Buscar

Av2 Psicodiagnóstico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408383397)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	3) Uma atitude recomendável para o psicólogo na primeira entrevista do processo psicodiagnóstico é:
		
	 
	e) Deve levar em consideração todos os dados que vão surgindo à medida que o processo de entrevistas avança;
	
	d) Deve captar a primeira impressão clínica do caso e não se deixar contaminar por nenhuma outra informação que não coincida com a do começo da entrevista;
	
	b) Caso escute uma história muito dramática, deverá se esforçar para encontrar articulações com os evidentes transtornos psicopatológicos assim revelados;
	
	c) Frente a um caso apresentado como simples, deve se limitar a investigar a dificuldade focalizada pelos pais da criança;
	
	a) Escutar apenas o paciente e guardar a versão que ele lhe transmite como a verdadeira, em detrimento das versões certamente menos precisas apresentadas pelos pais ou responsáveis pela criança;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408232832)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O processo psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses incialmente formuladas e delimitam o escopo da avaliação. Identifique dentre as opções abaixo as características de uma avaliação psicológica que possui o objetivo de classificação nosológica.
		
	 
	São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia.
	
	O exame compara a amostra do comportamento do examinado com os resultados de outros sujeitos da população em geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, em uma avaliação de nível intelectual.
	 
	Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos.
	
	É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.
	
	O exame interpreta diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408785640)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O enquadre deve ser feito antes mesmo de se iniciar o processo de psicodiagnóstico. O enquadre é importante porque:
		
	 
	Mantem constantes variáveis tais como o tempo, o local, o horário, o papel e os honorários.
	
	Mantem constantes variáveis tais como o tipo de entrevista e a anamnese.
	
	Mantem constantes variáveis tais como o rapport e a empatia.
	
	Mantem constantes variáveis tais como o sintoma e o motivo manifesto.
	
	Todas as respostas acima estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408820157)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O atestado psicológico tem como finalidade:
		
	 
	Solicitar e justificar o afastamento e/ou dispensa do solicitante
	
	Apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação técnica especializada, de uma questão-problema
	
	Justificar o acompanhamento psicológico.
	 
	Apresentar os resultados e as conclusões de uma Avaliação Psicológica
	
	Apresentar diagnóstico e/ou prognóstico, visando fornecer orientações, subsidiar decisões ou encaminhamentos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408233428)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Através do brinquedo, a criança não só realiza seus desejos, mas também domina a realidade, graças ao processo de projeção dos perigos internos sobre o mundo externo. O brinquedo é, então, um meio de comunicação, é a ponte que permite ligar o mundo externo e o mundo interno, a realidade objetiva e a fantasia. Embora não exista um roteiro padronizado para a análise das entrevistas lúdicas alguns indicadores são importantes de serem considerados, entre ele podemos destacar a criatividade que está relacionada à:
		
	 
	Capacidade da criança de assumir papéis no brinquedo. É um elemento comum em todos os períodos evolutivos, através do qual as crianças transformam seus brinquedos ou a sim mesmas em personagens imaginários ou não, de acordo com sua faixa etária.
	
	Processo mental de manipulação do ambiente do qual resultam novas idéias, formas e relações.
	
	Está relacionada como momento evolutivo emocional e intelectualmente em que a criança se encontra; desta forma deve-se considerar o ponto de vista evolutivo registrando-se cada uma das manifestações de conduta lúdica e classificando-a de acordo com as idades correspondentes dentro de um referencial da psicologia do desenvolvimento.
	
	Está relacionada à integração da imagem corporal, organização da lateralidade e estruturação espaço temporal, possibilitando à criança o domínio dos objetos do mundo externo no campo social, escolar e emocional, satisfazendo suas principais necessidades com autonomia.
	
	Está relacionada a manifestações simbólicas do ego e de seus traços de funcionamento psíquico, podendo-se observar características tais como a plasticidade, a rigidez, a estereotipia e a perseveração.

Outros materiais