Buscar

Estudos Disciplinares IV

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Do ponto de vista histórico, a sociedade atual tem um estilo de vida considerado avançado e essa forma de viver acarreta diversos problemas ao meio ambiente. Sobre esse fato, aponte os elementos considerados responsáveis pelos problemas ao meio ambiente decorrentes do padrão de vida da sociedade moderna.
	
	a.
	Elevado processo de urbanização que conduz ao aumento do consumo de produtos industrializados, à expansão das telecomunicações, ao uso potencializado de produtos químicos sintéticos, de energia e, em especial, do sistema de transporte.
	
	b.
	A crescente urbanização tem conduzido ao aumento do consumo de produtos industrializados. Contudo, nos países mais industrializados, a contaminação ao meio ambiente é menos agressiva, em razão da maior eficiência no controle da poluição pelos governos desses países.
	
	c.
	A crescente urbanização e o padrão de consumo a ela relacionado não podem ser considerados como elemento indutor da contaminação ambiental.
	
	d.
	A crescente urbanização eleva a demanda de produtos agrícolas, cuja produção em larga escala contamina o meio ambiente, em específico, o meio urbano.
	
	e.
	O transporte em massa no meio urbano é, em síntese, o único responsável pela contaminação ambiental, uma vez que se trata de um setor preponderantemente demandante de energia.
1 pontos   
Pergunta 2
De acordo com os especialistas do meio ambiente, a sustentabilidade do crescimento só será possível quando:
	
	a.
	ocorrer o controle populacional de modo a promover redução na demanda.
	
	b.
	o desenvolvimento tecnológico poupador de recursos naturais ocorrer em escala planetária.
	
	c.
	houver um planejamento prospectivo de modelos alternativos de desenvolvimento sustentável.
	
	d.
	o uso de energias alternativas, como o etanol, for de pouco impacto sobre o meio ambiente.
	
	e.
	a utilização de métodos de análises prospectivos estabelecer relações de causalidade linear.
Pergunta 3
A primeira conferência mundial sobre desenvolvimento sustentável ocorreu em Roma, em 1968. Qual era a grande preocupação na época?
 
	
	a.
	A retomada das ideias originadas pelas antigas civilizações clássicas, como Roma e Grécia, preocupadas exclusivamente com o desenvolvimento de maneira sustentável das suas comunidades.
	
	b.
	Previa-se uma catástrofe ambiental nos próximos 100 anos.
	
	c.
	Que os problemas ambientais poderiam ocorrer de forma muito intensa já no início do século XXI, o que foi desmentido pela conferência realizada no Rio de Janeiro, em 1992.
	
	d.
	 Entendia-se que os problemas sustentáveis eram, exclusivamente, uma questão de ordem técnica e não econômica ou política.
	
	e.
	As responsabilidades pelo desenvolvimento sustentável deveriam ser preocupação, apenas, dos países emergentes.
 
Pergunta 4
O meio ambiente hoje é definido como um sistema no qual interagem fatores de ordem física, biológica e socioeconômica. Entre os novos estudos relacionados com a sustentação do meio ambiente, inserem-se os relacionados com o Direito Ambiental.
Aponte, entre as alternativas abaixo, aquela que melhor especifica esses conceitos:
 
	
	a.
	O Direito Ambiental estuda os problemas ambientais e suas relações com o homem, visando a atender tanto a melhoria das condições de vida quanto a proteção dos recursos naturais.
	
	b.
	Os estudos, relacionados com o Direito Ambiental, podem, em qualquer hipótese, oferecer resistências à melhoria da qualidade de vida.
	
	c.
	O Direito Ambiental não deve levar em consideração as questões de natureza política e econômica.
	
	d.
	O Direito Ambiental precisa considerar, de forma absoluta e prioritária, as questões de natureza econômica e política.
	
	e.
	Cabe ao Direito Ambiental, principalmente, o desenvolvimento de leis que facilitem basicamente a convivência entre os seres huma
Pergunta 5
Foi desenvolvido um conjunto de princípios que objetivam o tratamento das questões relacionadas com o meio ambiente. Aponte, entre as alternativas abaixo, qual deles NÃO é relacionado com a proteção dos recursos naturais:
 
	
	a.
	Crescimento, acima de quaisquer condições, do PIB dos países emergentes.
	
	b.
	O princípio da precaução, que visa à durabilidade da sadia qualidade de vida das gerações humanas e à continuidade da natureza existente no planeta.
	
	c.
	O princípio da prevenção que considera que devem ser adotadas medidas que evitem a probabilidade de que os danos ao ambiente se tornem irreversíveis.
	
	d.
	O princípio da prevenção que abrange o questionamento sobre a própria razão de existir uma determinada atividade, contrapondo-se o objetivo desta ao seu grau de risco ao meio ambiente e à saúde.
	
	e.
	Princípio da informação e da participação, que diz respeito ao cidadão ter acesso a informações que interfiram no meio ambiente, permitindo sua participação legal no processo de decisão.
Pergunta 6
Direito Ambiental é a ciência que estuda os problemas ambientais e suas interligações com o homem, visando à proteção do meio ambiente para a melhoria das condições de vida de modo geral. Sobre as ações públicas de controle da qualidade do ar, não podemos afirmar que:
 
	
	a.
	o poder público pode, por meio de instrumento legal, criar as condições necessárias que inibem a prática de emissão de poluentes no ar.
	
	b.
	um dos instrumentos de política é denominado de comando e controle.
	
	c.
	iniciativas de desenvolvimento de veículos de uso de combustíveis limpos sejam eficientes.
	
	d.
	o ar não tem dono e, nesse sentido, o governo pouco pode fazer para controlar as externalidades negativas provocadas pela comodidade da vida moderna.
	
	e.
	não existe solução perfeita, mas o governo pode incentivar a redução de emissão de poluentes, por exemplo, incentivando a compra de veículos menos poluentes por meio de subsídios, como o crédito mais barato.
Pergunta 7
No ano de 1968, aconteceram três encontros determinantes com a finalidade de delinear estratégias para o enfrentamento de problemas ambientais. Primeiramente, uma organização informal com a participação de dez países, ocorrida na Itália, denominada Clube de Roma, tinha a finalidade de promover novas iniciativas, assim como novos planos de ação para as sociedades. Sobre tais encontros, leia as afirmativas.
 
I – O primeiro encontro, ocorrido na Itália em 1968, previu uma catástrofe ambiental e foi publicado num relatório chamado Limites do Crescimento.
II – O segundo encontro ocorreu em 1968, em Paris, e estabelecia as bases para o lançamento do Programa Homem e a Biosfera.
III – O terceiro encontro ocorreu na cidade de Estocolmo, Suécia, em 1972, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
IV – No encontro da Rio 92, houve a elaboração do documento “Nosso Futuro Comum”.
 
Do que foi apresentado, está incorreto o que se afirma somente em:
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	III e IV.
	
	d.
	II.
	
	e.
	IV.
 
Pergunta 8
Está crescendo a preocupação com o desenvolvimento de novas formas de geração de energia, atendendo aos objetivos de promoção do desenvolvimento sustentável das regiões e das respectivas populações. Entre as alternativas capazes de atender a essa preocupação, podemos considerar como válida:
 
	
	a.
	A exploração de matas antes não habitadas pelos seres humanos.
	
	b.
	Utilização intensiva do petróleo, desde que oriundo de mares profundos.
	
	c.
	O aumento da utilização da energia solar e dos ventos.
	
	d.
	Controle de natalidade em escala mundial.
	
	e.
	Aumento do uso das tecnologias de carvão, apesar de poluidoras.
 
Pergunta 9
Analisando as alternativas a seguir, indique a correta, com base no princípio do direito à sadia qualidade de vida:
 
	
	a.
	Que a poluição mundial ocorra em menor proporção ou apenas em áreas não habitadas constantemente pelos seres humanos.
	
	b.
	Que a população mundial seja controlada,assim como qualquer forma de desenvolvimento econômico.
	
	c.
	Que sejam adotadas medidas que controlem o crescimento do capitalismo e propiciem a diminuição do consumo pelos indivíduos.
	
	d.
	Que seja permitida apenas uma razoável emissão de substâncias poluentes e contaminantes no meio natural, não superior a 25% do que era gerado na primeira metade do século XX.
	
	e.
	Que propicie o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação da natureza.
 
Pergunta 10
As matérias-primas que, eventualmente, ingressam no sistema econômico retornam ao meio ambiente na forma de resíduos. A maioria dos resíduos encontra-se na forma de gases liberados na atmosfera. Aparentemente, no curto prazo, não são prejudiciais, pois acabam sendo absorvidos no que é denominado de assimilação ambiental. Por exemplo: as emissões de dióxido de carbono liberado pela queima de combustíveis fósseis, como carvão, óleo e gás natural, podem ser absorvidos por oceanos e florestas. Outros tipos de resíduos como a água industrial ou resíduos sólidos, como o lixo urbano, e alguns materiais perigosos representam potenciais ameaça para a saúde e o ecossistema. Todavia, podemos atrasar, mas não evitar o lançamento de resíduos de volta ao meio ambiente. Por exemplo, recuperação, reciclagem e reutilização atrasam o lançamento desses resíduos de volta ao meio ambiente. O Brasil pode contribuir para reduzir as emissões de gases de efeito estufa a partir de ações como:
	
	a.
	a elevação da área plantada da cana-de-açúcar.
 
	
	b.
	o estímulo a produção industrial de modo a atingir o mesmo padrão dos países desenvolvidos.
	
	c.
	o aumento do consumo de energia derivada do petróleo.
	
	d.
	o aumento do consumo de energia hidroelétrica, considerada como a energia mais limpa do planeta.
	
	e.
	a proibição do avanço do desmatamento.

Continue navegando