Buscar

O analfabetismo no Brasil

Prévia do material em texto

O analfabetismo no Brasil
	Hodiernamente, o Brasil ainda possui um grande índice de analfabetismo, causado por diversos fatores, segundo o site da revista Veja, isso nos leva ao 35° lugar no ranking de países com melhor educação, deixando pra trás somente o México. 
	Uma pesquisa feita pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE em 2016, mostrou um número assombroso de quase 13 milhões de brasileiros analfabetos; esses dados mostram, o quanto ainda temos que lutar para que o nosso país tenha uma educação de boa qualidade para todos. Para isso, o governo tem implantado políticas públicas voltadas para a educação, no intuito de baixar esses números. 
	Um exemplo disso é o “Programa Brasil Alfabetizado”, que visa alfabetizar os jovens e adultos que não tiveram uma educação regular, priorizando àqueles municípios com maior índice de analfabetismo.
	Outro exemplo que tem dado resultado é o “Programa Caminho da Escola”, que tem por objetivo melhorar a frota de veículos escolares, garantindo a segurança dos alunos, e diminuindo o índice de evasão escolar, melhorando assim, o acesso à escola, de crianças que moram na zona rural.
	Outros programas têm sido realizados, visando à melhoria da educação em nosso país, e nesse caminho já diminuímos os índices de analfabetismo, passando de 11,5% em 2004 para 8,7% em 2012, segundo a Pnad; apesar de ainda termos muitos brasileiros analfabetos, esse já é um grande avanço.
	Por conseguinte, o governo deve continuar elaborando políticas voltadas para a melhora da educação, assim, um dia teremos um lugar mais no alto no ranking de países com educação de qualidade.

Continue navegando