Buscar

CIÊNCIA POLÍTICA AV APREND. AV1 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
	
	Simulado: CCJ0107_SM_201509175237 V.1 
	Aluno(a): ALESSANDRA DE MORAES RIBEIRO
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 14/04/2016 12:00:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201509961953)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere ao núcleo conceitual da política (promoção do bem comum e dos interesses da coletividade) dos tipos de conhecimento (científico, filosófico, senso comum e teológico), indique a resposta correta no que se refere a noção de Ciência Política.
		
	 
	A ciência política é o estudo metodológico das ações que visam promover o bem coletivo e o interesse geral, assim, este ramo do conhecimento fornece categorias analíticas para a análise do fenômeno político.
	
	A política enquanto objeto da ciência e constituidora de um ramo autônomo do conhecimento dispensa o "método".
	
	A política é estudada somente pela ciência, logo a formação de uma "ciência política" configuraria uma maneira analítica superior as demais, assim, a filosofia política e as contribuições do senso comum e da teologia são secundárias na escala hierárquica dos conhecimentos, podendo, até mesmo, ser descartadas.
	
	A política é o estudado unicamente pela filosofia, por esta razão somente pode-se falar de uma "filosofia política", mas jamais de "ciência política".
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509310796)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo Victor Nunes Leal ¿Um fenômeno de imediata observação para quem procure conhecer a vida política do interior do Brasil é o malsinado ¿coronelismo¿.(Nunes Leal, V. Coronelismo , enxada e voto, São Paulo, Ed. Alfa-Omega. 1978, p.19). Dentre as alternativas abaixo sobre o coronelismo, assinale a afirmativa INCORRETA:
		
	 
	O coronelismo diz respeito ao prestígio dos coronéis na vida militar.
	
	O coronelismo se utilizou como estratégia política do ¿voto de cabresto¿.
	 
	O coronelismo se baseia na concentração de terra e teve grande influência na política brasileira principalmente até os anos 30.
	
	O coronelismo implicava na troca de favores entre o poder público e os senhores de terra locais.
	
	Os coronéis exerciam funções policiais sem caráter oficial.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509301291)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Afirma-se que o Poder Legislativo brasileiro é do tipo bicameral-federativo, pois:
		
	 
	é integrado por duas Casas Legislativas, uma delas composta por representantes do povo brasileiro e a outra por representantes dos Estados e do Distrito Federal
	
	a União e os Estados têm Poderes Legislativos próprios
	
	é integrado pela Câmara dos Deputados, composta por representantes do povo brasileiro, e pelo Senado Federal, composto por representantes dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal
	
	é integrado exclusivamente por representantes dos Estados e do Distrito Federal, que são entes federativos
	
	é Composto pelos Municípios e Estados Federados.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509899186)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O discurso político não esgota, de forma alguma, todo o conceito de Política, mas não há Política sem discurso. A linguagem é o que motiva a ação, orientando-a e lhe concedendo sentido. A ação política e o discurso político estão indissociavelmente ligados, o que justifica pelo mesmo raciocínio o estudo político através do discurso. (GÓIS, Guilherme Sandoval; LIMA, Marcelo Machado. Ciência Política. Rio de Janeiro: SESES, 2015.) Sobre o discurso político, é verdadeiro o que se afirma abaixo, exceto:
		
	 
	O discurso político serve aos interesses absolutistas principalmente quando a vontade de um homem deve prevalecer sobre a vontade da coletividade, como se constata no espírito grego.
	
	Na democracia, o uso da palavra, especialmente no âmbito político, substitui o uso da força.
	
	O discurso político tanto se vale da razão (logos) como da emoção (phatos).
	
	Educar o cidadão para o uso persuasivo da palavra na polis grega, se tornou uma necessidade como advento da democracia.
	
	O discurso político visa à persuasão dos ouvintes, levando-os a convencer-se de algo por meio da argumentação habilidosa, onde a linguagem se coloca à serviço da coletividade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509852198)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O conceito de estado de natureza tem a função de explicar a situação pré-social na qual os indivíduos existem isoladamente e do qual partem para a formação do Estado. Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, igual ao maior e a ninguém sujeito, por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que abandonará o seu império e sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a fruição do mesmo é muito incerta e está constantemente exposta à invasão de terceiros porque, sendo todos reis tanto quanto ele, todo homem igual a ele, e na maior parte pouco observadores da equidade e da justiça, a fruição da propriedade que possui nesse estado é muito insegura, muito arriscada. Estas circunstâncias obrigam-no a abandonar uma condição que, embora livre, está cheia de temores e perigos constantes; e não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir-se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de ¿propriedade¿. LOCKE, J. Segundo Tratado Sobre o Governo, São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 82. Considerando as ideias de Locke expostas no texto acima, assinale a alternativa correta.
		
	 
	A propriedade surge com a criação da sociedade.
	
	Devido à insegurança, os homens optam por viver sem direitos.
	
	A efetivação do direito de propriedade requer um poder absoluto.
	
	No estado de natureza, o homem é livre, mas, desigual.
	 
	O direito de propriedade é compatível com a sociedade.

Continue navegando