Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO CIVIL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701681299)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o domicílio, de acordo com o Código Civil, é INCORRETO afirmar:
		
	 
	d) Se a administração de pessoa jurídica de direito privado tiver sede no estrangeiro, haver-se-á por domicílio da pessoa jurídica, no tocante às obrigações contraídas por cada uma das suas agências, o lugar do estabelecimento situado no Brasil, a que ela corresponder.
	
	e) O domicílio do marítimo é necessário e é considerado o lugar onde o navio estiver matriculado.
	
	b) .A pessoa jurídica de direito privado, possuindo diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles será considerado domicílio para os atos nele praticados.
	 
	a) O militar do Exército tem por domicílio, em regra, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado
	
	c) O Agente Diplomático do Brasil que, citado no estrangeiro, alegar extraterritorialidade sem designar onde tem, no país, o seu domicílio, poderá ser demandado no Distrito Federal ou no último ponto do território brasileiro onde o teve.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701095279)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Cristhina Amélia, artista de Circo, nasceu em Brasília. Cristhina faz espetáculos por todo o Brasil, com a companhia de circo de que faz parte. Considerando que seu companheiro e seu enteado residem em Salvador e que seus pais residem em Recife, ter-se-á por domicílio civil de Cristhina Amélia:
		
	
	Somente em Brasilia.
	 
	a cidade de Salvador.
	
	no Rio de Janeiro.
	
	somente a cidade de Recife.
	 
	o local que for encontrada.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701095992)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta:
		
	
	regressando após a abertura da sucessão definitiva, nenhum direito é concedido ao ausente, não fazendo jus à restituição de seu patrimônio.
	
	o embrião, oriundo de reprodução artificial, ainda não implantado no ventre materno, é considerado sujeito de direito, possuindo personalidade jurídica, conforme posição assentada no Código Civil em vigor.
	
	não é possível a declaração de ausência e posterior abertura da sucessão provisória do ausente caso ele tenha deixado procurador.
	 
	quando for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida, é possível considerar seu falecimento presumido após esgotadas as buscas e averiguações e posterior declaração judicial, cuja sentença deverá fixar a data provável do falecimento.
	
	em nosso ordenamento, a declaração de morte presumida necessita de prévia decretação de ausência.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701095906)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Código Civil Brasileiro, que tramitou por mais de 30 anos no Congresso Nacional antes de sua aprovação definitiva, é um importante marco normativo, a demonstrar a evolução da Sociedade Brasileira ao longo do tempo.
Sobre a afirmação acima é correto afirmar: 
		
	
	Está incorreta, já que o direito de família continua privilegiando a figura do homem (enquanto pai e marido), como já fazia o código anterior.
	
	Está incorreta, já que o código teve um tramitação rápida, de pouco mais de um ano até ser aprovado.
	
	Está incorreta já que o Código Civil vem perdendo cada vez mais sua importância para os códigos de processo e para o código penal.
	 
	Está correta.
	
	Está incorreta, já que o Código Civil de 2002 simplesmente repetiu o que já previa o Código anterior.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702181679)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa correta em relação às pessoas naturais.
		
	
	A existência da pessoa natural cessa aos dezoito anos de idade.
	
	A menoridade cessa aos dezesseis anos completos.
	 
	Os menores de dezesseis anos são incapazes relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer.
	 
	Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.
	
	A pessoa natural adquire a personalidade desde a sua concepção.
	 1a Questão (Ref.: 201701677264)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Juiz do Trabalho - TRT/1ª Região - FCC - 2004) Analisando as afirmativas abaixo: I. A lesão - que se configura quando alguém, premido por grave necessidade ou inexperiência, se obriga à prestação excessivamente desproporcional à da outra parte - é causa de nulidade do negócio jurídico. II. O Estado de perigo é causa para o desfazimento do negócio, mas a ação correspondente deve ser proposta no prazo de 4 (quatro) anos a contar de sua realização, sob pena de prescrição. III. Quem adquire bem de devedor que se reduz à insolvência, pode convalidar o negócio, se depositar em juízo o valor previsto para o negócio, ainda não quitado, desde que correspondente ao corrente ou, quando inferior, se depositar o valor real do bem. IV. Se o comprador adquire o bem de boa-fé, quando a insolvência do vendedor ainda não é notória ou não a pudessem conhecer, o negócio é válido. Assinale:
		
	
	Se incorreta somente a afirmativa I.
	
	Se todas as afirmativas forem corretas.
	 
	Se corretas somente as afirmativas III e IV.
	
	Se todas as afirmativas forem incorretas.
	
	Se correta somente a afirmativa III.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701843931)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	João, credor quirografário de Marcos em R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais), ingressou com Ação Pauliana, com a finalidade de anular ato praticado por Marcos, que o reduziu à insolvência. João alega que Marcos transmitiu gratuitamente para seu filho, por contrato de doação, propriedade rural avaliada em R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). Considerando a hipótese acima, assinale a afirmativa CORRETA:
		
	 
	Na hipótese de João receber de Marcos, já insolvente, o pagamento da dívida ainda não vencida, ficará João obrigado a repor, em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores, aquilo que recebeu.
	
	O caso narrado traz hipótese de fraude de execução, que constitui defeito no negócio jurídico por vício de consentimento.
	 
	Caso o pedido da Ação Pauliana seja julgado procedente e seja anulado o contrato de doação, o benefício da anulação aproveitará somente a João, cabendo aos demais credores, caso existam, ingressarem com ação individual própria.
	
	João tem o prazo prescricional de dois anos para pleitear a anulação do negócio jurídico fraudulento, contado do dia em que tomar conhecimento da doação feita por Marcos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701843908)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Defina a opção FALSA:
		
	
	Vicia o negócio jurídico a coação exercida por terceiro, se dela tivesse ou devesse ter conhecimento a parte a que aproveite, situação em decorrência da qual ambos responderão solidariamente por perdas e danos.
	
	Ocorre a lesão quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta.
	
	Configura-se o estado de perigo quando alguém, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigação excessivamente onerosa.
	 
	credor quirografário, que receber do devedor insolvente o pagamento da dívida ainda não vencida, ficará obrigado a repor, em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores e em dobro, aquilo que recebeu.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702087365)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Ano: 2016; Banca: CESPE; Órgão: PC-PE; Prova: Delegado de Polícia) --> Assinale a opção CORRETA a respeito dos defeitos dos negócios jurídicos:
		
	 
	Os negócios jurídicos eivados pelo dolo são nulos.
	 
	Na lesão, os valores vigentes no momento da celebração do negócio jurídico deverão servir como parâmetro para se aferir a proporcionalidade das prestações.
	
	Age em estado de perigo o indivíduo quetoma parte de um negócio jurídico sob premente necessidade ou por inexperiência, assumindo obrigação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta.
	
	Se em um negócio jurídico, ambas as partes agem com dolo, ainda assim podem invocar o dolo da outra parte para pleitear a anulação da avença.
	
	A coação exercida por terceiro estranho ao negócio jurídico torna-o nulo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701683358)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual dos defeitos abaixo é causa de nulidade absoluta do negócio jurídico:
		
	 
	Simulação
	 
	Lesão
	
	Estado de Perigo
	
	Erro
	
	Coação

Outros materiais