Buscar

PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E DA LINGUAGE1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM
De acordo com ____________________, por volta dos 2 anos de idade a fala torna-se intelectual, com função simbólica, generalizante e o pensamento torna-se verbal, mediado por significados dados pela linguagem.
		
	
	Chomsky
	
	Skinner
	
	Piaget
	
	Bruner
	 
	Vygotsky
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501563395)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Emília Ferreiro, psicolinguista argentina, ressalta que a linguagem é um processo de autoconstrução no confronto e na interação da criança com o seu meio. Antigamente acreditava-se que as crianças chegavam a escola sem nenhum conhecimento prévio sobre a leitura e escrita. Era como se a criança precisasse de uma autorização do adulto para aprender a linguagem. É correto afirmar que:
		
	 
	Os estudos de Emília Ferreiro contestam a posição de que a criança chega à escola sem conhecimento prévio de linguagem.
	
	Para Emília Ferreiro é o adulto que valida a linguagem para criança, permitindo seu aprendizado através da escola.
	
	Emília Ferreiro valoriza a interação organismo e meio ambiente, contudo ressalta que o primeiro contato da criança com a linguagem é na escola.
	
	Para a psicolinguista argentina Emília Ferreiro não existe qualquer correlação entre a bagagem de linguagem que a criança tem na sua interação com o meio em que vive e o desempenho na escola.
	
	Emília Ferreiro desvaloriza a avaliação da linguagem no ambiente escolar, ressaltando que a criança entra na escola como um quadro em branco no que diz respeito à linguagem.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502042273)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a teoria piagetiana o aparecimento da linguagem seria decorrência de algumas das aquisições do período sensório-motor. Marque a alternativa que representa a aquisição que proporciona o aparecimento da linguagem.
		
	
	Ao longo deste período a criança adquire a capacidade de realizar a conduta do barbante, onde pode puxar um objeto que está amarrado na outra ponta do mesmo.
	
	Ao longo desse período a criança adquire a capacidade de perceber e reagir aos objetos presentes.
	
	Ao longo desse período a criança adquire a capacidade de coordenar esquemas tais olhar um objeto, pegar esse objeto e coloca-lo na boca.
	
	Ao longo desse período a criança adquire a capacidade de dialogar com a mãe.
	 
	Ao longo desse período a criança adquire a capacidade de substituir ou representar eventos que não se encontram presentes.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501515166)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor o conceito de Inteligência lingüística se expressa por:
		
	
	Uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, não possui origem e limites genéticos, pois possui processamento cognitivo próprio e substratos anatômicos específicos.
	
	Uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e compartilha da capacidade geral do processamento cognitivo.
	 
	Uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
	
	Processamento cognitivo se da através da linguagem. Somos aquilo que pensamos. A inteligência lingüística permite analisar problemas com lógica e ter habilidade de raciocínio. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, compreender o outro e os sinais do ambiente para reconhecer problemas, e resolvê-los.
	
	Processamento cognitivo se da através da linguagem. Somos aquilo que pensamos. Permite analisar problemas com lógica e ter habilidades lingüísticas. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, compreender o outro e os sinais do ambiente para reconhecer problemas, e resolvê-los.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501515173)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência intrapessoal se expressa por:
		
	 
	Habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva.Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
	
	Habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Não possui origem e limites genéticos, pois possui processamento cognitivo próprio e substratos anatômicos específicos.
	
	Entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas. Habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção.
	
	Habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva.. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e compartilha da capacidade geral do processamento cognitivo (das demais inteligências) definindo assim o seu nível de equilíbrio interno e uma atuação externa satisfatória e interativa com as demais habilidades da inteligência.
	
	Habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. É organizada verticalmente e está ausente no autismo.

Continue navegando