Buscar

Atividade do Sistema Muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anatomia- Atividade do Sistema Muscular 
1- Definir e citar as funções do sistema muscular. 
 Definição: São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.O músculo vivo é de cor vermelha. Os músculos representam 40-50% do peso corporal total.
 Funções: Produção dos Movimentos Corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr. Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar. Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco. Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração. Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal. 
 2- Cite e explique os tipos de músculos quanto às suas células. Apresente um exemplo de cada. Músculos Estriados Esqueléticos: Contraem- se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico. Músculos Lisos: Localizado nos vasos sanguíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdômino-pélvica. Ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo. Músculo Estriado Cardíaco: Representa a arquitetura cardíaca. É um músculo estriado, porém involuntário – AUTO RITMICIDADE. 
 3- Explique músculos voluntários e involuntários. Músculo Voluntário: São os que se contraem quando o indivíduo quer, e correspondem aos músculos do esqueleto. Possuem característica de uma contração potente, rápida e brusca, sempre que é preciso. São músculos de ação Rápida. Compostos por células ou fibras musculares dotadas de estrias transversais e por isso, são denominados Músculos Estriados Músculo Involuntário: São comandados pelo sistema nervoso vegetativo e o indivíduo não tem nenhum controle voluntário sobre eles. Têm uma contração e um relaxamento lento. Os musculos involuntários, exceto o do coração, que também é constituido por múscu lo estriado apesar de não ter controle voluntário, são formados por células musculares sem estrias; por isso se denominam Músculos lisos.
 4- Defina músculo estriado esquelético. Cite o número aproximado encontrado em nosso esqueleto. O tecido muscular estriado esquelético constitui a massa de músculos do corpo. Consiste em fíbras (células) musculares cilíndricas longas que se dispõem paralelamente, cada uma apresentando um arranjo regular de estriações transversair (estrias). São músculos de movimentos voluntários. Mais de 600 músculos esqueléticos, ou voluntários, funcionam sob controle consciente para mover e manter a estrutura do corpo e estabilizar articulações. 
5- Cite, explique e localize as partes de um músculo estriado esquelético. Ventre Muscular é a porção contrátil do músculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do músculo (porção carnosa). Tendão é um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros. Aponeurose é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou em leques. Bainhas Tendíneas são estruturas que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas sobre as quais deslizam os tendões. Sua função é conter o tendão, permitindo -lhe um deslizamento fácil. Bolsas Sinoviais são encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso. São pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular.
 6- Defina aponeurose. É uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou em leques.
 7- Defina origem e inserção. Origem: Quando se originam de mais de um tendão. Ex. Bíceps, Quadríceps. Inserção: Quando se inserem em mais de um tendão. Ex: Flexor Longo dos Dedos.
 8- Cite, explique e apresente exemplos da classificação do músculo estriado esquelético quanto à sua origem. Classifica-se por voluntário, pois, contraem-se por influência da nossa vontade. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico. 
9- Cite, explique e apresente exemplos da classificação do músculo estriado esquelético quanto ao seu número de ventres. Alguns músculos podem apresentar mais de um ventre muscular com tendões intermediários situados entre eles. São ditos digástricos quando o músculo apresenta dois ventres e poligástricos, quando o músculo possui mais de dois ventres. 
10- Defina, localize e cite a função da fáscia muscular. Fascia é um conjunto de membranas fibrosas que envolvem músculos, Grupos musculares, vasos sanguíneos e nervos. É constituída por fibras de colágeno produzidas no interior da própria Fáscia atravéz dos Fibroblastos. Sua função consiste em opor-se ao seu deslizamento lateral quando estes se contraem. Tem dois tipos, sendo eles: 1- Fáscia profunda ou fáscia muscular: Tecido conjuntivo fibroso e denso que envolve os músculos, ossos, nervos e vasos sanguíneos do corpo. 2- Fáscia Visceral: Responsável or suspender os órgãos dentro de suas cavidades e envolve -los com camadas de tecido conjuntivo. 
11- Defina músculos agonista, antagonista, sinergista e fixador ou estabilizador. Músculo Agonista - Um músculo ou grupo muscular que está se contraindo que é considerado o principal músculo produzindo movimento articular ou mantendo uma po stura é designado um agonista. O agonista sempre se contrai ativamente para produzir uma contração concêntrica, excêntrica ou isométrica. Exemplo: o músculo agonista no movimento de abdução da coxa é o glúteo médio. Músculo Antagonista - O antagonista é um músculo ou grupo muscular que possui a ação anatômica oposta à do agonista. Usualmente o antagonista é um músculo que não está se contraindo e que nem auxilia nem resiste ao movimento mais que passivamente se alonga ou encurta para permitir que o movimento ocorra. Exemplo: o músculo antagonista no movimento de abdução da coxa é o adutor magno. Músculo Sinergista - Um músculo é considerado sinergista sempre quando se contrai ao mesmo no tempo do agonista, mas não é o principal músculo responsável pelo mov imento ou manutenção da postura. Normalmente o músculo sinergista e o movimento, e normalmente também existem mais de um músculo sinergista em um movimento articular. Exemplo: os músculos sinergistas no movimento de abdução da coxa são o reto femoral, glút eo máximo (porção que se insere no tracto iliotibial), tensor da fáscia lata, glúteo mínimo, sartório e piriforme. Músculo Estabilizador - a função que lhes é atribuída é a de estabilização da articulação 
proximal do membro, quando a sua parte distal se move. 
12- Conhecer no atlas (Netter, Frank H., Atlas de anatomia humana. Editora(s) Elsevier ou Sobotta, Johannes; Putz, Reinhard; Pabst, Reinhard; Werneck, Wilma Lins, Sobotta : atlas de anatomia humana Sobotta. Editora(s) Guanabara Koogan) os se guintes músculos: - m. masseter, m. temporal, m. bíceps braquial, m. tríceps braquial, m. deltoideo,m. peitoral maior, m. trapézio, m. latíssimo do dorso, m. Reto do abdômen, m. esternocleidomastóideo, m. diafragma, m. orbicular da boca, m. bucinador, m. quadríceps femoral, m. tensor da fáscia lata. Ok.

Outros materiais