Romano-germânicas, abrangências nos campos: i) público, ii) privado, seus campos de estudos: i) Direito Penal (Previsão Legal), ii) Criminologia (estudo do comportamento social na formação do Direito Penal e iii) Política Criminal (ações do estado para o combate ao crime. Divisão do código em duas principais partes, sendo artº 1 a 120 – parte geral e parte especial, artº 121 a 365 e a subdivisão das partes: parte geral artº. 1 a 12 (Normas gerais – aplicação das lei Penal, artº 13 a 28 (Institutos Jurídicos - teoria do crime), art. 29 a 120 (Normas explicativas – Teoria da Pena), e parte especial onde cada norma é um tipo penal. Suas principais características, i) seletividade, ii) fragmentário, iii) última rátio e iv) adequação social.
BENS JURÍDICOS FUNDAMENTAIS
O Direito penal serve para tutelar (proteção exercida em relação a alguém ou a algo mais frágil) os bens1 jurídicos2 fundamentais3.
1 Bens - Tudo aquilo que é possível a valoração, de acordo ao interesse do ser.
2 Bens Jurídicos - Valores reconhecidos pelas normas, protegidas pelo estado. O Direito Penal em suas principais características aponta para a fragmentação, aplicado a este caso, quer dizer que, não são todos os bens jurídicos alvos do Direito Penal, apenas os fundamentais.
3 Bens Jurídicos Fundamentais - Os bens jurídicos fundamentais são os imprescindíveis pela vida e manutenção da dignidade humana, sem os quais a vida corre riscos: Exemplos: direito à vida, à liberdade, à honra, à propriedade e etc. 
Nota 1 – Estado de Direito: Onde a lei está acima do poder e todas as regras seguem a lei.
Objetividade jurídica do crime: todo a conduta criminosa, desde a cogitação até a sua consumação têm um bem jurídico fundamental como objeto. Exemplo: homicídio o bem jurídico atingido é a vida. 
			Objetiva: O que pensam de mim.
Honra 
			Subjetiva: o que penso de mim.
 
O Latrocínio (roubo, seguido de morte) tutela dois bens Jurídicos; o patrimônio e a vida.
Sequestro e Extorsão; liberdade e patrimônio 
O Direito Penal atua como comando para a inação das condutas perniciosas, visando a contenção destas através da intimidação. 
COMPETÊNCIAS DE LEGISLAR SOBRE MATÉRIA DO DIREITO PENAL
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
I direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho; 
[...] 
Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.
Cabe apenas a União legislar sobre as matérias abordadas no artigo 22 da constituição federal e por meio de edição de normas complementares, os Estados, poderão legislar sobre as questões específicas neste artigo.
COMANDO NORMATIVO: 
É o tipo penal ou a estrutura da norma e ainda pode ser qualificado de nomenclatura do crime, seccionado da seguinte forma.
i)	Primário: Descreve a conduta Criminal
ii)	Secundário: Descreve a Pena

Continue navegando