Buscar

filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A linguagem na história
 Costuma-se concerbe-se a história como a consequência das marcas deixadas pelos acontecimentos passados. No entanto, sabemos que nem todo conhecimento tem o mesmo impacto dos acontecimento do futuro, nem todos os momentos foram igualmente fecundados na produção de novas possibilidades. Alguns foram mais importantes que os outros, bem poucos tiveram o poder de abrir grandes períodos históricos para a humanidade.
 As consequências das marcas deixadas pelos conhecimentos do passado, mas quando vai passar as coisas que a gente faz, a gente não tem como, com certeza, quando, a gente quer voltar atrás, nunca a gente vai conseguir, porque tudo passou.
 Quais seriam, portanto os eventos mais marcantes da história da linguagem e da comunicação, aqueles que tiveram o poder de abrir novas possibilidades para a humanidade ?
 Certamente o primeiro teria sido o processo da criação das linguagens, porém não há conhecimento históricos suficientes a esse respeito.
 Há outro porém que puderam ser estudados e que portanto são mais conhecidos, como a criação do alfabeto, através do conhecimento da linguagem, e também da invenção da impressora.
 Através do dia a dia o desenvolvimento da linguagem, dos eletrônicos, e de todos os meios.
Seres linguísticos
 Tudo parece indicar que somos seres fundamentalmente linguísitico, como afirma diversos esudioso.
 De acordo com essa linha interpretativa, e por meio da linguagem que constituímos, boa parte do que somos e do mundo a nossa volta.
 De maneira geral e bem simplificada podemos dizer que quase tudo o que experimentamos desde à infância, do mundo exterior e do contato com outras pessoas é captado por nossos canais sensoriais, traduzindo em termos linguísticos é armazenado em nossa mente formando uma parte desse repertório resulta de processo interno. Como a percepção de nosso corpo e das nossas emoções.
 Nesse processo a linguagem constitui um instrumento natural poderoso que filtra e confere nosso sentido à nossa experiência.
 Assim, e por intermédio da linguagem que indentificamos classificamos e entendemos nossas inúmeras experiências no dia a dia.
Linguagem como filtro
 Exemplo quando penso este ilunce, aquela é uma onça, tenho frio (mas faz calor). Sinto-me oprimindo que gostoso.
 Criação do alfabeto
 Os poetas que transmitem oralmente muitos aspectos da cultura, mas antes da criação e a doção do alfabeto na Grécia antiga.
 A juventude aprediam o que era piedade, amor, tradição por meio de história mítica e épicas, isto é de narração sobre as aventuras, e desventuras de seres humanos heróis e deuses, por exemplo para se tornar sábio os jovens tinham de agir como lhe contavam que ulisse agia para ser corajoso, desvia fazer o que lhe diziam que aqueles faziam.
 A partir do século IX a.c desenvolveu-se o alfabeto grego, o que facilitou a propagação da linguagem escrita na Grécia antiga. Dando início a uma transformação de grande consequência. O relato oral foi perdendo a relevância exclusiva de antes, pois o texto escrito que lentamente se difundia falava por si mesmo, para escutá-lo não era como expressão do predomínio da linha na escrita feita de letra à letra a forma de pensar das pessoas também foi adotando cada vez mais a linearidade racional.

Outros materiais