Buscar

Observações feitas para psicologia do cotidiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Observações feitas do cotidiano
Observação 6
Estava no laboratório de informática III da UNIP, no terceiro andar, sala com vários computadores destinados aos estudos dos alunos, me preparando para uma prova online que faria dentro de uma hora e meia quando entram na sala duas jovens com idade de 20 a 25 anos e se sentam nas cadeiras que se localizam ao lado da minha. As jovens iniciam um trabalho que se parece com um projeto de arquitetura, e a todo o momento ficam fazendo comentários sobre o que colocar no projeto e como está ficando.
Entraram num debate sobre as dimensões das janelas, portas e das localidades dos móveis dentro do espaço. A jovem com cabelo loiro, apenas auxiliava a jovem com cabelo preto que mexia no computador, dando sua opinião. Num certo momento, a loira disse que achava que a porta tinha que ser maior, e a poltrona também, e que existia um tamanho padrão a ser seguido. Porém, a jovem com cabelo preto, disse que não estava fora dos padrões e que por ser residência poderia fazer do tamanho que queria. A jovem disse que não queria nenhuma pessoa gorda naquela casa, e já que a casa era dela ela poderia escolher quem entraria lá. A loira sorriu...
Observação 7
Estava em meu ambiente de trabalho, na última terça-feira dia 17 de outubro de 2017, juntamente com mais três colegas do sexo feminino (todas de idade média de 30 a 40 anos), reunidos numa mesma sala, sentada conversando sobre assuntos do feriado que havia terminado.
Quando entra pela porta nossa colega de trabalho chamada Zélia, com idade mais de 60 anos, vestindo calça legging, blusa cavada, toda rendada na parte das costas e calçando uma sandália baixa. Assim que ela entrou, as pessoas começaram a comentar que a blusa dela era muito bonita e que a vestia muito bem. Pouco tempo depois, um colega chamado Elias chega à sala e distribui um chocolate sonho de valsa para cada mulher que havia na sala, dizendo que todas mereciam pois eram todas lindas! Mas completou dizendo que todas menos a Dona Zélia, pois não achava velho nenhum bonito, e não adiantava ela nem se enfeitar com “roupas rendadas”, pois a idade já tinha chegado para ela, só faltava ela perceber. Diante disso, disse que o chocolate não dava para todas, mas outro dia ele daria outro chocolate para ela. Como ele disse: “Hoje, só tem para as mais novinhas!”
A Dona Zélia, afirmou que a opinião dele não importava para ela e que também não queria chocolate nenhum de uma pessoa grosseira como ele, e na mesma hora as outras pessoas da sala também o criticaram por sua posição.
O Elias, em sua defesa, disse que tudo foi só brincadeira, pois não tinha mais chocolate.
Observação 8
Trabalho no Estádio Serra Dourada e todos os anos, nos últimos dias do ano, o estádio é liberado para alguns jogos amistosos antes do campo passar por uma revitalização no gramado, onde é retirada toda a grama do campo, aplicado fertilizantes e outras coisas mais que irão manter o gramado mais resistente a pragas durante todo o ano seguinte, depois é colocado a grama novamente.
Como a procura por uma oportunidade de jogar no estádio nesse período é grande, organizamos uma agenda de acordo com os ofícios que nos são entregues solicitando um horário. 
No dia hoje, 19 de outubro de 2017, o diretor do meu departamento me chamou na sala dele para passar a relação com os ofícios das pessoas que solicitaram esses jogos amistosos, ele me questionou porque eu recebia tantos ofícios de igrejas e associações, e eu respondi que não escolhia nenhum deles, só recebia os que estavam endereçados a nossa diretoria. Meu diretor informou que nunca irá poder atender essas pessoas, pois ali ele precisava atender aos deputados e vereadores, então eu fui instruída a arquivar os ofícios que não fossem de deputados e vereadores e passar para ele apenas os que realmente o interessava. Ainda perguntei o que dizer quando as pessoas ligassem perguntando se tinham conseguido uma data para jogar ali no estádio, ele falou para eu dizer que a escolha tinha sido por meio de sorteio e infelizmente a pessoa não tinha sido contemplada. Assim, concordei com suas instruções e me retirei da sala fechando a porta.
Observação 9
	No último domingo 08 de outubro de 2017, fui convidada pela minha irmã Ariane a ir num churrasco na casa dela, que fica próximo à minha casa também. Ela iria receber a família do esposo dela, composta pelo irmão Ricardo (23 anos), a mãe (Eliane) e a tia (Eliara), e receberia também um casal de amigos, além da minha família. Resolvi chegar por volta de meio dia, para oferecer ajuda em alguma coisa, tendo em vista que moro mais perto do que os outros convidados. Assim que cheguei, ajudei minha irmã com a mandioca, pois ela já tinha pronto o arroz e vinagrete. O esposo dela, Rafael, já adiantava a carne na churrasqueira.
Por volta de 12h30min a família do esposo dela chegou e cumprimentou a todos. Após dez minutos chegou o casal de amigos dela, que mais tarde descobri que se chamavam Márcia e Jules, empresários, donos de posto de combustível. Todos foram comendo, bebendo e conversando sobre diversos assuntos. É de conhecimento de todos que o irmão do Rafael que estava presente, está procurando emprego, pois esteve, há alguns meses atrás, internado em um hospital psiquiátrico para tratamento, mas já está de alta, necessitando portanto refazer a sua rotina de vida.
Assim que o assunto de trabalho surgiu, minha irmã comentou que o Ricardo estava procurando emprego, mas não estava conseguindo. A Márcia comentou que na empresa deles não estavam contratando ninguém e que precisavam eram mandar um pouco embora, pois o faturamento tinha caído bastante. Ao final do churrasco, quando a família do esposo da minha irmã já tinha ido embora, a Márcia conversou com o Rafael dizendo que ele precisava ter certeza se o irmão dele estaria preparado mesmo para sair para trabalhar, para não oferecer nenhum risco a ninguém, e que era bom ele não comentar sobre a internação no hospital psiquiátrico com as pessoas, pois isso poderia atrapalhar numa possível vaga. O Rafael apenas disse que o irmão estava totalmente recuperado.

Outros materiais