Buscar

FUNDAMENTOS DA QUALIDADE DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A área da qualidade nas empresas sofreu modificações com relação ao que se praticava desde os seus primórdios. Com essas modificações, as organizações puderam obter ganhos nos chamados "custos da qualidade". Na visão antiga, o departamento de "Controle da Qualidade" era responsável pela medição da conformidade de todos os produtos. Considerando uma visão atual com relação à qualidade, responda:
a) Quais são as principais atribuições da área da qualidade? 
b) Quais as responsabilidades dos operadores de produção? 
c) Cite uma vantagem da aplicação desse modelo.
RESPOSTA ESPERADA:
a) Com as modificações no papel da qualidade, esta passa a ter o foco na gestão da qualidade, ou seja, na elaboração de procedimentos, treinamentos, padrões e métodos para a verificação da qualidade. 
b) A inspeção da qualidade passa a ser principalmente realizada pelos colaboradores do processo produtivo: quem produz deve controlar a sua qualidade.
c) Essa nova visão faz com que o gerenciamento da qualidade se torne um processo colaborativo, diminuindo a transferência de responsabilidade e os conflitos que são gerados pela inspeção, anteriormente centrado na desconfiança da qualidade do trabalho executado. Outro aspecto relevante envolve a diminuição de mão de obra e recursos para o controle da qualidade, já que as inspeções são realizadas na própria operação.
QUESTÃO:
2. Os grupos de CCQ (Círculos de Controle da Qualidade) são constituídos com o intuito de discutir e solucionar problemas na organização. São formados por cerca de 5 a 12 colaboradores da empresa, de qualquer área, e a adesão ao programa é voluntária. O CCQ foi criado já na década de 60 por Kaoru Ishikawa e faz parte do modelo Toyota de produção (TPS). A ideia básica do TQC é a de trazer melhorias e desenvolvimento para a empresa, porém um fator fundamental é o engajamento das pessoas. Com as pessoas motivadas e desenvolvendo o potencial humano de criar e desenvolver soluções, estima-se que em cerca de 10 anos de trabalho comecem a aparecer ganhos em produtividade. O CCQ foi difundido rapidamente no ocidente na década de 80, porém com resultados iniciais ruins. Sobre os grupos de CCQ, responda aos itens a seguir:
a) Sabendo que o CCQ apresenta íntima ligação com o TQC (Controle Total da Qualidade) e o TPS (Sistema Toyota de Produção), descreva o papel da cultura organizacional na aplicabilidade dessa ferramenta.
b) O programa de CCQ, quando associado ao TQC, tem como premissa promover a motivação dos funcionários, e não deve ser associado imediatamente com ganhos em produtividade. Qual o resultado esperado quando se aplica o CCQ não seguindo essas diretrizes?
RESPOSTA ESPERADA:
a) O Controle Total da Qualidade e suas ferramentas são de origem japonesa e estão fortemente relacionadas com a cultura das empresas japonesas. Para aplicar de forma correta as ferramentas, a empresa deve promover a gestão participativa, descentralizada, onde todos os funcionários podem participar de forma ativa na implantação de melhorias, sendo essa uma das premissas básicas associadas aos grupos CCQ e o TQC.
b) As empresas ocidentais não apresentavam a cultura adequada para implantar o CCQ. Passaram a utilizar o CCQ sem o TQC implantado ou em fase de implantação. Buscou-se aumento de produtividade de forma rápida, sem investimento em treinamentos para a utilização das ferramentas para solução de problemas ou considerar os aspectos culturais, tornando assim o programa insustentável.

Outros materiais