Buscar

sistema muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia sistêmica Sistema muscular
1. definição morfologicamente e funcionalmente dos músculos.?
a) Produção dos movimentos corporais: movimentos globais do corpo,como andar e correr.
b) Estabilização das Posições Corporais: a contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
c) Regulação do Volume dos Órgãos: a contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.
d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: as contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Esse tipo de músculo também pode mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.
e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.
2. Conceituar, do ponto de vista funcional, os músculos nas suas variedades: estriado, liso e cardíaco. (músculo esquelético) que formam a carne do corpo traciona os osso e fzem o movimento voluntario do corpo. (m.liso) dispõe-se em camadas dentro dos órgãos, ex: intestino (m.cardiaco. exclusivo do coração nunca se cansa no trabalho de bombeamento do sangue. ) 
3. funcionamento dos músculos estriaticos. são os músculos que fazem a contração voluntarias formados por fibras musculares.
4. Definir origem e inserção de músculos estriados esqueléticos; é quando o músculo está preso em pelo menos em dois ossos, chamados de inserção ou origem . ou seja *(inserção) quando se insere em mais de um tendão. (origem) quando se originam em mais de um tendão 
6. Classificar os músculos estriados esqueléticos segundo sua forma e arranjo de suas fibras, e definir cada tipo; R> Tem células poliédricas longas e multinucleadas, estrias transversais é contração rápidas vigorosas e voluntarias, células especializadas em contração e relaxamento, movimentação do corpo, mantém unidas as peças ósseas, sustentação do esqueleto, suportam e protegem órgãos internos, participa na manutenção da temperatura corporal, é 40 a 60% da massa corporal. 
7. Cite e defina exemplos de músculos agonistas, antagonistas e sinergistas; R> Músculo Agonista
Um músculo ou grupo muscular que está se contraindo que é considerado o principal músculo produzindo movimento articular ou mantendo uma postura é designado um agonista. O agonista sempre se contrai ativamente para produzir uma contração concêntrica, excêntrica ou isométrica. 
Exemplo: o músculo agonista no movimento de abdução da coxa é o glúteo médio. 
Músculo Antagonista
O antagonista é um músculo ou grupo muscular que possui a ação anatômica oposta à do agonista. Usualmente o antagonista é um músculo que não está se contraindo e que nem auxilia nem resiste ao movimento mais que passivamente se alonga ou encurta para permitir que o movimento ocorra. 
Exemplo: o músculo antagonista no movimento de abdução da coxa é o adutor magno.
 Músculo sinergista
Um músculo é considerado sinergista sempre quando se contrai ao mesmo no tempo do agonista, mas não é o principal músculo responsável pelo movimento ou manutenção da postura. Normalmente o músculo sinergista e o movimento, e normalmente também existem mais de um músculo sinergista em um movimento articular.
Exemplo: os músculos sinergistas no movimento de abdução da coxa são o reto femoral, glúteo máximo (porção que se insere no tracto iliotibial), tensor da fáscia lata, glúteo mínimo, sartório e piriforme.  
8. Cite exemplos de músculos quanto a divisão: axial e apendicular; R> Axial consiste na cabeça e no tronco do corpo humano. Exemplo: músculos das costas (trapézio, deltoide), músculos abdominais (reto do abdômen).
 
Apendicular consiste nos membros superiores e nos membros inferiores. Exemplo: gastrocnêmico, quadríceps femoral, bíceps braquial.

Continue navegando