Buscar

Sociologia Juridica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: MAGNA LUCIA SANTOS
	Matrícula: 201709105161
	Disciplina: CCJ0155 - SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (GT) / SM
	
	
		1.
		1. Sociologia Jurídica é a ciência que estuda o ___________________ como fenômeno social. A _________________ analisa os atos praticados por magistrados, advogados, promotores, serventuários etc., nesse sentido podemos definir o ________________ como um conjunto de normas de conduta universais, abstratas, obrigatórias e mutáveis, impostas pelo grupo social, para a disciplinar as relações externas do indivíduo, prevenir e compor conflitos Em sequência as palavras que completam corretamente essas lacunas são:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Direito, Sociologia Jurídica e Direito.
	
	
	Fato social, Teoria da Norma e Fato social
	
	
	Direito, Sociologia Judiciária e Direito
	
	
	Direito, Teoria da Norma e Fato social
	
	
	Fato social, Sociologia Jurídica e Sociologia Judiciária.
	
	
		2.
		Os objetos de estudo da sociologia jurídica incluem
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Nenhuma das anteriores
	
	
	os mesmos objetos de estudo do direito.
	
	
	a designação dos valores e ideologias não explicitados e que estão contidos na legislação, na jurisprudência e na dogmática jurídica.
	
	
	a consolidação da legislação, da jurisprudência e da dogmática jurídica.
	
	
	as formas com que o direito opera socialmente e a explicação sociológica do direito.
	
	
		3.
		Tanto na cooperação, quanto na concorrência podem ocorrer conflitos de interesses. Quando isso acontece rompe-se o equilíbrio e surge o conflito. Sobre conflito é correto afirmar, que:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Nos conflitos a interação é direta e positiva.
	
	
	nenhuma das anteriores
	
	
	Os conflitos são sempre do mesmo tipo, tanto para os que ocorrem na atividade de cooperação ou na de concorrência.
	
	
	O conflito é um fenômeno natural à sociedade, podendo-se até dizer que são imanentes, quanto mais complexa a sociedade, mais sujeita a novas formas de conflitos.
	
	
	Conflitos não surgem nas atividades de cooperação porque as partes que se relacionam têm os mesmos interesses
	
	
		4.
		O pluralismo jurídico do Movimento dos Sem Terras no Brasil na construção dos direitos humanos é um tema que nos desperta o desejo de mostrar que esta nova ordem jurídica já acontece, é possível. Se a "norma fundamental hipotética" de Kelsen que é uma ficção, é adotada pelos sistemas jurídicos vigentes como uma verdade, porque não demonstrarmos a partir do rico cotidiano do MST que ali se constrói um pluralismo jurídico comunitário, participativo, de juridicidade diferenciada, resultado do esgotamento do paradigma tradicional, comprometido com a dominação e que vem se revelando de pouca eficácia? A C. Wolkmer, em seu livro Pluralismo Jurídico, entende que "não só a crise de legitimidade política favorece a emergência de práticas jurídicas paralelas como, por outro lado, assinala que o pluralismo não deve ser confundido unicamente com a defesa do direito não estatal". (Grace Virgínia Ribeiro de Magalhães Tanajura) As questões explicitadas no texto acima são condizentes com... I. a ideia de que a teoria pluralista representa uma afronta ao Estado monopolizador e a muitas concepções já ultrapassadas, mas que se encontra totalmente enraizada no seio da sociedade. II. com a ideia de que o Estado consegue subsistir frente aos acontecimentos sociais, os quais estão causando o fortalecimento do monismo jurídico e, conseqüentemente, do positivismo jurídico. III. a ideia de que, no Brasil, a ineficácia estatal está atrelada a diversos fatores, tais como históricos, humanos, excesso de formalismo, burocracia e, principalmente, pela falta de vontade e interesse dos representantes dos três poderes em resolver a crítica situação em que se encontra o país. IV. a ideia de que, no Brasil, a formação multicultural, as mais variadas necessidades sociais, a má administração governamental, a concentração de terras, a má distribuição de renda, dentre outros aspectos, propiciam as movimentações sociais em busca de soluções a problemas, que acabam se consubstanciando em formas de Pluralismo Jurídico. É correto o que se afirma:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Apenas a afirmativa IV está correta.
	
	
	Apenas nas afirmativas I, II e IV.
	
	
	Apenas nas afirmativas I e II.
	
	
	Apenas nas afirmativas II, III e IV.
	
	
	Apenas nas afirmativas I, III e IV.
	
	
		5.
		Acerca da Sociologia Jurídica e Judiciária NÃO é correto afirmar que:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	É a ciência que estuda a relação entre Direito e sociedade, sob um olhar sociológico pelo qual a sociologia jurídica conceitua o direito e examina a influência dos fatores sociais sobre o direito e sua incidência na sociedade
	
	
	É a ciência que estuda o direito como sendo um fenômeno social a fim de observar a adequação da norma jurídica aos fatos sociais.
	
	
	A sociologia jurídica faz a ponte entre o Direito e a Ciência Política, do qual o objeto de estudo é a constituição e manutenção do poder.
	
	
	A sociologia jurídica busca examinar as causas e os efeitos, os fatos sociais das normas jurídicas, buscando as consequências do direito na vida social
	
	
	A preocupação da sociologia jurídica é saber até que ponto as normas jurídicas se tornam realmente válidas e se correspondem na prática aos objetivos dos legisladores e seus destinatários.
	
	
		6.
		Segundo a perspectiva sociológica, o direito é um conjunto de normas de conduta que disciplina as relações sociais. Assim sendo, em relação às características das normas jurídicas, podemos afirmar que são
		Quest.: 6
	
	
	
	
	universais, facultativas, aleatórias e imutáveis
	
	
	universais, abstratas, facultativas, providas de sanção e imutáveis
	
	
	globais, facultativas, mutáveis e revestidas apenas de caráter punitivo
	
	
	universais, abstratas, obrigatórias, providas de sanção e mutáveis
	
	
	globais, imutáveis, obrigatórias e revestidas de sanções punitivas
	
	
		7.
		Com relação ao quadro eleitoral e partidário existente no país na atualidade, é possível afirmar que: I- As vagas destinadas à representação de cada unidade federativa no Senado Federal variam em número, em conformidade com a população respectiva. II- O voto proporcional valoriza os partidos, o que esvazia o valor ideológico das plataformas apresentadas pelos candidatos individualmente. III- Há segundo turno, se o vencedor não atingir maioria absoluta de votos, exceto nas eleições municipais com menos de 200 mil eleitores. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		Quest.: 7
	
	
	
	
	II, somente.
	
	
	I, somente.
	
	
	III, somente.
	
	
	I e II, somente.
	
	
	II e III, somente.
	
	
		8.
		MUTIRÃO DE ASSINATURAS. Campanha do MPF contra a corrupção quer criar "lava jatos" pelo país. 17.09.2015 O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa responsável pelas investigações da famosa operação lava jato criou propostas para suprimir recursos e criminalizar condutas. ¿Se nós tivermos um sistema de Justiça criminal eficiente, que funcione bem, em outros casos a alternativa não será a impunidade. A referida proposta de participação popular, assim como ocorru na Lei da FichaLimpa, é denominada de:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	plebiscito
	
	
	iniciativa popular
	
	
	emenda à Constituição
	
	
	referendo
	
	
	projeto de emenda à Constituição
	
	
		9.
		Nota oficial. OAB/RJ apoia decisão do CNJ de estender horário de atendimento nos tribunais. A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro, vem a público manifestarseu integral apoio à recente decisão do Conselho Nacional de Justiça para que os tribunais e varas atendam ao público no horário das 9h às 18h. Tal medida beneficiará os advogados, mas, principalmente, beneficiará toda a população brasileira, contribuindo para a superação de uma das grandes mazelas do Judiciário: a morosidade. (Wadih Damous Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro, Rio, 1º de abril de 2011. site da OAB/RJ - www.oab-rj.org.br) O texto acima demonstra o apoio da OAB em relação à decisão do CNJ, que tem como função, dentre outras, fiscalizar as irregularidades do Judiciário e é o mais novo membro do:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Poder Judiciário
	
	
	Supremo Tribunal Federal;
	
	
	Poder Executivo
	
	
	Congresso Nacional
	
	
	Poder Legislativo
	
	
		10.
		A garantia dada pela Constituição aos juízes de não serem removidos de suas comarcas, salvo por motivo de interesse público, é conhecida como garantia da:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Irredutibilidade.
	
	
	Vitaliciedade
	
	
	Inatividade.
	
	
	Improbidade.
	
	
	Inamovibilidade.

Continue navegando

Outros materiais