Buscar

CIÊNCIAS SOCIAIS COMPLEMENTO PARA AV2 17

Prévia do material em texto

ESTÁCIO DE SÁ/ FNC – Professor Mário Sérgio Teixeira. NOV-2017
COMPLEMENTO DE ESTUDO PARA AV2.
DEFINIÇÃO DAS CIÊNCIAS NATURAIS:
As Ciências naturais são as matérias científicas destinadas ao estudo das características gerais e fundamentais da natureza, assim como todas as leis e regras naturais que a regem.
As Ciências naturais utilizam do método de experimentação para analisar os objetos de estudo, sendo que estes não podem ter sido criados a partir da intervenção dos seres humanos. A Medicina, a Biologia e a Geologia são exemplos de matérias que fazem parte das Ciências Naturais.
CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS EXATAS:
A Matemática, a Física e a Química são exemplos de áreas que englobam as Ciências exatas.
Diferente das Ciências naturais, as Ciências exatas são responsáveis por procurar e atingir resultados quantitativos, baseando-se em cálculos, fórmulas e hipóteses que podem ser rigorosamente demonstráveis.
CIÊNCIAS SOCIAIS:
Entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política.
Item IV
Por estudar a ação dos homens em sociedade, de seus símbolos, sua linguagem, seus valores e cultura, das aspirações que os animam e das alterações que sofrem, as Ciências Sociais constituem ferramenta importante para o desenvolvimento de compreensão crítico-reflexivo da realidade.
Por essa razão, cada vez mais as Ciências Sociais são utilizadas em diversos campos da atividade humana. Campanhas publicitárias, campanhas eleitorais, elaboração de políticas públicas, até mesmo a programação de redes de rádio e televisão levam cada vez mais em conta resultados de investigações sócio-antropológicas, à medida que estas buscam as pessoas envolvidas em cada uma dessas atividades, suas crenças, valores e idéias.
Item V
Problemas Sociais:
O problema social designa comumente algo que atinge um grupo, ou uma categoria de indivíduos, como às drogas, o desemprego, falta de moradia, desestrutura familiar, a saúde no Brasil, a falta de segurança e problemas sociais diversos.
Problemas Sociológicos: 
O problema sociológico é objeto de estudo da sociologia enquanto ciência, a sociologia estuda todos os problemas sociais em geral.
Item VI
O papel do indivíduo na sociedade:
O indivíduo é parte integrante da sociedade onde vive, venha ser um uma cidade, bairro, lugarejo ou País.
O papel fundamental para sua integração na sociedade é norteada por comportamentos éticos sendo educação, escola e relacionamentos interpessoais em geral principalmente dentro da família e das organizações.
QUESTÃO DISCURSIVA:
Roberto da Matta, célebre antropólogo brasileiro, mostra que os fenômenos que compõem a matéria-prima das Ciências Sociais são complexos. Explique por que razão existe essa complexidade. (Buscar na internet sobre Roberto da Matta – antropólogo).
QUESTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA:
As Ciências Sociais compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política. A Antropologia tem como principal preocupação a análise:
Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes e crenças de diferentes grupos sociais.
Dos mecanismos de criação e legitimação do poder.
Das relações estabelecidas entre os diversos fenômenos sociais.
Das relações econômicas que se estabelecem entre os Estados Nacionais.
Das concepções filosóficas dominantes em determinada sociedade.
Resposta: letra A
O olhar eurocêntrico sobre a cultura:
Desde sempre os homens se preocuparam em atender por que outros homens possuíam hábitos alimentares, formas de se vestir, de formarem famílias, de acessarem o sagrado de maneiras diferentes das suas. A essa multiplicidade de formas de vida dá-se o nome de diversidade cultural.
A descoberta no “novo mundo”, nos séculos XV e XVI, que os europeus se depararam como modos de vida completamente distintos dos seus, e passaram a elaborar mais intensamente interpretações sobre esses povos e seus costumes.
No século XIX com o surgimento da ANTROPOLOGIA como ciência, passa-se estudar as culturas de todo o mundo.
A prática etnográfica: A etnografia é o estudo das culturas e povos dos quais nem sempre conhecemos por não ter estado no local como, por exemplo: o roteiro de um filme. O etnógrafo é aquele que deve ser capaz de viver nele mesmo a tendência principal da cultura que estuda. 
O Etnocentrismo: Trata-se da “visão do mundo onde o nosso próprio grupo é formado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade etc.
O relativismo cultural: É a postura privilegiada pela Antropologia contemporânea, de buscar compreender a lógica da vida do outro. O relativismo cultural é a forma de viver com nosso aprendizado que nada mais é a soma de várias culturas do mundo. (Exemplo: no Brasil temos a mistura dos Franceses, Holandeses, Portugueses logo após o descobrimento. Hoje principalmente existe no Brasil uma mistura muito grande de culturas de toda parte do mundo. 
Diversidade cultural e globalização:
A diversidade cultural é a mistura dos conhecimentos que o mundo fornece para os seres humanos, a cada um minuto no mundo criam-se coisas novas.
A globalização começa com as caravelas que entregavam produtos pelo mundo todo, hoje a tecnologia de ponta (internet) faz com aprendamos todas às culturas, crenças, credos e costumes do mundo todo.
O Multiculturalismo: È a interação de aprendizado das diferentes culturas ao redor do mundo. Hoje convivemos com diferentes culturas, crenças, etnias, costumes e opções sexuais, mas é muito importante o respeito e a ética acima de tudo em qualquer situação.
A burguesia: O burguês é aquele senhor das terras na Europa, com muito dinheiro e escravos para trabalharem em suas propriedades. O burguês se achava acima do bem do mal, para eles os pobres eram raças minoritárias. Os burgueses entendiam que os pobres eram preguiçosos e não gostavam de trabalhar e por esse motivo não tinham dinheiro.
As revoluções burguesas: Foram neste contexto que a Europa viu acontecer muitas e importantes mudanças no cenário político, econômico e social, como as revoluções Francesas e Industriais. 
Essas revoluções formaram assim, a base do Estado moderno. Por isso, o que se chama normalmente de revolução burguesa é o processo pelo qual o sistema capitalista passou a dominar a vida humana. Burguesia é a classe social surgida no mundo feudal da Idade Média Européia. 
A Revolução Francesa: Esse movimento revolucionário é adotado como uma referência histórica da revolução burguesa, que se processava pelo mundo ocidental. A França no final do século XVII vivia sob o regime da Monarquia Absoluta. Em 5 de maio de 1789 o rei Luis XVI inaugura os Estados Gerais, em Versalles (símbolo do poder real).
Os burgueses não concordavam que em Paris pudessem morar pobres nas ruas pelo fato da França ser uma referência mundial. A revolta dos pobres contra os burgueses começaram a gerar muitos conflitos na França. 
Conforme Auguste Comte.
É importante considerar que o pensamento Comtiano reflete: um imaginário social que se baseava principalmente na:
LAICIDADE: Explicação da origem, do desenvolvimento e da finalidade da sociedade deixa de ser compreendida como obra divina e sim como obra humana.
CIENTIFICISMO: Crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais (sacralização da ciência.
ORGANISMO: Sociedade concebida como um organismo constituído de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou mecânico.
INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NO BRASIL – Em corrente filosófica foi muito influente no pensamento da época. Prova disso, é lema da bandeira Brasileira “ORDEME PROGRESSO” Conforme o positivismo o Brasil teria que ser uma nação com progresso e organização.
Também no ano de 1889 na Proclamação da República – influência das idéias positivistas.
Em 1930 – Golpe militar e o Brasil têm o presidente Getúlio Vargas no poder.
Em 1964 – Golpe militar e o presidente Goulart é deposto e assume o governo militar.
ÉMILE DURKHEIM:
FATO SOCIAL: É toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter. 
Fenômenos normais: Pela sua generalidade (comum aos membros de uma sociedade), na espécie social a que pertencem (são normais suas formas que se repetem em todos os casos. Exemplo: ter vida social.
Fenômenos patológicos: Doenças do corpo humano em geral.
O crime para Durkheim é um fato social com inserção dos fenômenos sociológicos e patológicos que acontecem em qualquer sociedade e parte do mundo. 
CONSCIÊNCIA COLETIVA – É representada por um conjunto de crenças e sentimentos dentro de uma sociedade com vida própria. São às crenças, costumes e idéias onde todos devem compartilhar com outros indivíduos na mesma sociedade.
CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL – É aquilo que o individuo faz de diferente dos demais, são crenças, hábitos, pensamentos, vontades que são compartilhados com a sociedade.
SOLIDARIEDADE MECÂNICA – Eram pessoas com grande poder aquisitivo que ajudavam a família, cultivavam a religião, mantinham os costumes, mas ficam autônomos em relação à divisão do trabalho social.
SOLIDARIEDADE ORGÂNICA: É aquela típica das sociedades capitalistas com poder aquisitivo e tinham uma grande divisão do trabalho social.
ESTADO DE ANOMIA – Bagunça geral, greves passeatas, invasão de terras etc.
KARL MARX
O seu pensamento englobava as disciplinas como: Economia, História e Filosofia.
MATERIALISMO HISTÓRICO:
Marx entendeu que após a revolução industrial os capitalistas enriqueceram cada vez mais e só pensavam em bens materiais (Casas, terras, carros da época, empresas e etc.).
DIALÉTICA: Na opinião e estudos de Marx a Dialética é quando o cidadão finge não saber o que esta fazendo. Exemplo: Um garoto de 14 anos tirar a vida de um ser humano vai para um reformatório para jovens e quando atingir a maioridade é solto na sociedade.
MODO DE PRODUÇÃO: Marx entendia que este era o entendimento da vida e só seria possível à medida que passávamos a conhecer a sociedade em que vivemos.
Marx definiu cinco modos de produção:
1-O primitivo onde todo mundo vive em sociedade.
2-O patriarcal onde o pai é chefe de uma família e uma referência.
3-O escravista onde a riqueza é o sinônimo de poder.
4-O Feudal, onde o dono das terras tinha grande poder sobre pessoas.
5-O capitalista o burguês dono do dinheiro.
RELAÇÕES ESTRUTURAIS: Marx entendia que com o alto nível de conhecimento das pessoas na época, poderiam surgir novas culturas, crenças, costumes etc.
RELAÇÕES DE ESTRUTURA: É a base material da sociedade, onde o cidadão convive socialmente conforme sua condição financeira. E SUPERESTRUTURA: são as demais esferas da vida social conforme sua condição financeira. 
LUTA DE CLASSES: Para Marx era junção do Burguês o Capitalista contra os Proletários (trabalhadores comuns dentro de uma indústria), foi quando surgiram os sindicatos de classes.
IDEOLOGIA: Marx entendia que as pessoas tinham que lutar por seus ideais como, por exemplo: Os escravos lutavam para ser libertos antes da Princesa Isabel no Brasil. Quando o povo se mobiliza por algo que acredita.
PRÁXIS – Marx entendia que o ser humano tinha que ser consciente na transformação de si mesmo e do mundo que o cerca. (exemplo: costumes das coisas certas e maneiras de agir com o próximo).
MAX WEBER
Para Weber o cidadão tem que interagir dentro da sociedade que vive com comportamento exemplar.
Também onde o cidadão tem que ter motivação para suas realizações.
AÇÃO SOCIAL COM O SER HUMANO: Para Weber o ser humano não deve ser machucado ou assassinado. O ser humano deve ser protegido, quando vimos algo errado contra pessoas temos que denunciar para autoridades competentes. 
Weber classifica quatro tipos de ação social.
1-Ação Racional com relação aos fins: O indivíduo deve agir para suas metas e objetivos pessoais.
2-Ação Racional com relação a valores: O indivíduo deve agir conforme suas crenças, costumes, educação e tratar o ser humano com respeito.
3-Ação Afetiva: É o estado emocional sendo: ódio, paixão, desejo, ciúme e sua conduta. Os crimes passionais fazem parte por poder de posse fazem parte da ação afetiva.
4-Ação tradicional: Guiada pela tradição, costumes, crenças onde fazem o cidadão estar interagindo na sociedade. (Exemplo: Bom dia, boa tarde, boa noite etc.).
 
Weber denomina três tipos de dominação legitima:
1-Racional-Burocrática ou legal: É exercida dentro de um quadro administrativo composta com regra e leis escritas que devem ser seguidas por todos não havendo privilégios pessoais dentro de uma empresa.
2-Denominação tradicional: É aquela seguida nas crenças, tradições, costumes que existem desde outros tempos.
3-Denominação carismática: Pode ser caracterizada pelo caráter de tipo extraordinário. Weber define carisma como uma qualidade pessoal do cidadão.
 
DESIGUALDE SOCIAL: É o resultado da exclusão social. Quando o cidadão não tem acesso a condições mínimas de existência enquanto outros, além de terem seus direitos sociais assegurados.
PRECONCEITO: É um julgamento negativo prévio sobre uma pessoa, um grupo, uma cultura sem a conhecermos.
SEGREGAÇÃO: É uma ação política, pautada em leis ou normas, que tem como objetivo manter a distância, em espaços próprios pessoas ou grupos sociais confinados ou indesejados pela sociedade.
PRECONCEITO RACIAL: Weber entendia que é a separação do ser humano por raça, credo, opção sexual etc.

Continue navegando