Buscar

Historia brasil colonial prova2

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		 1a Questão (Ref.: 201607519388)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre a utilização da mão de obra no Brasil, durante operíodo colonial, leia as afirmativas abaixo:
I- A lavoura açucareira iniciou-se com o uso da mão de obra indígena.
II-Nunca houve a utilização da mão de obra indígena na lavoura açucareira.
III- A produção do açúcar, desde 1500, foi baseada na exploração da mão de obra escrava.
IV- O sistema utilizado nos engenhos do Brasil ficou conhecido na historiografia como misto, pois havia a utilização da mão de obra livre e escrava.
Marque a opção que representa as alternativas corretas:
		
	
	I e II.
	 
	I e IV.
	
	II e III.
	 
	Apenas a I.
	
	Apenas a III.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607527780)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Considerando o sistema exclusivista proposto pelo pacto colonial, podemos afirmar que uma das funções da colônia neste contexto era:
		
	 
	Fornecer matéria prima a fim de estimular a industrialização metropolitana
	
	Dotar a metrópole de uma independência econômica frente aos demais estados europeus
	
	Suprir a metrópole com Mao de obra qualificada em ofícios regulares como os que lidavam como fundição e curtume
	 
	Contribuir para a auto-suficiência da metrópole, servindo como economia complementar em amplo sentido
	
	Servir como mercado consumidor ao produtos metropolitanos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607726691)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Caio Prado Jr, em Sentido da Colonização, analisa o Pacto Colonial e conclui que:
		
	
	a grande questão para Caio Prado é comprovar o excesso de autonomia das colônias frente suas metrópoles, a economia na colônia não existia para atender as necessidades da metrópole, por essa razão ele chega à outra importante conclusão, a economia colonial é voltada para o mercado externo e não para comercializar com cidades e províncias vizinhas logo, não existiria um mercado interno no Brasil colonial;
	
	a grande questão para Caio Prado é comprovar a falta de autonomia das colônias frente às outras colônias, a economia na metrópole só existia para atender as necessidades da colônia, por essa razão ele chega à outra importante conclusão, a economia colonial é voltada para o mercado externo e não para comercializar com cidades e províncias vizinhas logo, não existiria um mercado interno no Brasil colonial.
	
	A grande questão para Caio Prado é comprovar a falta total de autonomia das colônias frente suas metrópoles, por essa razão ele chega à outra importante conclusão, a economia colonial é voltada para comercializar com cidades e províncias vizinhas logo, não existiria um mercado interno no Brasil colonial;
	
	a grande questão para Caio Prado é comprovar a falta de autonomia das colônias frente suas metrópoles, a economia na colônia só existia para atender as necessidades da metrópole, por essa razão ele chega à outra importante conclusão, a economia colonial é voltada para si mesma;
	 
	a grande questão para Caio Prado é comprovar a falta de autonomia das colônias frente suas metrópoles, a economia na colônia só existia para atender as necessidades da metrópole, por essa razão ele chega à outra importante conclusão, a economia colonial é voltada para o mercado externo e não para comercializar com cidades e províncias vizinhas logo, não existiria um mercado interno no Brasil colonial;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607517215)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em uma pesquisa acadêmica o investigador observa a inserção do Brasil dentro do sistema mercantil entre os séculos XVI e XVIII. Conclui, ele, que a colônia fornecia alguns elementos agrícolas, metais e pedras preciosas à Metrópole e que obtinha produtos manufaturados, ficando limitado na sua produção aos interesses da metrópole. Que nome atribuímos aos instrumentos que controlava a colônia na sua relação com a metrópole?
		
	
	Medidas Mercantis
	 
	Pacto Colonial
	
	Protocolo de comércio
	
	Tratados de exploração
	
	Leis régias
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608592727)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sabemos que Portugal não se interessou, logo depois da descoberta, pela colonização do Brasil. Assinale, abaixo, o motivo pelo qual Portugal teve esse comportamento:
		
	
	No momento do descobrimento, Portugal enfrentava uma guerra com a Inglaterra e os Países Baixos.
	
	A reação violenta dos índios à chegada dos portugueses atrasou muito o início da colonização do Brasil.
	
	Portugal atrasou o início da colonização porque a Inglaterra não concordava com a ocupação do Brasil por Portugal.
	 
	No momento do descobrimento, Portugal estava com todos os seus recursos voltados para o comércio com o Oriente, onde adquiria produtos muito apreciados em toda a Europa.
	
	Os recursos empregados nas navegações de alto mar esgotaram os recursos financeiros de Portugal que só teve condições de colonizar o Brasil graças à ajuda dos franceses.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607727811)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Muitos historiadores e economistas se detiveram no estudo da economia colonial brasileira. Em 1990, os historiadores Manolo Florentino e João Fragoso, baseados nos resultados de pesquisas em novas fontes primárias, principalmente inventários, trouxeram novas discussões sobre o tema. Assinale, abaixo, a opção que corresponde ao pensamento desses dois historiadores:
		
	 
	O tráfico negreiro era de grande importância para a economia brasileira pois a importação de escravos não cessava em períodos de queda na exportação de açúcar o que demonstra que essa mão de obra era desviada para outros produtos.
	
	A produção agrícola e mineral estaria voltada para a metrópole, que possuía exclusividade no comércio. A produção de alimentos na colônia servia à subsistência.
	 
	A economia colonial brasileira atravessou vários ciclos como o ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar e da mineração.
	
	O modo de produção escravista colonial teria como fatores centrais o caráter colonial (periférico e subordinado) e a escravidão, visto que seu funcionamento era base das estruturas sociais.
	
	Para esses historiadores, "os germes da organização social não são novos, mas, apesar disso, o Brasil padece dos mesmos males encontrados no século passado, sem que muita transformação tenha acontecido para remover tais problemas."
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607573719)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No que concerne aos indígenas e seu trabalho nos primeiros anos da colonização brasileira, analise as proposições a seguir e identifique a INCORRETA.
		
	
	Foram, eventualmente, prestimosos colaboradores na indústria extrativa, na caça, na pesca, em determinados ofícios mecânicos e na criação de gado.
	
	Devido a ausência de compreensões recíprocas entre indígenas e colonizadores, havia uma resistência obstinada, ainda que silenciosa e passiva por parte dos primeiros.
	 
	Dificilmente se acomodavam ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais, o que acabou por gerar a necessidade de um outro tipo de mão-de-obra.
	
	Por serem versáteis ao extremo, eram-lhes inacessíveis certas noções de ordem, constância e exatidão, que no europeu já haviam se formado.
	 
	O trabalho dos indígenas nas grandes lavouras foi fator preponderante para o sucesso da empreitada colonizadora, com altos lucros no processo de plantio e fabricação do açúcar.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608536146)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A base material que propiciouo estabelecimento dos europeus nos trópicos e, em particular, no território que viria a se transformar no Brasil foi:
		
	
	A industrialização.
	
	O cultivo do café
	
	A implantação de cultivos diversificados.
	 
	O cultivo da cana-de-açúcar
	
	O cultivo do pau-brasil
	
	
	
	
	
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando