Buscar

Planejamento Empresarial (Planejamento Orçamento e controle) [26.09

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Orçamento Empresarial
Princípios Básicos
O Orçamento Empresarial é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro, geralmente de 1 a 3 anos, dependendo do setor de atuação, mas que pode chegar até algumas décadas, como freqüentemente acontece em empresas de concessão e exploração.
Ganhos: toda empresa tem um fator comum: não tem como existir sem vender, sem faturar. Seja com a venda de produtos (indústria), revenda de mercadorias (comércio) ou prestação de serviços.
*
*
Orçamento Empresarial
Princípios Básicos
Toda empresa precisa ter uma boa noção de sua Previsão de Vendas para poder então realizar a Projeção de Faturamento seja de um mês, um semestre, um ano ou até mais.
Projeção de faturamento, de posse deste número é que será possível mensurar se os custos (CPV, CMV ou CSP) vão permitir uma margem de contribuição positiva, se a empresa terá como pagar os gastos fixos da operação e sobrar algum dinheiro para remunerar os sócios e também para realizar novos investimentos.
*
*
Orçamento Empresarial
Princípios Básicos
Outros planejamentos diretamente dependentes da previsão de vendas:
Deduções de vendas e Despesas variáveis: como impostos, fretes e comissões estão diretamente atreladas ao volume de vendas. Se não houver vendas, não há deduções a serem pagas.
Custos: os custos de produção dos produtos vendidos também dependem diretamente do volume de vendas. É através desta projeção que a empresa fará seu planejamento de produção, compra de matérias-primas e insumos (tecido, linha, tinta, pincel, substância química, máquinas, pessoal e etc.)
Investimentos: é de acordo com o volume de vendas que está sendo planejado que a empresa saberá o quanto precisará investir em máquinas, equipamentos, expansão (terrenos, armazéns, novas unidades produtivas), etc.
Gastos Fixos: baseado no volume de vendas previsto a empresa precisará se preparar para administrar o negócio, contratando pessoal para os cargos administrativos, comprando materiais de manutenção e escritório, entre outros, ou mesmo demitindo pessoal e reduzindo despesas caso as vendas previstas não suportem a estrutura de gastos atual
*
*
Orçamento Empresarial
Princípios Básicos
Despesas: gastos necessários para manter a empresa em funcionamento e que irão incorrer no período que está sendo projetado.
Os gastos de administração  pertinentes ao pró-labore da diretoria, salário do pessoal administrativo e materiais de expediente;
As despesas comerciais  tudo que é necessário antes, durante e depois do evento de venda;
As despesas financeiras  oriundas de operações de crédito de curto e longo prazo;
Além das  despesas tributárias  representadas pelas taxas e tributos a recolher pela empresa no período orçado.
*
*
Orçamento Empresarial
Princípios Básicos
O orçamento de despesas operacionais geralmente estará relacionado a itens classificados como gastos fixos, ou seja, que acontecerão independente da empresa vender ou não, como alugueis, salários, etc., 
*
*
Orçamento Empresarial
Princípios Básicos
investimentos Operacionais: (melhorar e ampliar a capacidade produtiva). São desembolsos realizados pela empresa para a compra de bens como máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, recursos de informática (hardware ou software), ou até mesmo em treinamentos e capacitações. 
Investimentos Financeiros: (fundos de investimentos ou até mesmo comprar ações de outras empresas). Não existe uma formula exata para afirmar se o mais correto é a empresa investir seus recursos em sua operação ou partir para investimentos financeiros.
*
*
Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle – Vantagens e Desvantagens
Planejar é estabelecer com antecedência ações a serem executadas, estimar recursos que serão necessários e alocados, assim como atribuir as responsabilidades em relação a um período futuro pré-determinado.
Planejamento: segundo Dowsley (1983, p. 49), o planejamento “é um ciclo de decisões múltiplas e inter-relacionadas, devendo ter consistência entre si e conduzir a empresa a objetivos comuns”.
Segundo Narayanan (2009), o planejamento pode ser dividido em três etapas com o objetivo de assegurar que a organização irá dispor de recursos para alcançar suas metas:
*
*
Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle – Vantagens e Desvantagens
 A) Escolhas das metas: podem ser abrangentes quanto à missão
 estratégica da organização;
B) Rever opções e prever resultados: assim que as metas forem definidas, o próximo passo é observar as opções disponíveis para alcançá-las e prever quais serão os resultados mais prováveis para cada opção. Prever os custos e benefícios de cada opção é parte do planejamento;
C) Decidir sobre as opções: após uma análise dos custos e benefícios potenciais de cada opção, deve-se decidir como alcançar as metas almejadas. Escolher que opções devem ser implementadas estabelece a direção que a empresa tomará.
 O Orçamento reflete essas decisões.
 
*
*
Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle – Vantagens e Desvantagens
Controle: Santos 2000) considera que “Controlar
é, acompanhar a execução das atividades da
maneira mais rápida possível, e comparar o
desempenho efetivo e planejado, isto é, o que
tenha sido consideradamente desejável, viável
ou satisfatório para a empresa”. 
*
*
Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle – Vantagens e Desvantagens
O orçamento apresenta os registros e as estimativas necessárias com auxilio da contabilidade, pois será ela que registrará as realizações que verificará o real cumprimento ou não das atividades programadas, outro ponto de estrema importância a ser adotado são os relatórios de custos devidamente ajustados para receberem valores orçamentários, com o objetivo de determinar possíveis desvios e permitir, caso necessário, uma imediata decisão.
*
*
Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle – Vantagens e Desvantagens
Vantagens: A implantação de um sistema orçamentário traz vantagens para a empresa e para seus funcionários. Estas vantagens ultrapassam, em muito, o simples aspecto financeiro.
O orçamento induz a minimização dos custos e a contenção das despesas - A busca do menor custo (da mão-de-obra, dos materiais, dos serviços de terceiros, dos encargos etc.) passa a ser rotineira, sem que tragam efeitos negativos ao faturamento e/ou à lucratividade. 
*
*
Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle – Vantagens e Desvantagens
Desvantagens: Os dados contidos nos orçamentos não passam de estimativas, estando assim sujeitos a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo de estimação e a própria incerteza inerente ao ramo de operações da empresa. 
*
*
Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle – Vantagens e Desvantagens
Sanvicente (1987) descreve que: ... apesar de todas as vantagens e contribuições que o uso de sistemas de planejamento e controle orçamentário pode proporcionar a uma empresa, a seus administradores e proprietários, bem como funcionário, clientes e fornecedores, ele não é a resposta para todos os males, pois, para ser bem aplicado numa empresa, requer as atitudes apropriadas e o conhecimento da técnica envolvida na utilização. 
*
*
Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle – Vantagens e Desvantagens
De acordo com Welsch (2007 p. 385) “um dos principais problemas da introdução e do desenvolvimento de um programa eficaz de planejamento e controle de resultado é a escolha de técnicas e conceitos apropriados a sua situação”
Deste modo a empresa deverá estar segura dos procedimentos a serem tomados, pois todo sistema orçamentário quanto contábeis devem ser adaptados à medida que a empresa se modifica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando