Buscar

TEORIA GERAL DO ESTADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DO ESTADO
Capítulo 1: O ESTADO
- O conjunto dos grupos sociais (empresas, sindicatos, clubes) forma a SOCIEDADE. 
-Sociedade é uma “coletividade de indivíduos reunidos e organizados para alcançar uma finalidade comum”.
-O Estado é uma sociedade (sociedade política),pois é formado por um grupo de indivíduos unidos e organizados a fim de um objetivo comum (o bem público). 
-Deve haver colaboração e união para se alcançar o bem comum, ou bem público. 
-Da tutela do Estado, o homem não se emancipa jamais. Ou seja, não há a opção de viver ou não sendo participante do Estado. 
-Não se pode furtar às decisões do Estado, senão a preço de uma penalidade. O Estado aparece assim à sociedade como um poder de mando, governo e dominação. Suas decisões obrigam a todos que habitam o seu território. Os objetivos do Estado são de ordem e defesa social. 
-Autoridade é o direito de mandar e dirigir, de ser ouvido e obedecido; poder é a força por meio da qual se obriga alguém a obedecer. 
-O Estado tem monopólio da força para tornar efetiva sua autoridade. Estado é a organização político-jurídica de uma sociedade para realizar o bem público, com governo próprio e território determinado. 
CAPÍTULO 2: Noção de Teoria Geral do Estado. Política e Direito Constitucional. O método da Teoria Geral do Estado. 
-Aristóteles pode ser considerado o fundador da ciência do Estado, e suas ideias, ainda hoje inspiram e guiam as análises sobre o fenômeno “o que é o Estado”. Aristóteles escreveu (“Política”) baseado nos estudos de Atenas e Esparta, o qual foi um estudo do que seria o Estado, DE FATO.
-Platão também criou uma obra baseada no estudo do Estado, porém, ele descreveu o ‘Estado Ideal’, tal como deveria ser de acordo com suas concepções. 
-O Direito Constitucional estuda a organização de um Estado determinado; a Ciência Política estuda o Estado em geral, nos seus elementos permanentes, indaga origem e finalidade, descreve a estrutura e funcionamento dos seus órgãos. 
-A Ciência Política tem como objeto de estudo o Estado em geral, como fato social, sua origem, estrutura, formas e finalidade. 
-Doutrina geral do Estado: estuda os princípios fundamentais do Estado e seus fenômenos peculiares. Doutrina especial do Estado: estuda as instituições de um Estado ou de um grupo de Estados (Direito Constitucional e Direito Constitucional Comparado).
-A política é a vida do Estado, a arte de governar; a Teoria Geral do Estado estuda as bases, os elementos, a origem, a finalidade do Estado.
-Político é o que se refere ao Estado, o que dele faz parte e o que com ele se relaciona e na medida em que se relaciona. Qualquer fato pode tornar-se um ‘fato político, desde que venha a cair sob o domínio do Estado.
-A TGE deve estudar o Estado sob todos os aspectos: sua origem e transformações, sua organização, as influências recíprocas entre ele e o meio social. 
CAPÍTULO 3: ELEMENTOS DO ESTADO
-Um Estado deve ser dotado de três fatores essenciais: uma população, um território, um governo independente, ou quase, dos demais Estados. Faltando um desses elementos, não poderá haver a existência do Estado. 
-O Estado ultrapassa os limites (populacionais) da tribo, do clã, da reunião de algumas famílias; não há, porém, um máximo nem um mínimo certo para sua população. Entidade jurídica.
-POVO é a população do Estado, conjunto de indivíduos sujeitos às mesmas leis. Ainda que formado por diversas raças, ideais e aspirações diferentes.
-NAÇÃO é um grupo de indivíduos que se sentem unidos pela origem comum, pelos interesses comuns, ideais e aspirações comuns. Entidade moral.
-O que une os homens em Estado é o reconhecimento do mesmo direito e identidade de interesses.

Outros materiais