Buscar

Trabalho estruturado

Prévia do material em texto

Janine Cirino dos Santos
PRIMEIRA ETAPA:
Análise interpretativa do trecho da musica correlacionando com a violência nas grandes cidades. 
“As grades do condomínio são para trazer proteção, mas também trazem a dúvida se é você que está nessa prisão”.
O trecho da musica indicado, foi por mim analisado sob dois aspectos. 
O primeiro deles, correlacionado ao videoclipe, apresentado como parte desta atividade, Minha Alma, de O Rappa.
O clipe conta a historia de um grupo de meninos de uma comunidade pobre, provavelmente no Rio de Janeiro. Em um dia de que seria de diversão, os garotos decidem ir à praia. 
No caminho param para fazer um lanche, quando um mal entendido leva a policia a crer que os meninos estariam praticando um assalto, ou furto. 
Os agentes, a poucos metros da situação, não averiguaram os fatos e atuaram como se estivessem diante de criminosos, agrediram os jovens e atirou contra um deles. Outro foi detido.
A ação incentivou confrontos entre moradores e agentes, saqueamentos e insegurança no comercio local.
Uma criança, que acompanhava o menino que foi morto assistiu a sequencia de atos de violência sem entender o que de fato havia acontecido.
Desta forma, correlaciono as grades do condomínio da estrofe, com a polícia no videoclipe. O que deveria trazer segurança para os moradores da comunidade causou uma confusão generalizada entre os moradores, morte e prisão.
O outro aspecto da analise seria a interpretação das grades do condomínio como o que de fato representam. Mesmo quem esta longe das comunidades pobres, não esta livre da violência. Ainda que possam pagar por segurança privada, estas pessoas só estão seguras nos limites do cercado. 
Desta forma, os portões não tem função de proteção, mas de privação da liberdade de ir e vir.
SEGUNDA ETAPA:
a) Realizar uma pesquisa sobre o tema Desvio social, crime e controle social. 
b) Elaborar um breve ensaio (entre 15 e 20 linhas) enfocando, em especial, a diferença entre desvio e crime, exemplificativamente.
O Desvio Social se caracteriza como a violação de uma norma social, assim como o crime. 
O Desvio inclui quebrar regras formas e informais. A criminalidade é parte do fenômeno do Desvio Social, pois todos os comportamentos que são rotulados como desviados não são automaticamente rotulados criminosos. 
O crime tem a característica adicional de que uma lei foi criada contra ele, transformando a violação em crime ou ofensa criminal.  Porem nem tudo o que ilegal e criminoso. O comportamento criminal é relativo.
De acordo com a Sociologia, existem teorias Absolutistas, Objectivas e Subjectivas que explicam o Desvio social. 
Com base nessas teorias eh possível examinar como a religião, normas sociais, relações de poder, valores e crenças pessoais são muitas vezes utilizados para determinar que características pessoais e comportamentos sejam classificados como desviantes, e quais os indivíduos ou grupos ou comportamentos são sancionados em sociedades.
O controle social atua tanto no Desvio Social como nos Crimes através de recursos materiais e simbólicos para sancionar a conduta do individuo em sociedade, punir o desvio e promover a coesão social. 
Os recursos materiais são, sobretudo, as leis. Os simbólicos são associados à esfera da cultura, com mecanismos de socialização e aprendizagem, para que as pessoas se comportem de acordo com valores coletivos, morais e éticos.
TERCEIRA ETAPA 
- Realizar uma pesquisa de campo sobre a questão das causas da violência urbana e propostas de solução:
 - Título Da pesquisa: SEGURANCA DENTRO DE CASA.
 - Público-alvo: MORADORES DA RUA SA FERREIRA, COPACABANA, VIZINHOS DAS COMUNIDADES PAVAO-PAVAOZINHO E CANTAGALO.
 - Questionário:
Você se sente seguro morando próximo as comunidades Pavao-Pavaozinho e Cantagalo?
Sim
Não
Razoavelmente
Prefiro não responder
 Quais destas situações você já presenciou?
Assaltos
Tiroteios
Trafico de drogas
Nenhum deles 
A instalação da UPP melhorou a segurança da região?
Sim
Não
Indiferente
Melhora relativa
O que deve ser feito para melhorar a segurança dos moradores da região?
- Resultado: 
Entre as dez pessoas que responderam a pesquisa, 40% disseram que se sentem seguras morando próximo as comunidades e 60% afirmaram se sentir razoavelmente em segurança. 
Na questão 2, 40% dos entrevistados disseram que nunca presenciaram situações de violência e 30% já souberam ou foram vitimas de assaltos (30%). Em seguida, os moradores assinalaram tiroteio (20%), trafico de drogas (10%).
Para a maioria dos entrevistados, (80%), a instalação da UPP não fez muita diferença na tranquilidade da região. Apenas 20% responderam sim quanto ao aumento da segurança apos a pacificação.
QUARTA ETAPA
 a) Construir um cartaz digital para servir de elemento motivacional para uma campanha institucional contra a violência e em defesa dos Direitos Humanos, contemplando os resultados da pesquisa feita na 3ª etapa.
“A não violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível.”
Mahatma Gandhi
“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.”
Jean-Paul Sartre

Continue navegando