Buscar

EXERCICIO AULA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOSTILA DE EXERCICIOS – LICITAÇÕES E CONTATOS
AULA 05
Questão 1
Sobre o processo licitatório previsto na Lei nº 8.666/93, marque a alternativa CORRETA:
a) É inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
b) É causa de inexigibilidade de licitação quando as propostas apresentadas consignarem preços manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional.
c) Poderá haver dispensa de licitação quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, neste caso, todas as condições pré- estabelecidas.
d) É dispensável a licitação para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
Questão 2
Com base na Lei n.º 8.666/1993, que trata de licitações, assinale a opção correta.
a) O convite é a modalidade de licitação realizada entre interessados previamente cadastrados ou que preencham os requisitos para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
b) São princípios fundamentais da licitação, entre outros, a igualdade, a publicidade e o julgamento subjetivo.
c) A licitação é dispensável em contratações de fornecimento ou suprimento de energia elétrica com qualquer tipo de empresa.
d) Há inexigibilidade de licitação quando houver inviabilidade de competição, como ocorre na aquisição de bens singulares, dos quais é exemplo um quadro específico de determinado pintor.
e) Os estados podem ampliar o rol traçado na referida lei para os casos de dispensa, pois possuem a capacidade de autoadministração e autolegislação.
Questão 3
(FDRH – 2011 – DAER – Especialista Rodoviário) Conforme a Lei nº 8.666/93, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas sobre a inexigibilidade de licitação:
( ) É inexigível a licitação para aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca.
( ) É inexigível a licitação quando a União tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
( ) É inexigível a licitação para a contratação de serviços técnicos, a exemplo de estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos; pareceres, perícias e avaliações em geral, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização.
( ) É vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação.
( ) É inexigível a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou por meio de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – V – V – V – V
b) V – F – V – V – V
c) V – F – F – V – F
d) F – V – V – F – F
e) F – F – F – F – V
Questão 4
A Lei no 8.666/1993 trata dos aspectos relacionados ao processo de licitação e aos contratos da administração pública. Nessa lei, existe a previsão de situações em que a licitação é inexigível, como em:
a) Aquisição de bens ou de serviços nos termos de acordo internacional específico, aprovado pelo Congresso Nacional, quando as condições ofertadas forem manifestamente vantajosas para o Poder Público.
b) Contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
c) Situação em que a União tiver de intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento.
d) Situação em que não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas, nesse caso, todas as condições preestabelecidas.
e) Casos de guerra ou de grave perturbação da ordem.

Continue navegando