Buscar

Atributos do Poder de Polícia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atributos do Poder de Polícia
Após falarmos da Discricionariedade e destacarmos suas características mais marcantes e também suas diferenças em relação ao Poder Vinculado voltamos nossa atenção aos outros atributos não menos importantes. Dirley da Cunha Júnior menciona em sua obra:
“Os poderes administrativos são os meios ou instrumentos jurídicos através dos quais os sujeitos da Administração Pública (as entidades administrativas, os órgãos e os agentes públicos) exercem a atividade administrativa na gestão dos interesses coletivos. São verdadeiros instrumentos de trabalho com os quais os agentes, órgãos e entidades desenvolvem as suas tarefas e cumprem os seus deveres funcionais. Por isso mesmo, são chamados poderes instrumentais, consentâneos e proporcionais aos encargos e deveres que lhe são conferidos. Os poderes administrativos são atividades jurídicas inerentes à Administração Pública e nascem com ela, sem os quais ela não conseguiria fazer sobrepor a vontade da lei à vontade individual, o interesse público sobre o privado (CUNHA JÚNIOR, 2012, p. 77).”
	A autoexecutoriedade é a execução do ato administrativo sem necessidade de autorização judicial. Com isso os agentes públicos podem impor medidas administrativas referentes ao Poder de Polícia sem uma ordem judicial. Hely Lopes Meirelles menciona em sua obra que:
“A auto-executoriedade, ou seja, a faculdade de a Administração decidir e executar diretamente sua decisão por seus próprios meios, sem intervenção do Judiciário, é outro atributo do poder de polícia. Com efeito, no uso desse poder, a Administração impõe diretamente as medidas ou sanções de polícia administrativa necessárias à contenção da atividade anti-social que ela visa obstar. Nem seria possível condicionar os atos de polícia a aprovação prévia de qualquer outro órgão ou Poder estranho à Administração. Se o particular se sentir agravado em seus direitos, sim, poderá reclamar, pela via adequada, ao Judiciário, que intervirá oportunamente para a correção de eventual ilegalidade administrativa ou fixação da indenização que for cabível. O que o princípio da auto-executoriedade autoriza é a prática do ato de polícia administrativa pela própria Administração, independentemente de mandado judicial (MEIRELLES, 2005, p. 136-137).”
	Alguns autores desdobram a autoexecutoriedade em dois: exigibilidade e a executoriedade. Por meio da autoexecutoriedade a Administração compele materialmente o administrado usando meios diretos de coação, por exemplo, quando dissolve uma reunião e apreende mercadorias. Esse atributo não existe em todas medidas de polícia, é necessário que a lei autorize expressamente ou que existe medida urgente podendo acarretar prejuízo ao interesse público.
	A coercibilidade é indissociável da auto-executoriedade. O ato de polícia só é auto executório porque é dotado de coercibilidade. A coercibilidade, também um importante atributo do poder de polícia, é a imposição coativa de medidas adotadas pela Administração. Esse ato de polícia é imperativo, fazendo uso, dependendo da ocasião, das forças de segurança pública para garantir o seu cumprimento, se o administrado resistir.
	É a Administração Pública que que determina e executa as medidas coercitivas que se fazem necessárias para a execução do ato ou aplicação da penalidade administrativa. Esse atributo justifica o emprego da força quando o infrator se opõe à aplicação da coerção. Deve-se, portanto, saber usar a força sem que ela não seja utilizada em excesso, desnecessária ou desproporcional, caracterizando dessa forma o excesso de poder e o abuso de autoridade que tornam o ato praticado nulo e podendo ensejar ações civis e criminais para que o dano seja reparado e os culpados punidos de forma efetiva.
CUNHA JÚNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. 11ª ed. Salvador: JusPODIVM, 2012.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 30ª ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando