Buscar

Estagio Supervisionado Rafael Souza da Silva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estagio_Supervisionado - Rafael Souza da Silva.odt
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Engenharia Mecânica
Relatório de Estágio Supervisionado Referente a AV1
Rafael Souza da Silva
Matrícula: 201403242518
Turma: 3030
Rio de Janeiro
Abril de 2017
RAFAEL SOUZA DA SILVA
Relatório de Estágio Supervisionado
Relatório apresentado como conclusão do Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estácio de Sá.
Professor Surpervisor:
Maria de Lourdes Martins Magalhães
Período:Março a Abril de 2017
Rio de Janeiro
2017
IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Identificação da Empresa:
Nome: MPE Engenharia e Serviços S/A
Bairro: Maracanã
CEP: 20550-011
Endereço: Rua São FranciscoXavier, 603 – 1º Andar
Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3814-7244
Área na empresa onde foi realizado o estágio ou atividade profissional:
Aeroporto Santos Dumont – Manutenções de equipamentos eletromecânicos
Data deinício: 16/03/2017
Data de término: 13/04/2017
Duração em horas: 184Horas
Nome do profissional responsável pelo estágioou atividade profissional:
Alexandre Filgueira
APRESENTAÇÃO DA EMPR162ESA
	A Empresa MPE engenharia e serviços S/A é uma empresaprivada, criada nodia 09 de junho de 1982, vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando da Marinha do Brasil,que tem como finalidades principais:
				Promover a Indústria Militar Naval Brasileira;
		Gerenciar projetos integrantes de programasaprovados pelo Comando da Marinha; e
		Promover e executar atividades vinculadas à obtenção e manutenção de material militar naval.
	A Empresa atua na Gerência de Projetos, contratada pela Marinha do Brasil, e também na comercialização de produtos e serviçosdisponibilizados pelo setor naval da indústria da defesa nacional, incluindo embarcações militares, reparos navais, sistemas de combate embarcados, munição de artilharia, serviços oceanográficos e apoio logístico, entre outros.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2.ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
2.1. MANUTENÇÃO NO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO DE GRUPO GERADORES.
2.1.1. O que foi feito
2.1.2. Por que foi feito
2.1.3. Como foi feito
2.1.4. Qual a aprendizagem com a atividade
2.2. MANUTENÇÃO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DE GRUPOGERADORES.
2.2.1. O que foi feito
2.2.2. Por que foi feito
2.2.3. Como foi feito
2.2.4. Qual a aprendizagem com a atividade
3. CONCLUSÕES
ANEXOS
ANEXO II
ANEXO III
1. INTRODUÇÃO
Este documento apresenta uma parcela de minha trajetória profissional emprojetos e manutenções no aeroporto Santos Dumont do período dos meses de março e abril de 2017. 
Fiquei responsável pela elaboração de relatórios de desempenho de equipamentos eletromecânico e manutenção dos mesmos, tarefa está que é a soma do exercíciode algumas atividades. O relatório é a reunião de indicadores, onde cada indicador é em si uma análise ou amostra de uma dimensão do projeto (orçamento, prazo, análise de risco, entre outros). As manutenções englobam diversas áreas de atuação, podendo essas serem de caráter preventivo, corretivo e preditivos. Os de caráter preventivo visão o aumento da vida útil do equipamento, os corretivos têm perspectiva reparos de imperfeições em equipamentos e os preditivos por sua vez consiste no monitoramento e inspeções periódicas nos equipamentos.
Como parte do planejamento e execução de manutenções passa pelas questões técnicas que envolvem a realização dos serviços e conhecimento de equipamentos eletromecânicos, a minha aprendizagem tem que ter como resposta o conhecimento de todas as partes dos equipamentos e suas funcionalidades este que só pode ser adquirido com a experiência prática e estudo teórico. Assim sendo, estas atividades têm ligação direta com o relacionamento entre as informações de planejamento, execução das atividades, relatórios de desempenho e relatórios das evidências de acontecimentos na prática.
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
2.1. MANUTENÇÃO NO SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO DE GRUPO GERADORES.
2.1.1. O que foi feito
	Foi elaborado um cronograma comtodas as atividades solicitadas e que foram delineadas, orçadas e aprovadas pelo cliente, para serem realizadas em um período de manutenção do sistema de lubrificação de um grupo motor-gerador. Apósdefinição do escopo, foram inseridos as atividades e o relacionamento entre elas, inseridos os custos, as oficinas técnicas e os recursos de mão de obra.
	Realizamos, durante a manutenção preventiva, à drenagem de todo o óleo lubrificante, a desmontagem e limpeza do cárter, substituição dos filtros de óleo, mangueiras e dutos
2.1.2. Por que foi feito
	O desenvolvimento de um cronograma, envolve analisar a sequência de atividades, durações, seus requerimentos de recursos e suas restrições e determinar início e término das atividades, consequentemente, o prazo de execução do projeto. Após a criação do cronograma a equipe da mecânica, a qual faço parte, envolvida no projeto passa a ter metas em comum. Esse cronograma tem por base determinar as atividades que serão exercidas por cada indivíduo da equipe durante toda a manutenção preventiva. Os aspectos deste processo preventivo visam evitar o desgaste excessivo dos mecanismos móveis, reduzir o ruído e o calor, aumentando, assim, a vida útil do equipamento. E por fim, temos o relatório de desempenho do processo que busca listar os dados das atividades exercidas, os materiais utilizados, o tempo de serviço de cada indivíduo que foi escalado para a atividade e o status atualizado do equipamento.
2.1.3. Como foi feito
	A partir de uma planilha, extraída do sistema de manutenção planejada, onde constam todas as rotinas de manutenção de um grupo motor-gerador Perkins, foi elaborado um relatório com os custos previstos para a manutenção preventiva do sistema de lubrificação do equipamento, dentre desses custos incluí o orçamento de material, no qual consiste na pesquisa de três orçamentos de fornecedores distintos, e a mão-de-obra.
Após a compra do material do fornecedor selecionado dá-se início a manutenção, utilizando os EPI’s (equipamentos de proteção individual) necessários, tais como: uniforme, botina, luva nitrílica, entre outros e seguindo os procedimentos de segurança. A manutenção iniciou-se na drenagem do óleo, no qual fizemos a remoção do bujão de dreno e transferindo o óleo do motor para um compartimento apropriado, após este processo realizamos a desmontagem do cárter, das mangueiras,dos dutos e dos filtros de óleo, usufruindo das ferramentas adequadas, para posteriormente efetuarmos a limpeza ou substituição dos mesmos.
2.1.4. Qual a aprendizagem com a atividade
Aprendi com as atividades exercidas durante o estágio a elaborar um relatório de manutenção e análise de risco, efetuar planejamentos e orçamentos, a delegar tarefas, a importância de trabalho em equipe e da execução da atividade no prazo previsto, ademais aprendi o funcionamento e os mecanismos de todo o sistema de lubrificação de um motor Perkins e a manutenção prática, tais como limpeza e substituição de peças utilizando, assim, as ferramentas e materiais adequados.
2.2. MANUTENÇÃO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DE GRUPO GERADORES..
2.2.1. O que foi feito
	Assim como na manutenção do sistema de lubrificação foi elaborado um cronograma com todas as atividades solicitadas e que foram delineadas, orçadas e aprovadas pelo cliente.
	Realizamos, durante amanutenção preventiva, à drenagem de todo o fluido de arrefecimento, a desmontagem e limpeza do radiador de água e do radiador de óleo, desmontagem, limpeza e lubrificação da bomba d’água, substituição de mangueiras e dutos.
2.2.2. Por que
foi feito
	Comodito anteriormente, após a criação do cronograma a equipe da mecânica, a qual faço parte, envolvida no projeto passa a ter metas em comum. Os aspectos da manutenção preventiva do sistema de arrefecimento visam manter o motor numa temperatura ideal de funcionamento, evitando assim o superaquecimento do mecanismo, preservando a integridade do sistema de oxidações. Sendo assim, por fim, temos o relatório de desempenho do processo que busca listar os dados das atividades exercidas, os materiais utilizados, o tempo de serviço de cada indivíduo que foi escalado para a atividade e o status atualizado do equipamento.
2.2.3. Como foi feito
	A partir de uma planilha, extraída do sistema de manutenção planejada, onde constam todas as rotinas de manutenção de um grupo motor-gerador Perkins, foi elaborado um relatório com os custos previstos para a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento do equipamento, dentre desses custos incluí o orçamento de material, no qual consiste na pesquisa de três orçamentos de fornecedores distintos, e a mão-de-obra.
Após a compra do material do fornecedor selecionado dá-se início a manutenção, utilizando os EPI’s (equipamentos de proteção individual) necessários, tais como: uniforme, botina, luva nitrílica, entre outros e seguindo os procedimentos de segurança. A manutenção iniciou-se na drenagem do fluido de arrefecimento, no qual fizemos a abertura da válvula de dreno e transferindo o fluido de arrefecimento do motor para um compartimento apropriado, após este processo realizamos a desmontagem da bomba d’água, do radiador de água e do radiador de óleo, das mangueiras e dos dutos, usufruindo das ferramentas adequadas, para posteriormente efetuarmos a substituição, limpeza e/ou lubrificação dos mesmos.
2.2.4. Qual a aprendizagemcom a atividade
Aprendi com as atividades exercidas durante o estágio a elaborar um relatório de manutenção e análise de risco, efetuar planejamentos e orçamentos, a delegar tarefas, a importância de trabalho em equipe e da execução da atividade no prazo previsto, ademais aprendi o funcionamento e os mecanismos de todo o sistema de arrefecimento de um motor Perkins e a manutenção prática, tais como limpeza, e substituição de peças utilizando, assim, as ferramentas e materiais adequados.
3. CONCLUSÕES
Este trabalho ajudou meu desenvolvimento como profissional, possibilitando que eu colocasse em prática as diversas disciplinas ensinadas e aprendidas na faculdade, como elaboração de documentos de planejamento de projetos de manutenções, como cronogramas de obras de reparos, consegui visualizar na práticaa importância de um planejamento para o bom desenvolvimento de manutenções preventivas, corretivas e preditivas.
O acompanhamento do serviço através da análise de riscos, nos permite identificar com mais facilidade, possíveis contratempos que poderiam atrasar o serviço e assim manter o prazo desejado, sempre em controle.
Rio de Janeiro, 07 de Abril de 2017.
__________________________________________________
Rafael Souza da Silva
Matrícula:201403242518
Estagio_Supervisionado II - Rafael Souza da Silva.odt
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Curso de Engenharia Mecânica
Relatório de Estágio Supervisionado Referente a AV1
Rafael Souza da Silva
Matrícula: 201403242518
Turma: 3030
Rio de Janeiro
Junhode2017
RAFAEL SOUZA DA SILVA
Relatório de Estágio Supervisionado
Relatório apresentado como conclusão do Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estácio de Sá.
Professor Surpervisor:
Maria de Lourdes Martins Magalhães
Período:Abril a Junho de 2017
Rio de Janeiro
2017
IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Identificação da Empresa:
Nome: MPE Engenharia e Serviços S/A
Bairro: Maracanã
CEP: 20550-011
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 603 – 1º Andar
Maracanã - Rio de Janeiro - RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3814-7244
Área na empresa onde foi realizado o estágio ou atividade profissional:
Aeroporto Santos Dumont – Manutenções de equipamentos eletromecânicos
Data de início: 16/03/2017
Data de término: 13/04/2017
Duração em horas:362Horas
Nome do profissional responsável pelo estágioou atividade profissional:
Alexandre Filgueira
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
	A Empresa MPE engenharia e serviços S/A é uma empresa privada, criada nodia 09 de junho de 1982, vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando da Marinha do Brasil,que tem como finalidades principais:
				Promover a Indústria Militar Naval Brasileira;
		Gerenciar projetos integrantes de programas aprovados pelo Comando da Marinha; e
		Promover e executar atividades vinculadas à obtenção e manutenção de material militar naval.
	A Empresa atua na Gerência de Projetos, contratada pela Marinha do Brasil, e também na comercialização de produtos e serviços disponibilizados pelo setor naval da indústria da defesa nacional, incluindo embarcações militares, reparos navais, sistemas de combate embarcados, munição de artilharia, serviços oceanográficos e apoio logístico, entre outros
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
2.1. ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ANALISE DE TERMOGRAFIA DE GRUPO-GERADORES ESTACIONÁRIOS
2.1.1. O que foi feito
2.1.2. Por que foi feito
2.1.3. Como foi feito
2.1.4. Qual a aprendizagem com a atividade
2.2. MANUTENÇÃO NO SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA CICLO DIESEL.
2.2.1. O que foi feito
2.2.2. Por que foi feito
2.2.3. Como foi feito
2.2.4. Qual a aprendizagem com a atividade
3. CONCLUSÕES
ANEXOS
ANEXO II
ANEXO III
ANEXO IV
ANEXO V
1. INTRODUÇÃO
Este documento apresenta uma parcela de minha trajetória profissional em projetos e manutenções no aeroporto Santos Dumont do período dos meses de abril a junho de 2017. 
Fiquei responsável pela elaboração de relatórios de desempenho de equipamentos eletromecânico e manutenção dos mesmos, tarefa está que é a soma do exercício de algumas atividades. O relatório de desempenho é em si uma análise ou amostra de uma dimensão do projeto (orçamento, prazo, análise de risco, entre outros). As manutenções englobam diversas áreas de atuação, podendo essas serem de caráter preventivo, corretivo e preditivos. Os de caráter preventivo visão o aumento da vida útil do equipamento, os corretivos têm perspectiva reparos de imperfeições em equipamentos e os preditivos por sua vez consiste no monitoramento e inspeções periódicas nos equipamentos.
Como parte do planejamento e execução de manutenções passa pelas questões técnicas que envolvem a realização dos serviços e conhecimento de equipamentos eletromecânicos, a minha aprendizagem tem que ter como resposta o conhecimento de todas as partes dos equipamentos e suas funcionalidades,este que só pode ser adquirido com a experiência prática e estudo teórico. Assim sendo, estas atividades têm ligação direta com o relacionamento entre as informações de planejamento, execução das atividades, relatórios de desempenho e relatórios das evidências de acontecimentos na prática.
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
2.1. ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ANALISE DE TERMOGRAFIA DE GRUPO-GERADORES ESTACIONÁRIOS
2.1.1. O que foi feito
Uma análise detalhada de termografia de Grupos Motor-Geradores Estacionários, coma realização detestedefuncionamentoe analise de todos os sistemas e mecanismos externos dos equipamentos, que compreendem: Resistênciade pré-aquecimento, turbo-compressor de ar, alternador de energia elétrica trifásico, cabos elétricos, coletor do escapamento, entre outros componentes.
2.1.2. Por que foi
feito
A análise termográficaé uma técnica que permite mapear um corpo ou uma região com o intento de distinguir áreas de diferentes temperaturas, através dos registros de históricos termográficos, sendo capaz dedetectar possíveis falhas no equipamento e, assim,evitar a indisponibilidade do mesmo.Esse processo consiste na comparação dos registros de históricos anteriores, avaliando as alterações termográfica obtidas, para assim, caso necessário,efetuarmosmanutenções, substituição de peças e/ou troca do equipamento.
Como o funcionamento do sistema de energia emergencial é fundamental para o aeroporto, a analise termográfica éessencial para manter a integridade e a disponibilidade dos equipamentos em questão.
2.1.3. Como foi feito
A análise termográfica foi realizada da seguinte forma: Com o auxílio de um termo visor (dispositivo utilizado para medição de temperatura sem que exista contato com o material)coletei e registrei dados de temperaturas dos Grupos Motor-Geradores, após isso descarreguei o material coletado no computador e,com o auxílio dosoftwareFlukeView, que possibilita a visualização de imagenstérmicas, realizeium relatóriotermográficocontendoas imagens térmica euma análise detalhada de falhas e ou anomalias registradas comoproblemas causados pelo atrito entre peças devido à lubrificação deficiente ou inadequada, desalinhamento de eixos pelo aquecimento nos dispositivos de acoplamento.
2.1.4. Qual a aprendizagem com a atividade
Além de aprender todo osistema emergencial de energia, também aprendia realizarum relatório de termografia,avaliação de riscos,a importância de uma manutenção preditiva,arealizar verificação do sistema antes de uma análise de termografia, planejar, verificar pendênciase possíveis falhasdo sistema,ter toda documentação, desenho eprocedimentodo fabricante para a realização da análise.
2.2. MANUTENÇÃO NO SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA CICLO DIESEL.
2.2.1. O que foi feito
Foi elaborado um cronograma com todas as atividades solicitadas e que foram delineadas, orçadas e aprovadas pelo cliente, para serem realizadas em um período de manutenção do sistema de alimentação de um motor de combustão interna ciclo diesel. Após definição do escopo, foram inseridos as atividades e o relacionamento entre elas, inseridos os custos, as oficinas técnicas e os recursos de mão de obra.
	Realizamos, durante a manutenção preventiva, fechamento das válvulas do tanque de combustível, a retirada de todo o combustível do motor, a desmontagem do filtro de ar, do turbo compressor, da bomba injetora, tubulação de injeção de combustível, filtro de combustível, filtro separador de água e óleo diesel, para posteriormente efetuação da limpeza ou substituição dos mesmos.
2.2.2. Por que foi feito
O desenvolvimento de um cronograma, envolve analisar a sequência de atividades, durações, seus requerimentos de recursos e suas restrições e determinar início e término das atividades, consequentemente, o prazo de execução do projeto. Após a criação do cronograma a equipe da mecânica, a qual faço parte, envolvida no projeto passa a ter metas em comum. Esse cronograma tem por base determinar as atividades que serão exercidas por cada indivíduo da equipe durante toda a manutenção preventiva, quedevemser efetuada em períodos regulares. Os aspectos deste processo preventivovisamevitar a formação de depósitos, que diminuirão a eficiência dos sensores, e atuadores principalmente na admissão e no sistema de alimentação de combustível, nos bicos injetores. E por fim, temos o relatório de desempenho do processo que busca listar os dados das atividades exercidas, os materiais utilizados, o tempo de serviço de cada indivíduo que foi escalado para a atividade e o status atualizado do equipamento.
2.2.3. Como foi feito
	A partir de uma planilha, extraída do sistema de manutenção planejada, onde constam todas as rotinas de manutenção de um grupo motor-gerador Perkins, foi elaborado um relatório com os custos previstos para a manutenção preventiva do sistema de alimentação do equipamento, dentre desses custos incluí o orçamento de material, no qual consiste na pesquisa de três orçamentos de fornecedores distintos, e a mão-de-obra.
Após a compra do material do fornecedor selecionado dá-se início a manutenção, utilizando os EPI’s (equipamentos de proteção individual) necessários, tais como: uniforme, botina, luva nitrílica, entre outros e seguindo os procedimentos de segurança. A manutenção iniciou-se na drenagem do óleo diesel, no qual fizemos o fechamento da válvula do tanque de combustível e a remoção do óleo diesel pelo dreno da tubulação de injeção, transferindo o combustível para um compartimento apropriado, após este processo realizamos adesmontagem do filtro de ar, do turbo compressor, da bomba injetora, tubulação de injeção de combustível, filtro de combustível, filtro separador de água e óleo diesel, para posteriormente efetuação da limpeza ou substituição dos mesmos.
2.2.4. Qual a aprendizagem com a atividade
Aprendi com as atividades exercidas durante o estágio a elaborar um relatório de manutenção e análise de risco, efetuar planejamentos e orçamentos, a delegar tarefas, a importância de trabalho em equipe e da execução da atividade no prazo previsto, ademais aprendi o funcionamento e os mecanismos de todo o sistema de alimentação de um motor ciclo diesel, a manutenção prática, tais como limpeza e substituição de peças utilizando, assim, as ferramentas e materiais adequados e a exercer as funções respeitando todas as normas de segurança.
3. CONCLUSÕES
Este trabalho ajudou meu desenvolvimento como profissional, possibilitando que eu colocasse em prática as diversas disciplinas ensinadas e aprendidas na faculdade, como elaboração de documentos de planejamento de projetos de manutenções, como cronogramas de obras de reparos, consegui visualizar na práticaa importância de um planejamento para o bom desenvolvimento de manutenções preventivas, corretivas e preditivas.
O acompanhamento do serviço através da análise de riscos, nos permite identificar com mais facilidade, possíveis contratempos que poderiam atrasar o serviço e assim manter o prazo desejado, sempre em controle.
Rio de Janeiro, 04 de Junho de 2017.
__________________________________________________
Rafael Souza da Silva
Matrícula:201403242518

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando