Buscar

DIREITO EMPRESARIAL II CASO 1 2017.1

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL II – CASO CONCRETO 01 – 2017.1 
(XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO - 2ª FASE) Os amigos Tobias e Mainard pretendem constituir uma sociedade empresária que adotará a firma Mainard Marcenaria & Cia., designação sugerida por Tobias. Antes da formalização da constituição, os futuros sócios consultam você, como advogado (a) para dirimir as dúvidas a seguir. 
A firma sugerida por Tobias pode ser aceita pela Junta Comercial quando do arquivamento do contrato? 
Não, a sociedade de caráter ilimitada não poderá ter como firma o objeto social da empresa, devendo conter apenas os nomes dos sócios e de um deles, com a expressão “e companhia”. Conforme artigo 1.157 cc/02.
Qual o âmbito geográfico da proteção ao nome empresarial? Há necessidade de registro próprio, como ocorre com as marcas?
O âmbito de proteção ao nome empresarial será nos limites de todo o estado em que se deu o registro do nome, nos termos do artigo 1.166, § único, cc/02. Não há a necessidade de registro próprio, tendo em vista que a proteção ao nome se dá no momento do arquivamento dos autos constitutivos no órgão competente, em conformidade ao artigo 33 da Lei nº 8.934/94.
QUESTÃO OBJETIVA 1 (VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO - 1ª FASE) A respeito das sociedades limitadas, assinale a alternativa correta. 
(A) A sociedade limitada, nas omissões das normas estabelecidas pelo Código Civil, será regida pela Lei 6.404/1976. 
(B) A cessão de quotas de um quotista de uma sociedade limitada para outro quotista da mesma sociedade dependerá de prévia autorização estatutária. 
(C) A sociedade limitada é administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado. Art. 1.060, cc/02
(D) Não dependerá de deliberação dos quotistas a nomeação ou a destituição dos administradores.
QUESTÃO OBJETIVA 2 (VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO - 1ª FASE) A respeito da definição de responsabilidade dos sócios nos diferentes tipos societários, é correto afirmar que 
(A) nas sociedades anônimas, os sócios podem ser responsabilizados no limite do capital social, não estando sua responsabilidade limitada ao preço de emissão das ações que subscreveram ou adquiriram. 
(B) nas sociedades em comandita simples, os sócios comanditários são responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais. 
(C) nas sociedades limitadas, a responsabilidade de cada quotista é limitada ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. 1.052 cc
(D) nas sociedades em comum, os sócios respondem ilimitadamente pelas obrigações da sociedade, mas não haverá solidariedade entre eles.

Continue navegando