Buscar

HISTOPATOLOGIA VETERINÁRIA

Prévia do material em texto

HISTOPATOLOGIA VETERINÁRIA (VET 160) – 01/09/2017
CÁLCULOS E CONCREÇÕES:
- Concreções: massas esféricas, ovoides, constituídas por pelos ou por fibras vegetais; por pelos são piloconcreções, e por fibras são fitoconcreções.
Piloconcreções: acúmulo de pelos que se glutinam e formam massas. Observadas no sistema digestivo de suínos (geralmente no estômago, em porcas matrizes mais velhas) ou ruminantes (múltiplas, menores, e geralmente localizadas no rúmen). Estão associadas a algumas patologias/lesões de pele (coceira, urticária). Egagrópilos é sinônimo de piloconcreções. 
Fitoconcreções: concreções formadas a partir de fibras vegetais. Ocorre, sobretudo, em equinos no cólon (no ceco). Geralmente é uma massa aveludada, mais esponjosa, mais macia e muitas vezes tem um conteúdo líquido.
- Cálculos: ou litíase. Formação de uma massa também esférica ou irregular, podendo ser ovóide ou facetada, predominando a presença de sais inorgânicos (silicatos, carbonatos, oxalatos, fosfatos, etc). O nome vai depender do local onde ele se encontra, por exemplo urólito (cálculo de vias urinárias), colélito (no ducto biliar), enterólito (cálculo intestinal), coprólito (fezes que se tornam ressecadas, e podem ficar muito duras, totalmente desidratadas), sialólitos (cálculos localizados em ductos de glândulas salivares).
- Urolitíase (caracterizada pela presença de cálculos em qualquer região no sistema urinário). Mais frequente nos machos.
Como começa a se formar o cálculo? Geralmente tem um núcleo, constituído de uma matriz orgânica. A partir do momento que se tem essa matriz, aí se começa a precipitação contínua, crescente, expansiva de substância inorgânica (sais inorgânicos). 
A principal causa que justifica a formação de um cálculo urinário seria uma inflamação de vias urinárias. Uma outra origem seria uma hipovitaminose A, pelo fato da vitamina A ser uma vitamina importante para manutenção de tecidos epiteliais. Outro fator, em segundo lugar, a retenção urinária. Outra origem são alterações metabólicas, exemplo em cães.
Qual é a morfologia do cálculo? Em geral, o cálculo é uma estrutura altamente mineralizada (forma pétrea), comportam exceções: fosfato de amônio, cistina, etc. A forma dessa pedra pode ter diversos tamanhos, diversas formas, diversos tipos de superfície. 
Consequências dos cálculos urinários: pode levar a uma obstrução e, em decorrência desta, pode ser parcial ou total. Pode haver ruptura de bexiga. Pode levar à uma hidronefrose. Pode levar à uma uremia. Pode traumatizar e levar a uma necrose, e inclusive a uma perfuração da uretra (ou da bexiga).
- Colelitíase: cálculo localizado na vesícula biliar ou em vias biliares.
Dentre as espécies domésticos, cão e carneiro são menos propensos a cálculos biliares (bile com maior quantidade de ácidos graxos). E as mais comuns são a dos bovinos. 
Composição: existem dois tipos, os cálculos de colesterol (claros, brancos, leves) e os pigmentares (constituídos de pigmentos biliares, escuro, pigmentados).
Morfologia: são facetados (tem faces, lados).
Etiologia do processo (fator que leva à): colecistites (inflamação da vesícula biliar), a estase biliar (retenção biliar), fatores metabólicos (sexo, idade, etc).
Consequência: obstrução.

Continue navegando