Buscar

PRATICA IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 PRATICA IV 
Exame 133. Ponto 1 OAB/SP (Adaptado). 46.ª Vara Cível, processo n° 000.111.222-3. Vistos, etc. Proposta ação de cobrança, por José Pedro contra João Paulo, com o objetivo de receber R$ 70.000,00 (setenta mil reais), diante da ausência de conciliação, o réu, citado, apresentou tempestiva contestação, aduzindo, em preliminar sua ausência de legitimidade, uma vez que ele nada devia, pois não era sua a assinatura no documento juntado pelo autor para fundamentar o pedido inicial. Em réplica, o autor sustentou que a assinatura é do réu e requereu prova pericial. Observo, realmente, que a assinatura aposta no referido documento é completamente diferente da assinatura do réu no instrumento de mandato de fls., razão pela qual entendo que a primeira é nitidamente falsa. Diante desse fato, desnecessária qualquer prova, acolho a preliminar arguida, extinguindo o processo, sem resolução do mérito, nos termos do artigo 485, VI, do Código de Processo Civil. O autor arcará com as custas do processo e com o pagamento de honorários sucumbenciais de 10% (dez por cento) do valor da causa.
Publique-se e intime-se. Como Advogado da parte vencida, interponha o recurso cabível ao caso concreto.
RESPOSTA: 
EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 46ª VARA CIVEL DA COMARCA DE... ESTADO DE...
PROCESSO Nº 000.111.222-3
JOSÉ PEDRO, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no CPF/MF nº..., endereço eletrônico …, residente e domiciliado na Rua..., nº..., município..., Estado..., vem, por intermédio de seu advogado, com procuração em anexo, não conformado com a r. sentença de fls...., nos autos da AÇÃO DE COBRANÇA, movida em face de JOÃO PAULO, nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no CPF/MF nº..., endereço eletrônico …, residente e domiciliado na Rua..., nº..., município..., Estado..., com fulcro no art. 1009 do CPC, interpor: RECURSO DE APELAÇÃO, para o Tribunal de Justiça do Estado..., apresentando as razões, em anexo.
Diante do exposto, requer que o presente recurso seja recebido nos efeitos previstos em leis, isto é devolutivo e suspensivo. 
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local, data
Advogado
OAB/UF 
RAZÕES DE RECURSO DE APELAÇÃO
Origem: 46ª VARA CIVEL DA COMARCA DE ... ESTADO DE ....
Apelante: José Pedro
Apelado: João Paulo
Egrégio Tribunal
Colenda Câmara
Nobres Julgadores
I – SÍNTESE DOS FATOS
O apelante JOSE PEDRO com objetivo de receber a quantia de R$ 70.000,00 devida pelo apelado JOAO PAULO ajuizou Ação de Cobrança, diante da impossibilidade de conciliação o réu apresentou defesa onde disse ser passivamente ilegítimo, por não ser a sua assinatura no documento, apresentado no inicial.
Diante da negativa, requereu-se, em réplica, a produção de prova pericial, porém o pedido foi indeferido pelo magistrado argumentando que a assinatura do apelado é completamente diferente no instrumento de mandato do documento que demonstra a existência da dívida, e assim ao fora proferido sentença acolhida a preliminar arguida, extinguindo-se o processo sem resolução do mérito, nos termos do art.485, VI do CPC.
No entanto, como será demonstrado a seguir, a sentença não merece prosperar, devendo a r. sentença deverá ser anulada, uma vez que, mantida, causará grandes prejuízos ao apelante.
II – RAZÕES PARA A ANULAÇÃO 
Nota-se que conforme artigo 371 do CPC o juiz tem a liberdade para a apreciação das provas produzidas, ocorre que se não anulada a sentença proferida pelo juízo a quo, seria pois um verdadeiro cerceamento de defesa, contrariando o princípio constitucional da ampla defesa previsto do art. 5, LV da CF, pois os fatos controvertidos necessita de indispensável prova pericial para elucidação dos fatos.
Ademais, conforme art. 464 do CPC o julgador indeferirá a produção de prova pericial, apenas quando, a prova do fato não depender de conhecimento especial de técnico; for desnecessária em vista de outras provas produzidas e a verificação for impraticável, ocorre que o caso em analise não se enquadra em nenhuma destas possibilidades, por demandar conhecimento técnico especial, para analise das assinaturas. 
Assim, o juízo a quo, somente pela comparação da assinatura firmada pelo apelado no documento da dívida e na procuração outorgada, não caracteriza comprovação, vez do o juízo a quo extrapolou o limite de sua competência legal, pois este não possui os conhecimentos técnicos necessários para a realização de uma perícia nas assinaturas, pois apenas uma perícia técnica poderia demonstrará a veracidade da assinatura firmada pelo apelado, e assim ocasionaria a cerceamento do mérito da ação.
Desta forma não pode o Magistrado, julgar a presente ação sem antes realizar perícia técnica especializada, para elucidação dos fatos, razão pela qual a r. sentença deve ser anulada.
II - DO PEDIDO 
Diante do exposto requer que seja conhecido o presente recurso para anular a decisão recorrida, e assim que retorne os para o juízo a quo, a fim de que se proceda a produção da prova requisitada em consequência seja proferida nova sentença. 
Requer ainda o afastando, ao o ônus da sucumbência, proferido na sentença recorrida.
Nestes termos, pede e espera deferimento.
Local..., data...
Advogado
OAB/UF

Outros materiais