Buscar

Energia maremotriz

Prévia do material em texto

Energia maremotriz
Introdução
 A busca por novas fontes para a geração de energia tem se tornado cada vez mais uma tarefa árdua para a sociedade. A mediada que potenciais energéticos convencionais tornam-se escassos, vemo-nos obrigados a explorar fontes que antes sequer imaginava-se existir. No contexto contemporâneo, a energia das mares tem sido utilizada principalmente para gerar energia elétrica, sendo seu potencial global estimado entre 500 e 1000 TWH/ano.
 Motivado pelo grande potencial energético que essa fonte apresenta, este capítulo apresenta o estado da arte da conversão de energia maremotriz em energia elétrica, enfatizando os princípios que a regem e as tecnologias envolvidas, os principais potencias e também as vantagens e desvantagens de usar esse tipo de energia atualmente.
Energia renovável
 Energia renovável é a designação dada para as fontes naturais de energia que conseguem se renovar, ou seja, nunca se esgotam pois estão em constante regeneração.
 As fontes de energia renovável poluem pouco ou não chegam a agredir o meio ambiente, pois são consideradas energias limpas; isto é, que são fornecidas pela natureza e sua utilização não contribui para a emissão de gases ou outros materiais tóxicos e nocivos para o ambiente natural.
 A quantidade alarmante de poluentes liberados para a atmosfera, como os gases causadores do efeito estufa, além da iminente escassez dos recursos fósseis, como o petróleo, fizeram com que o surgimento e aprimoramento das energias renováveis fossem emergenciais.
 Entre as principais vantagens das energias renováveis, além do fato de serem inesgotáveis, está a possibilidade de serem implantadas em qualquer lugar do mundo, não havendo uma centralização de recursos, como acontece com o petróleo, por exemplo, que tem como maior reserva a região do Oriente Médio.
 As energias renováveis também são classificadas como energias alternativas, devido ao seu caráter garantido (seja no presente ou no futuro), visto que as energias não-renováveis (como o petróleo e o carvão mineral, por exemplo), tem um limite no mundo e demoraria milhões de anos para que pudessem ser novamente repostos.
 
 São fontes de energia mais abundantes e menos poluentes e também são aquelas que não se esgotam em virtude de sua utilização. (slide)
Energia maremotriz
 A energia das marés, também conhecida como energia maremotriz, é obtida por meio do aproveitamento da energia proveniente do desnível das marés. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia.
 O sistema utilizado é semelhante ao de uma usina hidrelétrica. As barragens são construídas próximas ao mar, e os diques são responsáveis pela captação de água durante a alta da maré. A água é armazenada e, em seguida, é liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica.
 A força das marés tem sido aproveitada desde o século XI, quando franceses e ingleses utilizavam esse artifício para a movimentação de pequenos moinhos. Porém, o primeiro grande projeto para a geração de eletricidade através das marés foi realizado em 1967. Nesse ano, franceses construíram uma barragem de 710 metros no Rio Rance, aproveitando o potencial energético das marés.
 Essa é uma boa alternativa para a produção de eletricidade, visto que a energia das marés é uma fonte limpa e renovável. No entanto, é importante destacar que poucas localidades apresentam características propícias para a obtenção desse tipo de energia, visto que o desnível das marés deve ser superior a 7 metros. Outros fatores agravantes são os altos investimentos e o baixo aproveitamento energético.
 Entre os locais com potencial para a produção de energia das marés estão a baía de Fundy (Canadá) e a baía Mont-Saint-Michel (França), ambas com mais de 15 metros de desnível. No Brasil, podemos destacar o estuário do Rio Bacanga, em São Luís (MA), com marés de até 7 metros, e, principalmente, a ilha de Macapá (AP), com marés que atingem até 11 metros.
 É uma forma de geração de eletricidade obtida a partir das alterações de nível das marés, através de barragens ou através de turbinas submersas. (Slide)
 Entre os locais com potencial para a produção de energia das marés estão a baía de Fundy (Canadá) e a baía Mont-Saint-Michel (França), ambas com mais de 15 metros de desnível. No Brasil, podemos destacar o estuário do Rio Bacanga, em São Luís (MA), com marés de até 7 metros, e, principalmente, a ilha de Macapá (AP), com marés que atingem até 11 metros.(Slide)

Continue navegando