Buscar

Pedagogo em hospitais: garantindo a continuidade dos estudos

Prévia do material em texto

SUMÁRIO:
1- TEMA....................................................................................4
2- JUSTIFICATIVA....................................................................4
3- SITUAÇÃO PROBLEMA.......................................................4
4- PÚBLICO ALVO....................................................................4
5- OBJETIVOS..........................................................................4
6- EMBASAMENTO TEÓRICO.................................................5
7- RECURSOS METODOLÓGICOS.........................................5
8- RECURSOS..........................................................................5
9- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES........................................5
10- DURAÇÃO DO PROJETO..................................................6
11- AVALIAÇÃO........................................................................6
12- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................7
UNIP- Universidade Paulista
Curso de Pedagogia
Projetos e Práticas de Ação Pedagógica
PEDAGOGO HOSPITALAR
ALUNOS:
MONICA SIMONI- RA:1511008
 
POLO:
SERRA NEGRA-SP
2017
AUTORES:
ALUNOS:
MONICA SIMONI- RA: 1511008
PEDAGOGO HOSPITALAR
Trabalho apresentado como Requisito parcial a Disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica, do Curso de Pedagogia, da UNIP sob a Orientação do professor: Prof. Reinaldo Lima.
Polo Serra Negra- SP
2017
TEMA:
Pedagogo em hospitais
JUSTIFICATIVA:
	Em hospitais infantis, existem preocupações no desenvolvimento educacional e global da criança, elas passam mais tempo fazendo tratamentos, e não conseguem acompanhar as matérias da escola.A importância das classes hospitalares já é reconhecida legalmente por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente Hospitalizado, na Resolução CONANDA nº 41, 17 de outubro de 1995, no item 9, refere-se no “Direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar”.(BRASIL, 1995).
 Em um hospital se preocupa com a saúde física, mental e social, e deixa de lado o mais importante o direito dos pacientes de interagir com programas da educação, é essencial para as crianças, porque ajuda a dar apoio a compreensão os estágios de desenvolvimento como: Estágio sensório-motor; Estágio pré-operatório;Estágio operatório concreto eEstágio das operações formais cognitivas. Assim as crianças saem um pouco de sua realidade dolorosa, inserindo ou incluindo ela no contexto social. 
SITUAÇÃO PROBLEMA:
Proporcionar as crianças que continuem seus estudos e garantir que as necessidades educacionais dos hospitais, sejam enfatizadas.
PÚBLICO ALVO:
	Crianças hospitalizadas.
OBJETIVOS:
Ajudar na humanização das crianças, onde possam ter continuidade no seu desenvolvimento educacional, porque quando terminarem o tratamento estarápronto para inserir a escola.
EMBASAMENTO TEÓRICO:
	O trabalho pedagógico em hospitais ajudam crianças que não tem a oportunidade de se interagir socialmente em ambientes escolares	, a utilizar desse recurso um apoio para reiterar na sua volta a escola, garante que elas não fiquem com os estudos e estímulos atrasados.
	
PERCURSOS METODOLÓGICOS:
	A pesquisa foi norteada em relação ao ambiente educacional hospitalar, os estudos foram feitos através de experiências vividas com amigos e autores inseridos no contexto, disponíveis em sites.
RECURSOS:
	São utilizados materiais pedagógicos de educação escolar, que auxiliam em salas de aula (livros, apostilas, massinhas, brinquedos etc.), mas com adaptações, e utilizando também materiais inseridos no ambiente hospitalar (bola terapêutica, elástica etc.).
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Criar um espaço (uma sala), com temas atuais relacionadas ao atendimento pedagógico e educacional para as crianças que se encontra hospitalizadas.
Orientar pratica pedagógicas para equipe da saúde com os pacientes.
Acompanhar as crianças que está em tratamento, dando continuidade aos estudos escolares formal, usando o método pedagógico sistematizado, podendo a criança assim após ter alta reintegrar a sua escola, sem defasagem.
Interagir com a criança de maneira descontraída, usando atividades pedagógicas o brincar; jogar; pensar, criar, trocar etc.
Fazer atividades recreativas, onde uso jogos pedagógicos auxiliam na aprendizagem, usando materiais terapêuticos, criando um ambiente descontraído.
	
DURAÇÃO DO PROJETO:
	O período em que a criança estiver internada ou em tratamento hospitalar.
AVALIAÇÃO:
	A avaliação dos pacientes inclui no aproveitamento que irão ter para sua formação educacional, poderão estar antenado e atualizado com o mundo, além de tudo o hospital terá outro olhar, porque quando se esta em tratamento hospitalar tudo é voltado para a saúde, então acabam esquecendo que eles ainda estão crescendo, e todo crescimento precisa de um professor que estimule suas capacidades. Assim poderão ter um futuro. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ANTUNES, Renata Cristina Rodrigues; CÉSAR, Shirlea Rocha; COSTA, Camila Camilozzi Alves; COSTA, Thais Maria Teixeira.O TRABALHO PEDAGÓGICO REALIZADO EM AMBIENTE HOSPITALAR: ANÁLISE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM HOSPITAIS DE BELO HORIZONTE/MG. http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2007/anaisEvento/arquivos/CI-492-12.pdf
BRASIL.Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados.Resolução n° 41 de Outubro de 1995 (DOU 17/19/95). https://www.ufrgs.br/bioetica/conanda.htm.
COMIN, Juliana Oliveira.OS SABERES DOCENTES NA CLASSE HOSPITALAR. 2009. http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/06_12_2011_11.10.49.6700c6a398863e1c1eb03a43b687f2fe.pdf

Continue navegando