Buscar

AULA 2 PRONTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução à disciplina Ciência Política 
Questão Discursiva
Sabe-se que um discurso político pode ser convincente quando fundado em raciocínio claro, baseandose sobre as faculdades intelectuais e estando voltado para o estabelecimento de verdade. Neste caso, obtém-se a persuasão por meio de argumentos que levam o auditório a acreditar que a perspectiva do orador é correta. Neste sentido, responda: 
a) Em uma democracia, pode haver outros elementos discursivos que influenciem no processo deconvencimento do auditório?
R: O discurso político é sempre direcionado às massas. Seu propósito é convencer os seus ouvintes, seja pelos feitos já executados e seus benefícios trazidos, seja para algo a ser implantado que necessita de apoio popular. As palavras são o meio empregado para o convencimento, escolhê-las de forma sábia é essencial para a conquista do fim alm ejado. Porém, o ato de se comunicar não se limita apenas às palavras
Pronunciadas. O autor do discurso deve ser uma pessoa eloquente, que além saber escolher as palavras deve usá-las carregadas de emoção e de gestos que acompanham, para, assim, potencializar.
b) Observando a charge acima, poderia a mesma produzir algum sentido na discussão sobre os limites do discurso político? Explique.
R:A política deve ser praticada tendo por base a ética. Pensando nisso, é interessante se fazer uma reflexão sobre a possibilidade de se proibir que o discurso político seja praticado com apelo às emoções. A ênfase estaria mais no raciocínio lógico e claro do discurso, tendo como base a verdade, e menos na capacidade de convencimento do discursante que se utiliza das emoções e do espírito acalourado das multidões para compensar a carência persuasiva dos seus argumentos.

Outros materiais

Outros materiais