Buscar

Aula 09

Prévia do material em texto

Aula 9 – D Proces Civil 1 - APLICAÇÃO PRÁTICA/ TEÓRICA
	1a Questão.
Rodrigo promove ação de conhecimento em face de Arnaldo para postular a anulação do contrato de compra e venda. O Juiz determina a citação de Joaquim, que também celebrou o mesmo contrato de compra e venda, em litisconsórcio necessário. Arnaldo comparece em juízo e oferece contestação. O autor ingressou com petição alterando o seu pedido para postular também dano moral.
Indaga-se:
É possível acolher o pedido de alteração do pedido feita pelo autor da ação? Justifique.
Segundo o art. 264 do CPC é defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do réu, mantendo-se as mesmas partes, salvo substituições permitidas por lei. 
Contudo, é necessário observar a exceção no parágrafo único deste artigo que destaca a sua impossibilidade após o saneamento do processo.
Haveria afronta ao contraditório se o juiz acolhe o pleito de aditamento? Justifique.
Não há afronta desde que garanta a reestabilização completa da demanda, permitindo ao réu que ofereceu contestação que complemente a sua defesa para adequá-la aos novos contornos da Lide.
( STJ, RESP. 804.255 – Ceará )
2a Questão ? Objetiva.
Acerca da citação é correto afirmar que:
a) efetuada a citação por edital, o prazo para o réu contestar inicia-se logo após o exaurimento do prazo de dilação fixado pelo juiz;
b) é possível a citação, via postal, na Ação de Execução fundada em título extrajudicial;
c) quando, por três vezes, em horários distintos, o oficial de justiça houver procurado o réu em sua residência sem o encontrar, e havendo suspeita da ocultação dolosa deste, o juiz deverá determinar a citação por edital;
d) a citação válida, ainda que ordenada por juízo incompetente, interrompe a decadência.

Continue navegando