Buscar

PERMAGNATO DE POTÁSSIO E IODETO DE POTÁSSIO


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Permanganato de Potássio
E um composta formado pelo íons de potássio e permanganato (MnO4)ˉ
E um forte agente oxidante e apresenta coloração violeta tanto no estado solido e aquosa.
 
O Permanganato de Potássio é um medicamento usado desde há muito tempo atrás para tratar problemas de pele como: coceira, catapora, acabar com bactérias e fungos, cicatrizante e em alguns casos é usado para banho de assento como no caso de vaginite corrimento ou vulvovaginite
Dentre os cuidados deve-se manter o permanganato de potássio sólido longe de glicerina, etanol e ácido sulfúrico, sob o risco de reação explosiva.
Iodeto de potássio
O Iodeto de potássio pode ser usado para o tratamento de diferentes problemas, como para ajudar a expulsar a expectoração ou para tratar deficiências nutritivas ou casos de exposição à radioatividade.
Este remédio pode ser encontrado na forma de xarope ou pastilha e é um elemento com propriedades anti-radioativas, que protegem a tireoide e todo o sistema endócrino do corpo, além de apresentar também propriedades expectorantes.
aasaf
Funções
Transporte e Reserva de Oxigênio
O transporte de oxigênio pelo sangue é feito majoritariamente pela hemoglobina
Síntese de DNA
Para que ocorra a síntese de DNA, é necessário um pleno funcionamento da enzima ribonucleotídeo redutase
Cofator Enzimático
Na cadeia respiratória presente nas mitocôndrias, os citocromos que promovem a passagem de um elétron por entre os complexos possuem átomos de ferro.
Absorção
Existem diferentes teorias que tentam explicar a absorção do ferro, a teoria da Absorção pela Apotransferrina é mais antiga e menos irrelevante. A teoria mais aceita e importante para entender a fisiologia do ferro no organismo é a teoria da Absorção por transportadores específicos e portanto nosso foco será nestes mecanismos. 
Anemia por falta de ferro
A anemia ferropriva é causada pela falta de ferro no sangue, sendo caracterizada pela baixa quantidade de glóbulos vermelhos que são as células responsáveis por transportar oxigênio para todos os tecidos do corpo. Ela gera sintomas como fraqueza, desânimo, cansaço fácil, pele pálida e sensação de desmaio
Sinais e sintomas da Anemia Ferropriva
cansaço;
fraqueza generalizada;
sonolência;
dificuldade para praticar exercícios;
tontura;
sensação de tontura ou desmaio;
palidez cutânea e das mucosas dos olhos;
dificuldade de concentração;
lapsos da memória;
dor de cabeça;
unhas fracas e quebradiças;
pele seca;
dor nas pernas;
inchaço nos tornozelos;
queda de cabelo;
falta de apetite.
causas
Alimentação pobre em ferro: o que pode acontecer até mesmo em pessoas que estão dentro do peso ideal ou acima do peso;
Pouca absorção de ferro pelo organismo: como acontece em caso de doença celíaca ou quando uma parte do intestino delgado foi removido do corpo;
Hemorragias prolongadas: a perda de sangue contínua e prolongada dentro do sistema digestório também pode causar anemia ferropriva, sendo comum em caso de hérnias ou úlceras de estômago, mas a menstruação abundante ou sangramento de escape que persiste por mais de 8 dias também podem causar essa falta de ferro.
Tratamento para Anemia Ferropriva
O tratamento da anemia ferropriva inclui a toma de 60 mg de um suplemento de ferro diariamente e a ingestão de alimentos ricos em ferro como lentilha, salsa, feijão e carnes vermelhas.
Comer alimentos ricos em vitamina C potencializa a absorção do ferro. Em contrapartida, existem alguns alimentos que prejudicam a absorção do ferro como, por exemplo, os taninos e a cafeína encontrados no café e o oxalato presente no chocolate. Assim, a melhor sobremesa para quem tem anemia é uma laranja, e as piores são café e chocolate.
O tratamento deve ser indicado pelo médico e a alimentação pode ser orientada por um nutricionista, sendo importante repetir os exames 3 meses depois de iniciar o tratamento, porque o excesso de ferro pode prejudicar o fígado. 
MODO DE AÇÃO: A atividade antianêmica de VI-FERRIN deve-se à presença do elemento ferro que, associado ao Ácido Fólico, responsável pela transformação e síntese de vários aminoácidos, juntamente com a Cianocobalamina, que desempenha importante papel na síntese do DNA, estende sua ação em pacientes nos estados de desnutrição e convalescença.
VI-FERRIN
No sangue o ferro é transportado até a medula óssea pela transferrina, onde vai ser incorporado à hemoglobina. Na gestante, o ferro transportado pela transferrina materna alcança as vilosidades placentárias, sendo captado pelo epitélio coriônico e armazenado. Liga-se, então, à transferrina do feto para depois atingir os locais de produção dos eritrócitos.
AÇAO DO VI-FERRIN
O sangue funciona como uma solução-tampão, que evita que o seu pH sofra grandes alterações. O pH do sangue e dos fluidos extracelulares se mantém na faixa entre 7,35 a 7,45.
ACIDOSE E ALCALOSE
A solução-tampão é geralmente uma mistura de um ácido fraco com o sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base. Essa solução tem por finalidade evitar que ocorram variações muito grandes no pH ou no pOH de uma solução.
SOLUÇÃO DE RINGER COM LACTATO
Indicado para reidratação e restabelecimento do equilíbrio hidroeletrolítico, quando há perda de líquidos e dos íons cloreto, sódio, potássio e cálcio, e para prevenção e tratamento da acidose metabólica.
O principal objetivo do Soro Ringer Lactato é diluir o sangue, para evitar um choque hipovolêmico quando a pessoa perde muito sangue. Não apenas dilui o sangue, o médico deve tomar cuidado para que a concentração de hemoglobina não fique muito baixa podendo favorecer processos anaeróbicos e o aumento da acidez no sangue.
 
Geralmente é utilizado no lugar do soro fisiológico.
OBRIGADO PELA ATENÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando