Buscar

exercicio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercicio 1
Mas, nas nossas escolas, públicas ou privadas, não há condições para conceber o trabalho docente como um exercício de preceptorado, ainda que mais ou menos coletivo. O que se requer é um professor capaz de colocar a sua competência individual a serviço de um esforço comum para participar de uma tarefa educativa que não é a simples soma de desempenhos individuais, mas sim o fruto de um trabalho coletivo”. (AZANHA, 2006, p. 85)De acordo com o trecho acima, com os conteúdos abordados durante as aulas e no livro- -base, quando o professor opta por sua profissão, tem pela frente um grande desafio. A busca incessante pelo conhecimento é essencial para que se torne um sujeito crítico e reflexivo, podendo, assim, adaptar sua prática em sala de aula de acordo com os contextos em que estiver inserido. Portanto, espera-se que o professor:
I. seja especialista no conteúdo que ensina e nos processos investigativos.
II. apresente certo grau de cultura geral.
III. desassocie o conhecimento científico com o desenvolvimento dos processos de pensamento.
IV. apresente reflexão crítica em relação aos conteúdos e ao seu papel social.
É correto o que se afirma apenas em:
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	I e III
	
	C
	II e III
	
	D
	II
	
	E
	I
A forma como o professor se relaciona com a sua própria área de conhecimento é fundamental, assim como sua percepção de ciência e de produção de conhecimento. E isto é passado para o aluno e interfere na relação professor-aluno; é parte dessa relação.Outro aspecto que se entrelaça é a metodologia do professor. Um professor que acredita nas potencialidades do aluno, que está preocupado com sua aprendizagem e com o seu nível de satisfação com a mesma exerce práticas de sala de aula de acordo com esta posição”. (CUNHA, 1999, p. 71)
O professor é um dos atores que propiciam aos alunos o desenvolvimento, promovendo o saber científico.De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, para que o trabalho docente seja eficaz, o que é necessário? Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É necessário que o professor tenha apenas formação inicial.
( ) É necessário que o professor tenha uma remuneração adequada.
( ) É necessário que haja boas condições de trabalho.
( ) É necessário que o professor seja assíduo e organizado
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – F – F
Exercicio 2
Grochoska (2011) apoia-se em Horta (2004) para abordar a relação entre escola e sociedade capitalista. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta a palavra que preenche corretamente a lacuna do trecho a seguir:
	
	A
	exclusão
	
	B
	omissão
	
	C
	inserção
	
	D
	manutenção
	
	E
	oscilação
As contradições sociais na sociedade em que vivemos e a própria complexidade das relações em que cada um de nós se insere, impedem, no âmbito da sala de aula, um processo educacional baseado simplesmente na relação entre estudante e professor”. (MELLO, 2012, p. 22)De acordo com os conteúdos abordados durante as aulas e no livro-base, a escola que a sociedade atual necessita precisa ser aquela:
I. que inclui.
II. que luta contra a exclusão econômica, política, cultural e pedagógica.
III. que desconsidera o aluno como sujeito do seu próprio conhecimento.
	
	A
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições II e III estão corretas.
	
	D
	Somente a proposição I está correta.
	
	E
	Somente a proposição II está correta
Exercicio 3
A gestão do trabalho educativo assume diferentes conotações de acordo com a concepção que seus dirigentes detêm sobre educação, ensino-aprendizagem, formação humana e papéis dos sujeitos desse processo”. (BARTNIK, 2012, p. 73) 
Considerando os diferentes modelos de gestão (técnico-científico, autogestionário, interpretativo, e democrático-participativo), relacione a coluna A com a coluna B. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna B.
	
	A
	I – III – IV – II
	
	B
	II – IV – III – I
	
	C
	I – II – III – IV
	
	D
	IV – III – II – I
	
	E
	III – II – I – IV
o que observamos hoje nas escolas é que, do ponto de vista teórico, há uma busca pela gestão democrática e participativa, por um projeto educacional construído com a participação de todos, por um processo de decisão colegiada e por um ideal no qual os alunos sejam copartícipes de suas aprendizagens. (BARTNIK, 2012, p. 56)  
A respeito dos diferentes modelos de gestão citados por Libâneo em Grochoska (2011), o que define a gestão democrático-participativa?
Analise as proposições abaixo assinalando V (verdadeiro) para as corretas e F (falso) para as incorretas.Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
(   ) Dispensa estudos sobre as normas, regras, organização e funcionamento.
(   ) As funções são alternadas por meio de eleições e não destaca a figura individual de cada pessoa.
(   ) Debruça-se sobre a qualificação dos profissionais que compõem o espaço escolar.
(   ) Há um processo contínuo de avaliação sistematizada, a fim  de melhorar o espaço escolar, prevendo equilíbrio entre os aspectos pedagógicos da instituição.
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – V – V
Na gestão escolar interpretativa a escola é uma realidade social subjetivamente construída, não dada nem objetiva. Privilegia menos o ato de organizar e mais a “ação organizadora”, com valores e práticas compartilhados. A ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo”. (BARTNIK, 2012, p. 75)
A respeito dos diferentes modelos de gestão citados por Libâneo em Grochoska (2011), o que define a gestão interpretativa?
Analise as proposições abaixo assinalando V (verdadeiro) para as corretas e F (falso) para as incorretas.
Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Parte de metas de qualidade total, tendo como foco de trabalho a gestão empresarial.
( ) O contexto escolar se constrói a partir das relações e dos acontecimentos diários, não sendo uma realidade dada, pronta e acabada.
( ) Há equilíbrio entre aspectos objetivos e os aspectos subjetivos que norteiam a escola.
( ) Enfatiza a interpretação das situações e ignora os aspectos objetivos, valorizando o aspecto humano, e não a estrutura formal da escola.
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	V – F – V – F.
	
	C
	V – V – F – F.
	
	D
	F – F – V – V.
	
	E
	F – V – V – V.
Ava Univirtus Voltar DAVID SILVA Avatar de DAVID SILVA 
	A LDB determina bases, diretrizes e princípios e regras pra educação nacional, deixando para a escola espaços para a:
	Da organização do currículo; 
	Escolha das teorias que irão embasar sua pratica; 
	Elaboração da sua proposta pedagógica; 
	Delimitação da sua concepção de currículo, pensando: o que, como e para que ensinar? (LIVRO BASE, p. 168-169) 
Resposta: a escola e os professore são os auxiliadores para que os alunos aprendam pois o centro da edução é o aluno pois ele é considerado um ser racional,o professor é aquele que propõem e estimula os alunos a aprendem sem interferir e sim auxiliar na educação do mesmo ,a escola é um local onde os alunos vão para aprender e se socializar .
Questão 2/5
O livro A produção da escola pública contemporânea [...] constatou, por meio de uma analise retrospectiva, que a organização do trabalho didático, vigente nas escolas de nossos tempos,
foi fundada por Comenius no século XVII, pela inspiração da organização manufatureira do trabalho. Constatou, também, que, depois de instaurada, essa organização se petrificou, foi historicamente superada pelas transformações sociais, mas tem resistido a todos os embates tendentes a demoli-la.
ALVES, Gilberto. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas: Autores Associados, 2005. p.63.
 
Com base no fragmento dado, no livro-texto e nas aulas explique:
Qual o sistema econômico que criou a escola tal como conhecemos hoje? (40%)
Justifique: qual o objetivo desta criação? (60%)
Nota: 16.0
		A escola, tal como a conhecemos hoje, é uma criação do capitalismo. 
	O objetivo básico era instaurar uma sociedade comum: com uma língua e conteúdos previamente selecionados e impostos a todos aqueles que tem línguas e concepções diferentes. 
(LIVRO-BASE, p.36)
Resposta: o sistema capitalista com a inclusão das industrias e sua evolução, e suas novas técnicas de trabalhos fracionado para cada funcionaria exerce-se suas determinada função, com isto aumentando a produção então ouve a necessidade de uma escola que acompanha se a evolução industrial e com isto foi criado as disciplinas mais apropriada com a demanda industrial e preparar mãos de obras rapidamente e cada veis mais qualificada para o âmbito de trabalho. 
Questão 3/5
As teorias educativas do princípio do século foram marcadas pela influência de Dewey que salientou a inoperância da pedagogia do século XIX, que procurava investigar o que queria o professor, em vez dos reais e genuínos problemas de interesse para o aluno, fazendo deste um ser passivo. Como antídoto a essa passividade aquiescente do aluno, Dewey propôs o método de aprendizagem por problemas, inspirado na metodologia cientifica.
TAVEIRA, Maria do Céu; SILVA, José Tomás. Psicologia Vocacional. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008, p. 52
 
 
De acordo com os conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, apresente:
	As etapas a serem percorridas pelo método de solução de problemas de Dewey. Explique cada uma. (70%) 
	Quais os papéis desempenhados pelo professor e pelo aluno no processo. (30%) 
Nota: 0.0
	A atividade: ponto inicial de qualquer aprendizagem;
Problema: Situação problema o ponto de partida do pensamento é a tentativa do empreendimento, de se superar uma situação problemática;
Coleta de dados: professor e aluno devem coletar dados que possam ajudar a superar a situação problemática;
Hipótese: esses dados uma vê coletados permitem a formulação de uma ou mais hipóteses explicativas do problema;
Experimentação: estas hipóteses devem ser testadas a fim de verificar sua validade.
 
	O professor é o orientador, facilitador, criador de desafios, aquele que estimula a investigação do aluno. O aluno é desempenha papel ativo, participativo, é considerado o agente da aprendizagem. 
(LIVRO-BASE, p.40-41)
Resposta: 
Questão 4/5
O planejamento é um instrumento indispensável para a ação pedagógica, já que de outro modo, seria impossível orientar o processo até os propósitos perseguidos – e uma proposta educativa deixa de sê-lo se não tratar de tornar realidade certas finalidades previamente trabalhadas.
 
ZUNINO, Delia; PIZANI, Alicia Palácio de. A aprendizagem da língua escrita na escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. p. 50.
 
De acordo com o abordado no livro-base e nas aulas, o planejamento docente envolve quais elementos didáticos? Descreva-os.
Nota: 10.0
	Elaboração de objetivos- Fundamentais para a seleção dos outros elementos didáticos. Devem ser estabelecidos em primeiro lugar.
Seleção dos conteúdos e ordenação destes – Deve ser de acordo com os objetivos e interesses da classe; sua seleção deve seguir uma sequencia lógica, gradualidade na distribuição, continuidade e integração
Definição do método e a escolha das técnicas- esta definição depende da abordagem de ensino que o professor usa como base, e tem como questão central a aquisição de conteúdos.
Estabelecimento de critérios de avaliação e dos instrumentos a serem utilizados para tal- é um elemento fundamental do processo de ensino, pois é por meio dela que se pode verificar se o ensino está alcançando seus objetivos.
(LIVRO-BASE, p. 56-67)
Resposta: objetivos,que o professor tem que alcançar com o aluno,avaliação para ver como o aluno esta aprendendo ou ainda precisa aprender ,e método cujo i professor vai aplicar as matéria. 
Questão 5/5
“Parece não haver dúvidas quanto à importância do currículo no processo educativo escolar. É por intermédio do currículo que as “coisas” acontecem na escola. No currículo se sistematizam nossos esforços pedagógicos. O currículo é, em outras palavras, o coração da escola, o espaço central em que atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração. O papel do educador no processo curricular é, assim, fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula. Daí a necessidade de constantes discussões e reflexões, na escola, sobre o currículo e sobre os estudos que o tomam como objeto de análise.”
 
MOREIRA, A.; CANDAU, V. Currículo, Cultura e Sociedade.  In Indagações sobre o currículo no ensino fundamental. Programa Salto para o futuro. Boletim 17. Setembro 2007. p. 21. Disponível em: < http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/155518indagacoes.pdf#page=20>. Acesso em 28/12/2014.
 
O currículo tem papel central no processo educacional, e por isso ha a necessidade latente de se debater e revê-lo constantemente.
Com base no texto dado e nos conteúdos do livro-base, descreva:
Quais são as consequências (implicações) do currículo sobre o campo educacional?
De que forma o currículo escolhido pela escola a afeta?
Nota: 20.0
	O currículo traz em si concepções politicas e sociais. As implicações referem-se a uma série de valores que, implícita ou explicitamente, estão atrelados às finalidades sociais, políticas e econômicas de uma instituição escolar.  O valor social e politico da escola se manifesta de diferentes maneiras a partir de um determinado currículo, independente do discurso e das declarações que tentam justifica-lo.
(LIVRO BASE, p. 76)
Resposta: o currículo é um caminho a ser precorrido pela escola e uma determinação para que a escola ensine só aquilo que é necessário para que os alunos se desenvolução numa sociedade pois a uma abrangência de informação que nenhum ser humano é capar de aprender tudo estão é escolhido oque uma escola deve ensinar e quando ensinar. o currículo é todo que uma escola faz dês da hora da entrada do aluno a saída intervalo as matéria a serem aplicada tudo que a escola faz e considerado parte do currículo da escola .
	Conheça o novo AVA 
	UNINTER 
carregando... 
 
Didática 
Roteiro de Estudo 
Avaliações 
Tutoria 
Fórum 
Trabalhos 
Chat 
Rádio Web 
Avisos 
	Avaliação
	novo
versão para impressão
DAVID APARECIDO DA SILVA - RU: 1293434 
Nota: 62 
PROTOCOLO: 20160402129343479AE73
Disciplina(s): 
Currículo Escolar
Didática
	Data de início: 
	02/04/2016 09:53 
	Prazo máximo entrega:
	02/04/2016 11:08 
	Data de entrega:
	02/04/2016 10:36 
Questão 1/5
A ideia de uma lei para regular o sistema educacional brasileiro não é nova. Apareceu já na Constituição de 1934, mas só se materializou em 1961, ano da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Versando sobre organização dos níveis de ensino, formação de professores e financiamento, a LDB original foi quase totalmente revogada pela versão mais atual, de 1996. Entre as principais conquistas da lei, que completa, em 2011, 15 anos, destacam-se a ampliação dos direitos educacionais, com a inclusão da Educação Infantil na escolarização básica, e a ampliação da autonomia de ação das redes públicas, das escolas e dos professores. Em relação ao trabalho docente, a Lei
9.394 estabelece com mais clareza seu alcance: participar da elaboração da proposta pedagógica, do planejamento e da avaliação, zelar pela aprendizagem, estabelecer estratégias de recuperação e colaborar na articulação com famílias e comunidade. "Antes, a legislação se referia a esse conjunto de tarefas de forma genérica, afirmando apenas que estava garantida a liberdade de cátedra, ou seja, de ensino", diz Juca Gil, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e colunista da revista Gestão Escolar.
RATIER, Rodrigo. A LDB em seis testes. Revista Nova Escola. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/ldb-seis-testes-636174.shtml>. Acesso em: 29/12/2014.
 
Após a leitura atenta do texto e com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, descreva qual é o espaço que as escolas e seus professores possuem, para além dos princípios da LDBEN/ 1996, para sua organização e delimitação curricular.
Nota: 16.0

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais