Buscar

EDEMA DE REINKE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EDEMA DE REINKE
 
	 Acadêmicos: 
 Caroline Keitel
 Failom Gadggsa
 Thaynara Cristina Santana
Fisiologia
A prega vocal possui camadas específicas, sendo elas o epitélio, a membrana basal, a lâmina própria com suas camadas (superficial, intermediária e profunda) e por fim o músculo tireoaritenóideo. 
A camada superficial da lâmina própria é também conhecida como espaço de Reinke.
Edema de Reinke - Características
O Edema de Reinke é uma lesão organofuncional, que provoca modificação nas camadas da prega vocal interferindo no padrão vibratório e gerando esforço para a fonação. 
É desenvolvido geralmente pela irritação crônica das pregas vocais. Altera a permeabilidade dos vasos capilares, aumentando a quantidade de líquido no espaço de Reinke (CIELO et al, 2011). 
Pode ser uni ou bilateral, simétrica ou assimétrica. É muito móvel durante a fonação.
É caracterizada por ser edematosa e difusa. O acúmulo de líquidos na mucosa da prega vocal, deforma a borda livre da mesma. Afeta principalmente a camada superficial da prega vocal, gerando aumento de massa de cobertura e redução da rigidez (CIELO et al, 2011).
Fisiologia na patologia.
Devido as pregas vocais serem preenchidas com fluidos e serem mais firmes na linha media da glote o fechamento glótico encontrado no edema de Reinke é mais acentuado, fazendo com que ocorra um predomínio da fase fechada ou fechamento glótico incompleto, com fenda irregular dupla e lesões assimétricas. (CIELO et al, 2011). 
 Pregas vocais normais
 Edema de Reinke
 Etiologia
Fonotrauma
Tabagismo
Fatores hormonais
Fatores infecciosos
Refluxo gastroesofágico
Sinais e sintomas / características vocais
O sinal e sintoma é perceptivo-auditivo da qualidade vocal como a rouquidão (decorrente da aperiodicidade vibratória), seguida da soprosidade (decorrente do escape de ar transglótico não sonorizado durante a fonação) e presença de ruído acústico à emissão. Está presente também no edema de Reinke, o agravamento considerável da frequência fundamental, podendo tornar a voz virilizada nas mulheres. (CIELO et al, 2011). 
Curiosidades
O edema de Reinke afeta o espaço subepitelial, com perda das junções intercelulares e aumento dos espaços intercelulares, especialmente nas camadas basal e superficial, observadas à microscopia eletrônica.
A maior incidência do edema de Reinke é no sexo feminino e normalmente apresentam vozes virilizadas. 
Curiosidades
A instalação desta lesão é lenta e progressiva, a idade de diagnóstico raramente acontece antes dos 45 anos , e sua frequência máxima é em torno dos 50 anos. 
A frequência fundamental da fonação é mais baixa do que a esperada para o sexo e a idade do paciente devido ao aumento da massa da cobertura da prega vocal e da consequente redução de sua rigidez, permitindo maiores amplitudes de vibração. (CIELO et al, 2011). 
Tratamento.
Terapia fonoaudiológica 
Cirurgia em casos graves
Vídeo cirurgia. 
.
Referências
CIELO, C. A; FINGER, L. S; ROSA, J. de C; BRANCALIONI, A. R. Lesões organofuncionais do tipo nódulos, pólipos e edema de Reinke. Rev. CEFAC, São Paulo, n. 4, p. 735-48, Ago. 2011.
CIELO, C. A; DIDONÉ, D. D; TORRES, E. M. O; LIMA, J. P. de M. Refluxo laringofaríngeo e bulimia nervosa: alterações vocais e larínegas. Rev. CEFAC, São Paulo, n. 2, p. 352-61, Abr. 2011.  
CIELO, C. A; GONÇALVES, B. F. da T; LIMA, J. P. de Moraes; CHRISTMANN, M. K. Afecções laríngeas, tempos máximos de fonação e capacidade vital em mulheres com disfonia organofuncional. Rev. CEFAC, São Paulo, n. 3, p. 481-8, Jun. 2012.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais