Buscar

abordagem socio historica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“O homem é, assim, visto como um ser social, de carne e osso e, como tal, constituído nas e pelas relações sociais. Este homem, além de produto da evolução biológica das espécies, é produto histórico, mutável, pertencente a uma determinada sociedade, estando em uma determinada etapa da evolução histórica”
A Psicologia Sócio Histórica e este artigo tem como base a teoria de Vygotsky, que afirma que o desenvolvimento humano se dá por meio das relações sociais em que o indivíduo mantêm no decorrer de sua vida.
Sabemos que desde que nascemos somos dependentes socialmente das outras pessoas, e entramos em um processo histórico, que de um lado, nos oferece o que o mundo oferece e as visões sobre ele e, de outro, permite a construção de uma visão pessoal sobre este mundo que o cerca.
“[...]o sujeito escolhe e que o ato de escolher é uma das expressões únicas, singulares, sociais e históricas do sujeito, revelador de sua subjetividade. “
O artigo ressalta o processo de escolha, que é fundamental para o nosso desenvolvimento psicológico, e que depende tanto de fatores externos quanto internos para ocorrer. Nele também é descrito como este processo afeta a escolha profissional de cada indivíduo e como os orientadores profissionais lidam com isso, sendo facilitadores para as pessoas que os procuram.
“A escolha de uma profissão pode vir a ser mais do que a decisão sobre que carreira seguir, pode se constituir num projeto pessoal, mas que se constitui nas e pelas relações sociais e históricas e que, dessa forma, integra-se num projeto maior de transformação social. ”

Outros materiais