Buscar

Macroeconomia

Prévia do material em texto

Macroeconomia
De forma simples e direta, a macroeconomia é uma parte da economia que está incumbida de analisar e examinar toda a estrutura e o funcionamento econômico de um órgão de uma determinada região. Dessa forma, nota-se que a macroeconomia também é capaz de avaliar a política econômica adotada em grandes escalas, como a de um país inteiro.
No que diz respeito à macroeconomia de um país, as variáveis mais conhecidas e aplicadas em análise, são:
PIB – Análise do Produto Interno Bruto;
Taxa de desemprego;
Impostos em cima de produtos e serviços;
Taxa de Juros em compras parceladas.
Pensando nisso, é fundamental destacar os mercados que compõem o estudo da macroeconomia. Os mais comuns são o mercado e bens e consumo, de trabalho, o monetário, o de títulos e o mercado de divisas.
Microeconomia
A microeconomia também estuda e analisa o comportamento de vários fatores econômicos, mas a partir de uma perspectiva mais individual. Ela estuda o desempenho e as ações das empresas e consumidores, analisando como são distribuídos os bens que uma empresa produz e como está sendo seu rendimento.
Em resumo, a microeconomia trabalha com os preços de um determinado bem ou serviço e, por esse motivo, ela pode ser considerada como a “teoria dos preços”. A partir do estudo da microeconomia, as empresas conseguem aumentar seus lucros de acordo com os custos e as receitas que vão surgindo ao longo do tempo.
Vale lembrar que existem situações que podem influenciar tanto a macroeconomia como a microeconomia, pois elas não são independentes e uma depende da outra para que a economia fique estável. Cada uma possui o seu objetivo e sua composição, mas ambas precisam uma da outra para seguir em frente, em busca dos resultados.

Continue navegando