Buscar

Resumo Pré Socráticos Físicos e Sofistas Texto 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Pedagogia 2017.2 - Noite
Disciplina: Filosofia da Educação I
Professor: Percival Tavares
Aluno: Giovanna Martins de Oliveira
IGLÉSIAS, Maura. Pré-Socráticos: Físicos e Sofistas. In: REZENDE, Antonio (org.). Curso de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986, c.1, p. 19 – 48.
O período Pré-socrático, no século VI a.C., foi marcado pelo surgimento de dois novos tipos de “sábios”, os filósofos e os sofistas. Antes de serem chamados de filósofos, esses eram conhecidos como físicos, já que, eles tentavam explicar os fenômenos da natureza através do raciocínio lógico, diferenciando assim, dos mitos e das crenças da época.
Os sofistas tinham a habilidade da oratória, eram mestres em ensinar, e davam aulas de retórica para jovens afortunados que quisessem possuir essas aptidões. Os sofistas não tinham compromisso com a verdade, visto que, para eles, não existe verdadeiro e falso, além deles se importarem unicamente em vencer os debates ridicularizando e confundindo seus adversários. 
Para Platão, que foi discípulo de Sócrates e escreveu tudo que sabia sobre ele, seu mestre foi o maior filósofo que existiu. Pois para ele, Sócrates era o único capaz de conduzir a areté. Por isso, Platão chamava os sábios que precederam a Sócrates de Pré-Socráticos.
As respostas que os primeiros filósofos deram as questões sobre os fenômenos naturais podem não ser baseadas em demonstrações reais, mas mostram intuições significativas. Assim, com a meteorologia os filósofos explicavam as manifestações da natureza, com a cosmologia esclareciam as descrições do cosmo, e com a cosmogonia desvendavam a formação do universo.
Para falar sobre a formação do universo, a física moderna tem muito a nos ensinar. Porém, para chegar nas origens de tudo, no principio, podemos contar com a filosofia. Para Arisóteles, a ciência se dá pelas causas, ou seja, pelos princípios, não apenas em caráter temporal, mas fundamental. Aristóteles só conseguia explicar algo cientificamente mediante a quatro causas: material, formal, eficiente e final. Por isso, ele se opunha aos Pré-Socráticos, que se ocupavam apenas em analisar o primeiro princípio.
Os primeiros filósofos são de Mileto, Tales, Anaximandro e Anaxímenes, eles averiguavam as infinitas transformações das coisas e suas intuições de que todas as coisas são apenas uma fundamental. Para Tales, a origem de tudo é a água, já para Anaximandro a realidade é a realidade infinita, ilimitada, e para Anaxímenes, essa origem vem do ar. Já os pitagóricos tinham os números como princípio.
Através dessa busca constante dos princípios e da verdadeira origem do universo, alguns pensadores chegaram a algumas intuições bastante relevantes. Como Heráclito, que afirmava que o mundo está em constante mudança, e Paramênides, que dizia que o mundo é imutável, e as transformações ocorridas são meras ilusões, já que o mundo é perfeito.
 A texto cita ainda, alguns autores importantes que fizeram parte da história da filosofia como: Hipólito, que afirmava que a terra, a lua e o sol eram planos e por isso seriam transportados pelo ar; Diógenes Laércio, que dizia que o sol, a lua e as estrelas são pedras incandescentes, e a rotação do éter os faz girar.

Outros materiais