Buscar

Resposta poder contitucional

Prévia do material em texto

Resposta poder cont.
1- letra D. Normas de estabilidade constitucional são regras que visam assegurar a supremacia da Constituição, a solução de conflitos constitucionais e a solução de crises.
Normas orgânicas são regras que estruturam o Poder, organizando o Estado (regras materialmente constitucionais).
Normas limitativas são as regras que limitam o Poder (direito e garantias fundamentais).
Normas sócio-ideológicas são regras relacionadas com a ordem econômica e social.
	 
2-. A resposta certa é a letra B. O poder constituinte 2originário possui três características: inicialidade, autonomia e incondicionalidade. O poder constituinte originário é inicial, tendo em vista não se fundamentar em nenhum outro; é autônomo, visto que não se submete a limitações de natureza material; e é incondicional, visto que delibera da forma que lhe aprouver, não estando submetido a condicionamentos formais.
3- A resposta certa é a letra D. O controle constitucionalidade das normas, no Brasil, é realizado por meio do controle concentrado e pelo controle difuso, sendo que este se opera por alegações feitas em defesas nos processos judiciais e, seus efeitos atingem somente as partes envolvidas neste processo.
4-. A resposta certa é a letra D. Dispõe o art. 84, da Constituição Federal: Compete privativamente ao Presidente da República: (...) III- iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituição; IV- sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução; V- vetar projetos de lei, total ou parcialmente".
5- A resposta certa é a letra A. Segundo art. 97, da CF: "Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público".
6-. A resposta certa é a letra D. Segundo art. 14, da CF: "A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; II - iniciativa popular".
7-. A resposta certa é a letra C. "Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade" (art. 86, caput, da CF).
8-. A resposta certa é a letra A. Segundo art. 5º, LXXI da CF: "Conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania".
9- A resposta certa é a letra D. A aplicação da pena de morte somente é permitida em caso de guerra externa declarada. Não é possível a introdução da pena de morte por EC, visto que o direito à vida é direito individual e o art. 60, § 4.º, dispõe que os direitos individuais não poderão ser modificados por emenda (cláusula pétrea, imutável). Também não seria possível um plebiscito para a introdução da pena de morte, tendo em vista que a própria CF estabelece suas formas de alteração e o plebiscito não está incluído nessas formas. A única maneira de se introduzir a pena de morte no Brasil seria a confecção de uma nova Constituição pelo poder originário.
10-. A resposta certa é a letra D. Todas as alternativas estão corretas:
A intervenção federal ou estadual consiste na medida de interesse nacional que consiste no afastamento, pela União ou pelos Estados, das prerrogativas totais ou parciais da autonomia dos Estados ou Municípios, prevalecendo a vontade do interventor.
As hipóteses que legitimam a intervenção são taxativas.
Por fim, segundo o art. 36, § 4.º, da CF: "Cessados os motivos da intervenção, as autoridades afastadas de seus cargos a estes voltarão, salvo impedimento legal".

Continue navegando