Buscar

CARLOS BRITO TG

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluna: Flávia Aparecida Albino dos Reis
RA: 1515941
Polo
Indaiatuba
2017
Trajetória de Carlos Brito
 
 
 Carlos Brito, um dos veteranos da cervejaria, nascido na década de 60, na cidade do Rio de Janeiro, é um dos mais importantes empresários brasileiros, sendo formado em Engenharia Mecânica, pela UFRJ e MBA pela Universidade de Stanford, EUA.
	No ano de 1989 ingressou na Brahma, que em 1999 fez a grande fusão com a companhia Antarctica Paulista, formando então a Ambev.
	Após ocupar diversas posições na companhia, no final de 2005 passou a ocupar o posto mais alto na empresa, de diretor executivo (CEO), implementando já de início o corte de custo.
	Antes de tornar-se CEO, Brito ocupou na Ambev as áreas de finanças, operações e vendas. Porém, em seu escritório em NY ele não possuía sala, ocupava somente uma mesa que era compartilhada com outros diretores.
	Embora as estimativas apontem que 80% das fusões e aquisições falhem, essa não foi a realidade da Ambev, pois a mesma domina o mercado brasileiro de cerveja.
	Além de implementar uma política de redução de custos, ele não incentiva status na companhia, assim, para dar exemplo, usa calça jeans no dia a dia, viaja na classe econômica, não tem carro da companhia, nem sala privativa e adora pressão.
	Quando ingressou no MBA, não tinha condições financeiras para manter-se, pedindo ajuda então à Jorge Paulo Lemam (seu mentor e antigo controlador da AmBev), o mesmo aceitou ajuda-lo financeiramente com os estudos, mas impôs que ele posteriormente ajudasse outro estudante necessitado. Brito, respeitando a imposição de Lemam, deu origem a Fundação Estudar, que auxilia inúmeros estudantes.
	Para David Bump Willianms, ¨Brito é um dos figurões mais calculistas e lutadores que já tive a oportunidade de conhecer¨.
	Nenhum Brasileiro jamais chegou tão perto do topo do olimpo corporativo como Carlos Brito e teve sua carreira tão meteórica até chegar ao topo do administrativo da Inbev. Ele acredita que precisa merecer ¨ganhar¨ o cargo todos os dias e sempre está preparando um sucessor.
	Brito é a perfeita tradução da cultura baseada em meritocracia e obsessão por resultados. Sua filosofia de gestão inclui o orçamento de base zero, na qual todos os orçamentos voltam ao zero no final de cada ano e precisa ser justificado novamente.
 Em uma palestra a estudantes na Stanford Graduate Scool of Business, na Califórnia, Carlos Brito disse: Se você quer tirar o melhor de seus funcionários, precisa coloca-los sob pressão o tempo todo. Essa frase foi proferida em 2010.
 Brito está entre o 16º melhor líder de empresa do mundo, segundo Harvard Business Review. 
 O grupo demite regularmente 10% de seus funcionários ¨mais fracos¨ de sua equipe, que são os que reclamam e sempre estão insatisfeitos, acredita que tamanho sucesso se deve ao fato de enxergar brechas e conseguir entrar, bem como tem em mente que a empresa são as pessoas e que o feedback é muito importante, honesto e construtivo e estabelece a cada 3 anos metas para chegar ao sonho, estando assim entre os melhores ceos do mundo, entre Larry Page e Warren Buffett, por exemplo.
 Grande parte do reconhecimento não veio pelo seu carisma e sim devido a sua gestão eficiente e obsessão por resultados. Para Brito, existe três princípios fundamentais: sonho grande, pessoas e cultura.
	
Resumo:
 Carlos Alves de Brito, nasceu no Rio de Janeiro em 1960.
 Formou-se em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA pela Universidade Stanford, Califórnia, EUA.
 Começou seu trabalho na Brahma, em 1989. 
 Brito, ocupou diversas posições nas áreas de finanças, operações e vendas, antes de ser nomeado CEO em 2004. Em 2004, foi nomeado Presidente, ocupando o posto mais alto da empresa.
Fonte:
http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Vida/noticia/2015/10/carlos-brito-o-rei-da-cerveja-e-brasileiro-viaja-de-classe-economica-e-nao-tem-medo-de-pressao.html 
http://exame.abril.com.br/revista-exame/carlos-brito-da-ab-inbev-fala-sobre-a-cultura-da-empresa/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u103746.shtml
http://ri.ambev.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&tipo=43216&conta=28&quem=13

Continue navegando