Buscar

Fundamentos das Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:» FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:
	Professor:
	PAULO JORGE DOS SANTOS FLEURY
	Turma: 9019/AE
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1,5   Av. Parcial 1,5  Data: 18/06/2016 15:06:14
	
	 1a Questão (Ref.: 201502771928)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A partir dos tipos ideais de dominação formulados por Max Weber, indique o que melhor se explica ao texto e justifique a sua resposta, citando duas características pertencentes ao tipo de dominação indicado. "Sócrates (470-399 a.C.) talvez seja o personagem mais enigmático de toda a história da filosofia. Ele não escreveu uma única linha e, não obstante, está entre os que maior influência exerceu sobre o pensamento europeu. Sabemos que viveu em Atenas, passeava pelas praças e mercados onde conversava com toda a sorte de pessoas. Era feio de doer, mas encantava com suas palavras e forma de questionar os valores de sua época. Segundo muitos estudiosos de filosofia antiga, podemos vasculhar o presente e o passado, mas não encontraremos ninguém comparável a ele. Exerceu grande fascínio em seus discípulos, dentre eles Platão". (GAARDER, J. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo, Companhia das Letras, 1995).
		
	
Resposta: Dominação Carismática pois suas qualidades pessoais como a não acepção de pessoas em suas conversas e suas habilidades com as palavras no ato de questionar os valores da época denotavam grande fascínio em seus discípulos e consequentemente exercia uma dominação carismática.
	
Gabarito: Dominação Carismática. Dominação estruturada na autoridade de uma única pessoa. O poder de comando é exercido por um líder, um profeta, um herói ou um demagogo, que comprove possuir carisma em virtude de poderes mágicos, revelações, heroísmos, ou outros dons extraordinários. As pessoas que obedecem a tais líderes são discípulos ou seguidores que acreditam em suas qualidades extraordinárias. A pessoa de Sócrates exercia fascínio nos seus discípulos pelos seus dons extraordinários.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502044379)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para Durkheim, as sociedades apresentam uma estrutura de relações e vínculos recíprocos que o autor denominou de solidariedade. A solidariedade social exige formas de controle e constrangimento aplicáveis aos indivíduos que ameaçam a coesão social.
Isso posto, identifique e explique: (I) O fato social apresentado no texto; (II) O tipo de sociedade descrita e a forma de solidariedade social existente.
"Tortura Cotidiana: Mulheres nas Sombras" (Veja, 10 outubro 2002)
A lista de horrores já soa, a esta altura, familiar. Meninas proibidas de ir à escola e condenadas ao analfabetismo. Mulheres impedidas de trabalhar e de andar pelas ruas sozinhas. Milhares de viúvas que, sem poder ganhar seu sustento, dependem de esmolas ou simplesmente passam fome. Mulheres com os dedos decepados por pintar as unhas. Casadas, solteiras, velhas ou moças que sejam suspeitas de transgressões - e tudo que compõe a vida normal é visto como transgressão - são espancadas ou executadas. E por toda parte aquelas imagens que já se tornaram um símbolo: grupos de figuras idênticas, sem forma e sem rosto, cobertas da cabeça aos pés nas suas túnicas - as burcas. Quando o Afeganistão entrou no noticiário por aninhar os terroristas que bombardearam o World Trade Center e o Pentágono, essas cenas de mulheres tratadas como animais voltaram a espantar o Ocidente. (...) Elas veem o mundo através de uma grade de tecido. Sem rosto e sem direitos, as afegãs têm sido vítimas de todo tipo de atrocidades. Qualquer um pode aplicar a lei islâmica.. O mulá (autoridade religiosa) Omar explicou claramente a posição do Talibã: " É um costume milenar, as mulheres, por natureza, são fracas e caem facilmente em tentação. Se deixarmos saírem de casas sozinhas, sem a vigilância de um homem, elas acabam sendo levadas para o pecado."
		
	
Resposta: Temos no texto uma visão etnocentrica que apesar de ser visto como algo horrendo e inaceitável para os ocidentais e se esforçar em adotar uma política de valorização da mulher nessas sociedades,o fato é visto com naturalidade no Afeganistão sendo mais preciso pelos Talibãs, suas práticas são milenares e culturais portanto temos na situação exposta uma postura relativista onde devemos compreender por mais "cruel e bizarra" que sejam o modo de vida dos variados povos;
	
Gabarito: I- O fato social apresentado são as restrições à mulher verificadas na sociedade afegã. II - Trata-se de uma sociedade simples, com grande força da consciência coletiva e pouca autonomia do indivíduo, caracterizando o que Durkheim denominou solidariedade mecânica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502175387)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?
		
	
	História.
	
	Economia.
	
	Antropologia.
	 
	Sociologia.
	
	Ciência Política.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502585444)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Ciências Sociais nos ajudam a "limpar a lente" para enxergarmos melhor as diferentes realidades com que convivemos. Elas ajudam a identificar e compreender os diferentes grupos sociais, contextualizando seus hábitos e costumes na estrutura de valores que rege cada um deles. Neste caso, podemos dizer que:
		
	
	Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados diferentes e contraditórios.
	
	A matéria prima das Ciências Naturais não pode ser isolada em laboratório, pois é de natureza extremamente complexa.
	
	O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório, não exercendo sobre seu objeto nenhuma interferência.
	
	As ciências sociais abordam fenômenos simples, de fácil observação e que podem ser testados em laboratório.
	 
	As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502230651)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
		
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais.
	 
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo.
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo.
	
	Alguns indivíduos não possuem cultura porque não tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502237405)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É importante ressaltar que "crenças" transmitidas por profetas, sobre o reconhecimento que pessoalmente alcançam os heróis e os demagogos, durante as guerras e revoluções, nas ruas e nas tribunas, convertendo a fé e o reconhecimento em deveres invioláveis que lhes são devidos pelos governados, corresponde a um tipo de dominação. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. Segundo Weber estamos nos referindo a:
		
	
	Dominação Tradicional
	 
	Dominação Carismática
	
	Dominação Instável
	
	Dominação Legal
	
	Dominação Cultural
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502588361)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa abaixo que explica com clareza a essência do pensamento Positivista.
		
	
	Dá ênfase à importância da base material (a estrutura econômica, o modo de produção) que garante a manutenção da vida coletiva, por intermédio da alienação no trabalho.
	
	Consideraque o conhecimento humano evolui da experiência sensível à lógica racional e que só é possível atingir a informação correta depois de muitas repetições do procedimento que conduz do objeto a consciência e da consciência ao objeto, provando a existência da ciência matemática.
	 
	Expressa confiança no progresso da industrialização e na manutenção da ordem. Cultua a ciência e valoriza o método científico.
	
	Tenta conciliação entre o teórico e o prático, o ideal e a realidade, buscando enfim reunificar a razão e construir um conceito de absoluto baseado nos ideais religiosos.
	
	Valoriza a ciência como única forma concreta de respostas eficazes para os problemas da humanidade, que funciona com auxílio da filosofia e da religião.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502236801)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O que Emille Durkheim denominou como fato patológico ?
		
	 
	É todo fato que extrapola os limites aceitos pela consciência coletiva.
	
	È todo fato que engendra estado ¿mórbido¿ e o consenso .
	
	É um fato que se assemelham aos fatos naturais.
	
	É todo fato que fica restrito ao método de investigação das ciências da natureza.
	
	É todo fato que não se limita ao que é imposto pela sociedade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502596859)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito de alienação, para Marx, diz respeito:
		
	
	a uma situação de desinteresse pela vida em função do processo de exclusão social;
	
	a oposição entre aquilo que Marx definiu como capitalismo e socialismo;
	
	a necessidade de melhorar o nível cultural dos trabalhadores através de um projeto nacional de qualificação da mão de obra ligada à produção industrial
	
	ao conjunto de criações de cunho ideológico da classe dominante, no intuito de estabelecer regras sociais e assegurar o seu papel de controle sobre as classes dominadas
	 
	ao processo de desumanização que caracterizava as condições de trabalho industrial, em que as coisas produzidas são separadas do interesse e do alcance de quem as produziu resultando numa situação de não-posse;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502244215)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"ACABOU-SE A AGONIA. DESDE ONTEM, DIA 16/05/2013, NENHUM CARTÓRIO EM TERRITÓRIO BRASILEIRO PODE SE RECUSAR A REALIZAR O CASAMENTO DE PARES HOMOAFETIVOS. POR DECISÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ), TODOS OS CARTÓRIOS DO PAÍS SÃO OBRIGADOS A CELEBRAR CASAMENTOS GAYS. A PARTIR DESTA DECISÃO, O CASAMENTO CIVIL ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO PASSA A SER LEGAL EM TODO O BRASIL, COM OS MESMOS REQUISITOS, DIREITOS E EFEITOS DE UM CASAL HETEROSSEXUAL." (O POVO ONLINE - 17/05/2013) AS QUESTÕES COLOCADAS NO TEXTO SÃO:
		
	 
	VERDADEIRAS, POIS O USO DA EXPRESSÃO "FAMÍLIA HOMOSSEXUAL" OU "FAMÍLIA HOMOAFETIVA" REVELA QUE ESSE NOVO MODELO DE FAMÍLIA É UMA REALIDADE SOCIAL, TENDO SIDO, INCLUSIVE, OBJETO DE RECONHECIMENTO EM VÁRIAS DECISÕES DO PODER JUDICIÁRIO.
	
	VERDADEIRA, PORQUE OS PADRÕES CULTURAIS DE UMA SOCIEDADE SÃO IGUAIS A TODAS AS OUTROS PADRÕES.
	
	FALSAS, POIS NENHUM CARTÓRIO EM TERRITÓRIO BRASILEIRO PODE SE RECUSAR A REALIZAR O CASAMENTO DE PARES HOMOAFETIVOS.
	
	VERDADEIRAS, JÁ QUE A TENDÊNCIA É NÃO ASSEGURAR OS DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS E DIREITO REAL DE HABITAÇÃO AO COMPANHEIRO SOBREVIVENTE.
	
	FALSAS, PORQUE APESAR DO PREDOMÍNIO DO MODELO NUCLEAR CONJUGAL, ENTRE AS FAMÍLIAS DAS CAMADAS MÉDIAS, AUMENTARAM AS EXPERIÊNCIAS DE VÍNCULOS AFETIVO-SEXUAIS VARIADOS.

Outros materiais