Buscar

direito constitucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho 1
No início a questão aborda o que foi interpretado por Lassale, que defende o sentido sociológico ao dizer que uma Constituição só seria legítima a partir do momento em que se submetesse aos fatores reais de poder, sendo esta a Constituição real e efetiva. Na parte final falamos sobre as ideias de Konrad Hesse dizendo que a Constituição prevalece sobre estes fatores não tomando uma postura exclusivamente passiva, onde as normas jurídicas e a realidade sejam consideradas de maneira condicional. Por fim, fala-se de Kelsen e o sentido jurídico no qual a Constituição seria o equivalente a norma positiva suprema, ou seja, um conjunto de normas que regula a criação de outras normas.
Semana 2
a) Uma das formas de conseguir estabilidade, ou determinado equilíbrio ocorre quando princípios ou ideias diferentes conseguem conviver de maneira harmônica tentando atingir o bem estar de um número mais expressivo de pessoas possíveis. A constituição ao adotar a livre iniciativa de certa forma defende o capitalismo, mas no liberalismo clássico, sem intervenção do governo, os direitos sociais ficavam em segundo plano, isso quando se quer eram levados em consideração. A presença desses direitos na constituição mostra que o Estado, pode e deve intervir para fazer valer esses direitos. 
b) Ao defender duas ou mais ideologias, e promover uma estabilidade maior podemos classificá-la como compromissória quanto a ideologia; e por proteger os direitos de primeira, segunda e terceira geração, e buscar sua concretização podemos classificá-la como dirigente quanto a sua finalidade.
Semana 3
Na Constituição Federal de 1988 não encontramos uma vedação à atividades laborais sob condições de risco à saúde ou à integridade física do empregado, pois esta garante a diminuição dos riscos decorrentes do trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança, bem como o pagamento de adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas. 
A aparente colisão de normas fundamentais decorrentes da atividade profissional de provador de cigarros soluciona-se através da harmonização, pois mesmo o livre exercício de profissão ou de ofício, e a livre iniciativa e o livre exercício de qualquer atividade econômica não podem ser cumpridos, sem que haja uma preocupação com a saúde e a segurança dos empregados.

Continue navegando