Buscar

Departamentalização por Processos

Prévia do material em texto

Conteúdo Interativo.
A partir deste texto introdutório, você será capaz de entender melhor os conceitos estudados nesta aula, estando apto a relacionar o conteúdo que será aprendido com o contexto em que está inserido.
A departamentalização por processo é a departamentalização focada no processo. É também denominada agrupamento por processo ou departamentalização por fases do processo, por processamento ou ainda por equipamento. É quase sempre restrita a aplicações no nível operacional de empresas industriais e de serviços, principalmente nas áreas produtivas.
Departamentalização por processo
As atividade são agrupadas de acordo com as etapas de um processo. É a departamentalização focado no processo. A organização faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as etapas de execução de um processo.
Mas afinal o que é processo?
Não existe uma definição padrão para processo, porém podemos encontrar alguns pontos em comum. Podemos concluir então, que um processo é um conjunto de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.
Analogia a um liquidificador 
Fornecedor: atendente do estabelecimento 
Entradas: leite, frutas e açúcar
Processo: o liquidificador bate os ingredientes
Saída: vitamina de frutas
Cliente: consumidor
Feedback ou retro alimentação: colocar menos açúcar, por exemplo.
Características da departamentalização por processos
Foco na sequência: diferenciação e o agrupamento se fazem pela sequência do processo produtivo ou operacional.      
Depende do arranjo físico dos equipamentos: É o processo de produção dos bens ou serviços que determina a estratégia de diferenciação e agrupamento.
Foco na tecnologia utilizada: Esta forma de departamentalização representa a influência pura da tecnologia na estrutura organizacional da empresa.
O processo é mais importante: Processo é uma sequência de atividades estruturadas no sentido de resultar em um produto ou serviço determinado cliente, seja ele interno ou externo. É portanto, uma ordenação de ponta a ponta das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim e entradas e saídas claramente identificadas.
Ênfase na ação integrada: A estrutura do processo é orientada para a ação e não é hierárquica nem vertical, tal como ocorre com a estrutura organizacional. O processo é a sequência horizontal de atividades e ações que repetem reiteradamente. Ao contrário ao que ocorre com as funções, o processo não tem dono ou responsável por sua totalidade, pois cada área participa apenas de uma parte de sua execução. A departamentalização permite a cobertura do processo em toda a sua extensão, desde seu início até o seu final, desde os insumos até os resultados finais. 
Para que serve o processo?
• Documentar(ISO );
• Padronizar comportamento (principalmente em serviços);
• Controlar para melhorar (busca evitar o erro e permite o aperfeiçoamento contínuo); 
• Informar a todos como funciona (serve para treinar os novatos).
Foco no processo e não nas unidades
Dificilmente os processos são conhecidos e ressaltados dentro das empresas, pois as pessoas respondem por departamentos ou unidades de trabalho, mas ninguém é responsável pelo processo em toda a sua extensão.
Características da departamentalização por processos
Vantagens
• Extrai vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia. A tecnologia passa a ser o foco e ponto de referência para o agrupamento de unidades e posições.
• Cada unidade organizacional é uma etapa no desenvolvimento do produto. A focalização e a sequência de processos facilita o trabalho de início até o fim.
Desvantagens
• Este tipo de departamentalização não é aconselhado quando a tecnologia utilizada sofre mudanças a ponto de alterar o processo, pois possui absoluta falta de flexibilidade e de adaptação. 
• Por existir isolamento dos outros departamentos, podem ocorrer dificuldades de desenvolver novas formas integradas de administrar.
•  Cada administrador no departamento de processos é especialista em apenas uma parte do processo, não sendo capaz de concluir um processo por inteiro. Com isso, torna-se difícil uma substituição de um administrador, mesmo sendo de igual função, por um outro administrador de um processo diferente.
Aplicações da departamentalização por processos
A departamentalização por processo é aplicável nas seguintes situações:
1-Tecnologia intensiva: é amplamente utilizada em empresas nas quais as instalações e tecnologias utilizadas são demasiado onerosas e complexas. É o caso de empresas de tecnologias intensivas, como siderúrgica, indústrias químicas e petroquímicas, etc.
2- Arranjo físico permanente: quando o arranjo físico das máquinas e dos equipamentos define o agrupamento de pessoas e de materiais para processar as operações.
Reengenharia de processos
A reengenharia representa o reprojeto dos processos empresariais e a sua redefinição radical. A reengenharia significa a reestruturação radical dos processos empresariais para alcançar drásticas melhorias no desempenho, na qualidade, nos custos, na velocidade e no atendimento.
A reengenharia objetiva substituir a departamentalização funcional ou por produtos pela departamentalização por processos, ou seja, a orientação verticalizada e hierarquizada pela orientação horizontal.
Em outras palavras, muda de departamentos funcionais para equipes de processos.
Medindo os processos...
“O que não é medido não é gerenciado.”
Robert Kaplan
“O que não é controlado não pode ser administrado.” 
Carlos Reis
Teletransmitida.
Tipos tradicionais de estruturação
Neste contexto de estruturas tradicionais existem diversos modelos para se estruturar a organização. Dentre estes diversos modelos, podemos citar que dependendo da corrente teórica observada, um dado modelo pode se enquadrar na categoria tradicional ou quando abordado por outra corrente teórica, este mesmo modelo pode ser encontrado em outra categoria.
Normalmente entre os tipos tradicionais encontramos: Organização linear, funcional, lenear-staff, matricial, por projetos, por produtos ou serviços, por clientes e territorial.
Departamentalização matricial
A principal característica do arranjo matricial é que o princípio da unidade de comando é descartado, já que o empregado neste tipo de estrutura tem normalmente dois superiores diretos, existindo uma linha de comando vertical, típica da estrutura funcional e uma linha de comando horizontal, normalmente um gerente de projeto ou líder de equipe.
Organização por projetos
A organização que adota a estrutura por projetos entendeu que a realização destes tem um papel fundamental no alcance dos resultados, mais do que isto, a natureza do negócio costuma exigir a realização de projetos. Suas atividades e organização de recursos são pensadas em função dos projetos a serem realizados. Desta forma, os empregados se envolvem em diferentes projetos ao longo de suas atividades na empresa.
Vantagens da estrutura por projetos
Permite desenvolver um alto grau de responsabilidade nas pessoas que fazem parte dos projetos.
Equipes multidisciplinares.
Compartilhamento de conhecimentos mais eficientes.
Maior versatilidade e flexibilidade.
Melhor acompanhamento de prazos e orçamentos por projeto.
Desvantagens da estrutura por projetos
Pode levar a uma situação de recursos ociosos ou mal empregados.
Gera problemas de comunicação, já que cada equipe de projeto pode estar muito bem entrosada, porém o entrosamento entre as equipes é precário.
A tomada de decisão pode ser um problema, já que cada gerente de projeto preocupa-se com o seu projeto.
Mal dimensionamento do tamanho das equipes pode acarretar problemas de gestão, principalmente quando os grupos são muito grandes.
Organização por produtos ou serviços
Quando uma organização trabalha com vários produtos ou serviços, que apresentam diferenças importantes entre si,pode-se administrar melhor cada um individualmente.
Sua principal vantagem é a maior facilidade de colocação e venda destes produtos e ou serviços nos diversos segmentos de mercado.
Vantagens da estrutura por produtos ou serviços
Facilita a coordenação dos resultados.
Propicia a alocação de capital e de conhecimento especializado.
Facilita a utilização da capacitação.
Fixa e direciona responsabilidades.
Facilita a coordenação interdepartamental.
Permite mais flexibilidade.
Desvantagens da estrutura por produto ou serviço
Coordenação mais difícil, dada as diferentes políticas que podem ser adotadas.
Aumento dos custos pela duplicidade de atividades.
Aumento de temores e ansiedades.
Necessidade de gerentes de produtos.
Organização por clientes
As organizações podem ser estruturadas em torno de grupos de consumidores. Esse critério é apropriado quando a organização atende a diferentes tipos de clientes com necessidades muito distintas ou quando os clientes são iguais mas têm necessidades diferentes. Ex: Um hospital pode organizar seus serviços em função de casos infantis, adultos ou de emergência.
Vantagens
Interação efetiva com grupos de clientes definidos.
Conhecimento e atendimento contínuo e rápido das necessidades específicas de clientes específicos.
Desvantagens
Dificuldade de coordenação com outras formas de estruturação.
Utilização inadequada de recursos.
Organização territorial
Quando se usa o critério geográfica, cada unidade de trabalho corresponde a um território. Esse tipo de estrutura pode ser utilizado quando a organização atua em uma área grande ou em locais diferentes e em cada local é necessário disponibilizar certo volume de recursos ou certa autonomia.

Continue navegando

Outros materiais