Buscar

CIÊNCIAS SOCIAIS AVALIANDO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708999720)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"A generalidade é um aspecto importante para a identificação dos fatos sociais que são sempre manifestações coletivas, distinguindo-se dos acontecimentos individuais, ou acidentais" (COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: uma introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 2005, p. 84.). A partir do trecho destacado, leia as afirmativas a seguir: 1. A generalidade do fato social consiste unicamente na obrigatoriedade da lei positiva. 2. O suicídio não se constitui como um fato social, pois se apresenta como um ato deliberado e completamente individual. 3. Durkheim afirma que o suicídio depende de leis sociais e não da vontade do sujeito. 4. Ao se observar o fato social, deve-se, segundo Durkheim, manter-se imparcial, buscando objetividade. Está correto o que se afirma em:
		
	
	Afirmativa 1, apenas.
	 
	Afirmativas 3 e 4.
	 
	Afirmativas 2 e 3.
	
	Afirmativas 1, 2 e 3.
	
	Afirmativas 1 e 4.
		
	 2a Questão (Ref.: 201708930173)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O significado da palavra cultura esteve vinculado à terra até o século XVIII. Com o Iluminismo, o termo passa a definir uma característica do homem. Essa mudança de perspectiva só foi possível graças:
		
	
	à descoberta de novos mundos, como a América, que colocou o homem em contato com povos diferentes do europeu;
	
	à descoberta da teoria da evolução das espécies e à afirmação de que o homem era descendente dos macacos;
	
	à imposição da Igreja para que se aceitasse a ideia de cultura como uma característica humana;
	
	ao desenvolvimento da ciência e à descoberta de novas formas de produção de alimentos;
	 
	a uma nova concepção de mundo, segundo a qual o homem passou a ser o centro do universo, e não mais Deus;
		
	 3a Questão (Ref.: 201708888327)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A construção do direito frente à diversidade das comunidades morais: Em novembro de 2002, 41 mulheres indígenas, representantes de povos dispersos pelo extenso território brasileiro, reuniram-se em Brasília, durante uma semana, para participar de uma Oficina de Capacitação e Discussão sobre Direitos Humanos, Gênero e Políticas Públicas. Fui incumbida, pela Fundação Nacional do Índio (Funai), de preparar uma cartilha, que serviria de base para a discussão, com os conceitos básicos relativos a gênero e direitos humanos, bem como de lhes explicar, durante a oficina, as categorias centrais do pensamento teórico ocidental sobre ambos os temas, para mais tarde recolher descrições dos problemas que as participantes indígenas e suas comunidades enfrentavam e relatar suas aspirações na forma de políticas públicas de seu interesse. O informe final, com uma proposta de ações afirmativas voltadas para mulheres indígenas, destinava-se ao registro das demandas ali apresentadas (Segato 2002). Um dos momentos mais ricos e complexos da discussão de conceitos ocorreu quando uma das participantes, a advogada indígena Lúcia Fernanda Belfort ¿ kaigang, perguntou sobre a possibilidade de se considerar o costume tradicional de um povo originário equivalente à lei, ou seja, sobre a possibilidade de se considerar o direito "tradicional", o costume, equivalente ao direito em seu sentido moderno e passível de substituição dentro da comunidade. Esta é, sem dúvida, uma grande pergunta, que encontra as respostas mais diversas na literatura sobre o tema. (Rita Laura Segato é professora do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília e pesquisadora do CNPq) As conexões do direito com a Antropologia são evidentes, visto que: (Assinale a alternativa correta)
		
	 
	O ser humano constitui objeto central dessas duas áreas do conhecimento, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença são, ao mesmo tempo, jurídicos e antropológicos.
	
	O ser humano não constitui objeto central de nenhuma dessas duas áreas do conhecimento, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença não são, pela sua complexidade, nem jurídicos e nem antropológicos.
	
	O ser humano constitui objeto central apenas de uma dessas duas áreas do conhecimento, a Antropologia, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença são, exclusivamente, antropológicos.
	
	O ser humano constitui objeto central apenas de uma área dessas duas áreas do conhecimento, o Direito, motivo pelo qual temas como igualdade e diferença são, exclusivamente, jurídicos.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201708884125)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a concepção de fato social para Émile Durkheim, marque a alternativa correta.
		
	
	O fato social é um tipo ideal que o sociólogo constrói, sem possibilidade de descobrir leis e tendências gerais.
	
	Para estudar e entender os fatos sociais o pesquisador precisa levar em consideração os elementos subjetivos envolvidos no processo que esta estudando.
	
	O método sociológico não deve se fundamentar na observação empírica, pois esta se restringe às ciências naturais.
	 
	O sociólogo deve olhar para os fenômenos sociais como coisas, controlando suas prenoções e se pautando pela objetividade comum a outros ramos da ciência.
	 
	Os fenômenos sociais decorrem das escolhas racionais que os indivíduos fazem, motivados estes por tradições, estados afetivos ou objetivos e valores desejados.
		
	 5a Questão (Ref.: 201708983994)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social. (BERGER, P. e BERGER, B. apud FORACCHI e MARTINS, 1977, p. 200). A partir da análise do texto podemos concluir que: a) A relação que a criança estabelece com o seu corpo não deveria ser de interesse das Ciências Sociais, mas apenas da Biologia; b) Os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade; c) As experiências individuais, até mesmo aquelas que parecem mais relacionadas às nossas necessidades físicas, contém exclusivamente dimensões biológicas; d) O fenômeno tratado pelos autores corresponde ao conceito de socialização, que designa o aprendizado, pelos indivíduos, das regras e dos valores sociais; e) O desconforto físico que uma criança sente, como a fome, o frio e a dor, pode receber dos adultos distintas respostas de satisfação, dependendo da sociedade na qual estão inseridos. Indique a única alternativa que contém as premissas corretas:
		
	
	Apenas a, b, c.
	 
	Apenas b, d, e.
	
	Apenas a, c, e.
	
	Apenas b, c.
	
	Apenas c, d, e.
		
	1a Questão (Ref.: 201708296693)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.
II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.
III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social. Assinale a alternativa correta.
Marque a alternativa que corresponda as afirmativas corretas.
		
	 
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
	 
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
	
	Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
		
	 2a Questão (Ref.: 201709016360)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campodas ciências, adotou o Positivismo. Assinale a assertiva que melhor expressa o sentido do Positivismo sociológico.
		
	
	Busca da complexidade e dualidade  - sociedade concebida como prenhe de conflitos e contradições; há uma circularidade entre todo e parte, ou seja, um determina o outro simultaneamente.
	
	Busca da complexidade e singularidade - sociedade e seus sistemas não atemporais. Privilégio da parte sobre o todo.
	 
	Busca da objetividade e neutralidade - sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização.
	
	Busca de subjetividade e pluralidade - sociedade é uma verdadeira máquina organizada, cujas partes, todas elas, contribuem de uma maneira diferente para o avanço do conjunto, adequando-se às demandas do mercado.
	 
	Busca da singularidade e objetividade - sociedade concebida como mutável, visto que não há homem e nem sociedade ideal isolados na natureza, mas ambos conjugados concretamente a um momento histórico definido.
		
	 3a Questão (Ref.: 201708992049)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Enem 2013) O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que "A comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação - essencialmente a internet e os meios de comunicação - porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto" (Adaptado de www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012). Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que...
		
	
	Os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.
	
	A revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.
	 
	Os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.
	
	A consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.
	
	A internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.
		
	 4a Questão (Ref.: 201708954821)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O nascimento do Estado burguês ocorre a partir da constatação da falta de representação política de um conjunto de camadas sociais. Clero, nobreza e aristocracia podem ser consideradas as classes super representadas no Estado Monárquico. Assinale a alternativa que representa as principais camadas insatisfeitas com o Estado Monárquico.
		
	
	povo e nobreza.
	
	aristocracia e burguesia.
	 
	povo e burguesia.
	
	clero e nobreza.
	
	nobreza e clero.
		
	 5a Questão (Ref.: 201708999702)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir: 1. A Sociologia tem como principal referência a explicação filosófica dos problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos. 2. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de "ciência da crise", por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização. 3. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento. 4. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal. Estão corretas apenas as afirmativas:
		
	
	1, 2 e 4.
	 
	1 e 3.
	
	1, 3 e 4.
	
	2 e 4.
	 
	2 e 3.
	 1a Questão (Ref.: 201708305448)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	"Sendo, portanto, um príncipe obrigado a bem servir-se da natureza da besta, deve dela tirar as qualidades da raposa e do leão, pois este não tem defesa alguma contra os laços, e a raposa, contra os lobos. Precisa, pois, ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos. Os que se fizerem unicamente de leões não serão bem-sucedidos. (...) E há de se entender o seguinte: que um príncipe, e especialmente um príncipe novo, não pode observar todas as coisas a que são obrigados os homens considerados bons, sendo frequentemente forçado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a fé, a humanidade, a religião." (MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 74-75.). A partir das metáforas propostas por Nicolau Maquiavel, pensador italiano renascentista, considere as afirmativas sobre a noção do poder próprio ao governante. I. A legitimidade e a autoridade fundamentam o poder. II. O poder encontra seu fundamento exclusivamente no uso da força. III. A sobrevivência da dominação reside na crença das virtudes extraordinárias do líder ou sua legitimidade para o cargo. IV. Os fins podem justificar os meios, para resolver conflitos na disputa pelo poder. Estão de acordo com o pensamento de WEBER apenas as afirmativas:
		
	
	III e IV.
	 
	I e IV.
	 
	I e III.
	
	II e III.
	
	I e II.
		
	 2a Questão (Ref.: 201708305432)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O estudo das formas principais de solidariedade social pertence ao domínio da Sociologia e foi elaborado no pensamento de Émile Durkheim. Podemos afirmar que o tipo de solidariedade social que a corresponde o direito repressivo é aquele cuja ruptura constitui crime.
Neste sentido, assinale a única resposta que revela a concepção de crime para Durkheim:
I - Trata-se de um fato social normal, pois crime é tudo aquilo que fere a consciência coletiva e, deste modo, produz uma crítica aos valores e costumes vigentes e/ou os reforça.
II - Trata-se de um fato social patológico, pois todo crime é abominável para consciência coletiva vigente.
III - Trata-se de um fato social normal, pois crime é tudo aquilo que é abominável para consciência coletiva e que ela repele através do direito repressivo.
IV - Trata-se de um fato social patológico, pois crime é tudo aquilo que fere a consciência coletiva e, deste modo, produz uma crítica aos valores e costumes vigentes e/ou os reforça.
		
	 
	Somente o item II está correto.
	
	Somente o item IV está correto.
	 
	Somente o item I está correto.
	
	Os itens I e II estão corretos.
	
	Somente o item III está correto.
		
	 3a Questão (Ref.: 201708880018)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ideia de democracia racial no Brasil é atribuída, equivocadamente, por alguns analistas sociais, a que pensador brasileiro?
		
	
	Sérgio Buarque de Holanda
	
	Conde de Gobineau
	
	Darcy Ribeiro
	
	Fernando Henrique Cardoso
	 
	Gilberto Freyre
		
	 4a Questão (Ref.: 201708875795)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre algumas das características do senso comum, podemos marcar como verdadeira apenas a seguinte opção:
		
	
	Testador de hipóteses;
	
	Não recebe influência de questões subjetivas;
	 
	Subjetivo/intuitivo e Fundamentado na experiência de vida;
	
	Alicerçado na pesquisa sistemática;
	
	Objetivo e imparcial;
		
	 5a Questão (Ref.: 201708871061)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	É característica da Solidariedade mecânica, EXCETO:
		
	
	É baseadano direito repressivo e punitivo.
	 
	A consciência individual se sobrepõe à coletiva.
	
	O indivíduo está ligado ao todo e se sente parte integrante dele.
	 
	Tem consciência coletiva forte em que as leis regulam o comportamento dos indivíduos.
	
	É típica das sociedades simples e segmentadas.

Continue navegando