Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO DIREITO PENAL 1 #1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702055920)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(2015. FCC. TJ-SE. Juiz Substituto) A, cidadão americano, vem para o Brasil em férias, trazendo alguns cigarros de maconha. Está ciente que mesmo em seu país o consumo da substância não é amplamente permitido, mas, como possui câncer em fase avançada, possui receita médica emitida por especialista americano para utilizar substâncias que possuam THC. Ao passar pelo controle policial do aeroporto, é detido pelo crime de tráfico de drogas. Nesta situação, é possível alegar que A encontrava-se em situação de erro de:
		
	
	tipo.
	
	tipo indireto.
	
	proibição direto.
	 
	proibição indireto.
	
	tipo permissivo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701792163)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	JOSÉ foi vítima de um crime de extorsão mediante seqüestro (artigo 159, do C. Penal), de autoria de CLÓVIS. O Código Penal, em seu artigo 4.º, com vistas à aplicação da lei penal, considera praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. No curso do crime em questão, antes da liberação involuntária do ofendido, foi promulgada e entrou em vigor lei nova, agravando as penas. Assinale a opção correta.
		
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, frente ao princípio geral da irretroatividade da lei.
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, porque o nosso ordenamento penal considera como tempo do crime, com vistas à aplicação da lei penal, o momento da ação ou omissão e o momento do resultado, aplicando-se a sanção da lei anterior, por ser mais branda.
	
	A lei nova, mais severa, não se aplica ao fato, em obediência à teoria da atividade.
	
	nenhuma das alternativas.
	 
	A lei nova, mais severa, é aplicável ao fato, porque sua vigência é anterior à cessação da permanência.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701235144)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA acerca dos conceitos e missões do Direito Penal.
		
	 
	Cabe ao Direito Penal limitar a violência da intervenção punitiva do Estado.
	
	O discurso jurídico-penal de justificação deve pautar-se na ampla possibilidade de solução dos conflitos pelo Direito Penal.
	
	O recurso à pena no Direito Penal garantista está condicionado ao princípio da máxima intervenção, máximas garantias.
	
	Compete ao Direito Penal atender aos anseios sociais de punição para pacificar conflitos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701230767)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os princípios referentes à teoria do concurso aparente de tipos penais não incluem o princípio da (Exame OAB/CESPE.UnB. 20072)
		
	
	especialidade
	
	subsidiariedade
	
	consunção
	 
	proporcionalidade
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701804961)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O princípio da proporcionalidade, herança do período iluminista, determina a previsão de penas mais severas às infrações de menor potencial ofensivo.
	
	Embora nossa independência tenha ocorrido em 1822, as Ordenações Filipinas vigoraram entre nós até o Código Republicano, promulgado após a Proclamação da República
	
	O princípio da reserva legal não tem previsão constitucional.
	
	Beccaria, autor do livro Dos Delitos e das Penas defendia a irracionalidade, a crueldade e a arbitrariedade das leis penais e processuais do século XVIII.
	 
	A concretização do ideal iluminista no âmbito do Direito penal ocorreu ao longo do séc. XIX, quando surgiram os primeiros Códigos penais com sentido claramente liberal.

Continue navegando