Buscar

O Processo AIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Processo AIA (avaliação de impacto ambiental) é um conjunto de atividades sequenciais que tem por objetivo prever os impactos ambientais antes de se tomar qualquer decisão que possa prejudicar a qualidade do meio ambiente. Este processo envolve diversos participantes, possui procedimentos estruturados, é regido por lei, documentado, e voltado para análise da viabilidade ambiental de uma proposta. Alguns autores utilizam o conceito de sistema de avaliação de impacto semelhante ao do processo de AIA, onde o primeiro é o mecanismo que viabiliza a aplicação do segundo.
Inicialmente, a AIA era aplicada quase exclusivamente a projetos de engenharia. Hoje, está intimamente ligada a planos, programas, políticas, impactos de produção, consumo e descarte de bens e serviços e avaliação da contribuição líquida de um projeto, plano, programa ou política para a sustentabilidade. 
Por ser um instrumento de política pública ambiental, ela não é a solução para os absurdos cometidos contra o meio ambiente devido às brechas da lei ou deficiências de planejamento. Seu objetivo consiste em: retirada de projetos inviáveis, legitimação de projetos viáveis, seleção de melhores alternativas locacionais, reformulação de planos e projetos, redefinição de objetivos e responsabilidades dos proponentes de projetos. 
Das dificuldades enfrentadas pela AIA, uma delas é estimular a criação de alternativas de menor impacto às alternativas tradicionais. Para um projeto ser viável, segundo a análise ambiental, deve observar certas condições, como, por exemplo, obedecer às leis. Porém, os impactos socioambientais de um projeto distribuem- se de maneira desigual, onde os beneficiados pelo projeto geralmente não são os mesmos que sofrem as consequências negativas do mesmo. O debate sobre as perdas e ganhos de projetos de desenvolvimento, muitas vezes polêmicos, é atualmente mediado pela AIA, que age como negociador entre as partes. Está também entre suas atribuições facilitar a gestão ambiental do futuro empreendimento, onde a aprovação do projeto implicará em compromissos assumidos pelo empreendedor, que podem ser: as maneiras de implementar as medidas mitigadoras e compensatórias, seu cronograma, a participação de parceiros e os indicadores de sucesso estabelecidos durante o processo de AIA.
Pode-se dividir o processo de AIA em três etapas: a inicial, que tem por função determinar se é necessário avaliar de maneira detalhada os impactos ambientais de uma futura ação e, caso positivo, definir o alcance e a profundidade dos estudos necessários; a análise detalhada, composta de uma série de atividades que incluem a definição do conteúdo preciso do estudo de impacto ambiental até sua aprovação, devendo ser aplicada em casos de atividades que possam causar impactos significativos; e por fim a etapa pós implantação, que monitora os impactos reais causados pela atividade. 
Quanto às etapas do processo, um modelo genérico é adaptado para a realidade da organização. Os componentes básicos do processo de AIA que correspondem às tarefas a serem realizadas são: apresentação da proposta, onde a organização encaminha o projeto para análise; triagem, que é o enquadramento do projeto em três categorias: estudos aprofundados, não aprofundados e dúvidas sobre o potencial impacto ou sobre medidas de controle; determinação do escopo do estudo de impacto ambiental; elaboração do estudo do impacto ambiental; análise técnica do estudo de impacto ambiental; consulta pública; Decisão; monitoramento e gestão ambiental; acompanhamento e documentação.

Outros materiais