Buscar

ORGANELAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORGANELAS
PROFESSOR MAX NUNES BARRETO
ORGANELAS ENVOLTAS POR MEMBRANAS
Enquanto uma célula procariótica consiste em um único compartimento, o citosol, que é envolvido pela membrana plasmática, as células eucarióticas são elaboradamente subdivididas por membranas internas.
Essas membranas criam compartimentos fechados onde conjuntos de enzimas podem operar sem a interferência de reações que estão ocorrendo em outros compartimentos.
NÚCLEO
As organelas são circundadas pelo citosol, o que é envolto pela membrana plasmática. O núcleo é em geral a mais proeminente das organelas nas células eucarióticas. Ele é circundado por uma dupla membrana conhecida por envelope nuclear e se comunica com o citosol pelos poros nucleares que perfuram o envelope.
RETÍCULOS ENDOPLASMÁTICOS
É um sistema contínuo de sacos e tubos de membranas interconectados e que frequentemente se estende pela maior parte da célula.
É o principal sítio de síntese de novas membranas na célula, possuem ribossomos ligados à superfície citosólica, sendo consequentemente chamado de retículo endoplasmático rugoso/granuloso.
O reticulo endoplasmático liso não possui ribossomos. É relativamente escasso na maioria das células , porém é altamente desenvolvido em outras para realizar funções particulares.
Ex.: sítio de síntese dos hormônios esteróides em células adrenal e o sítio onde uma variedade de moléculas orgânicas, incluindo o álcool, detoxificada em células hepáticas.
RETÍCULOS ENDOPLASMÁTICOS
APARELHO DE GOLGI
O aparelho de Golgi, situado normalmente próximo ao núcleo, recebe proteínas e lipídeos do RE, modifica-os e, então, despacha-os para outros destinos na célula.
LISOSSOMOS
Pequenos sacos de enzimas digestórias que degradam as organelas esgotadas, bem como macromoléculas e partículas captadas pela célula por endocitose.
No caminho para os lisossomos, os materiais endocitados devem passar primeiro por uma serie de compartimentos denominados endossomos, os quais distribuem algumas das moléculas ingeridas e as reciclam de volta para a membrana plasmática.
PEROXISSOMOS
São pequenas organelas envoltas por uma membrana simples. Eles contêm enzimas utilizadas em uma variedade de reações oxidativas que degradam lipídeos e destroem moléculas tóxicas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais