Buscar

MODADOS 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408112375)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As técnicas de modelagem e otimização de banco de dados visam à definição correta do esquema de dados para a implementação do banco de dados, usando um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
___ A modelagem conceitual de dados permite abstração sobre a técnica de implementação, oferecendo um mecanismo de captura da semântica dos dados.
___ A modelagem de dados direto na forma de tabelas para a implementação em banco de dados independe das características de cada SGBD.
___ O modelo conceitual de dados, ao ser mapeado para o modelo físico de implementação, não necessita manter as restrições de integridade.
___ A aplicação das regras de integridade de dados ao modelo de dados não garante a corretude da entrada de todos os dados no banco de dados da aplicação. Assinale a sequência correta.
		
	 
	V, F, V, F
	 
	F, V, V, F
	 
	F, F, V, V
	 
	V, F, F, V
	 
	V, V, F, F
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407833248)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No Modelo Entidade Relacionamento, podemos definir Instância como:
		
	
	A quantidade de instâncias da entidade ligada a outra entidade ou a ela mesma
	 
	Uma foto da entidade em um dado momento
	 
	A representação da estrutura de uma entidade
	
	Unidade de representação dos objetos do mundo real com características semelhantes
	
	O processo de conversão dos objetos do mundo real para o virtual
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407882667)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Arquitetura de dados é a estrutura dos componentes de dados de uma organizaão considerados sob diferentes níveis de abstração, suas inter-relações, bem como os princípios, diretrizes, normas e padrões que regem seu projeto e evolução ao longo do tempo. A arquitetura de dados descreve a estrutura de dados utilizada por uma organização, bem como seus aplicativos e contempla descrições de dados, tanto armazenados quanto em movimento, descrições de meios de armazenamento, grupos de dados, itens de dados e modelo de dados de soluções. Em relação a arquitetura identifique a resposta CORRETA:
I. Na arquitetura centralizada, existe um computador com grande capacidade de processamento, o qual é o hospedeiro do SGBD e emuladores para os vários aplicativos. Esta arquitetura tem como principal vantagem a de permitir que muitos usuários manipulem grande volume de dados. Sua principal desvantagem está no seu alto custo, pois exige ambiente especial para mainframes e soluções centralizadas.
II. Na arquitetura Cliente-Servidor, o cliente (front_end) executa as tarefas do aplicativo, ou seja, fornece a interface do usuário (tela, e processamento de entrada e saída). O servidor (back_end) executa as consultas no DBMS e retorna os resultados ao cliente.
III. Na arquitetuira distribuída, a informação está distribuída em diversos servidores. Cada servidor atua como no sistema cliente-servidor, porém as consultas oriundas dos aplicativos são feitas para qualquer servidor indistintamente.
IV. Os computadores pessoais trabalham em sistema stand-alone, ou seja, fazem seus processamentos sozinhos, funcionando como hospedeiros e terminais. Desta maneira, possuem um único aplicativo a ser executado na máquina. A principal vantagem desta arquitetura é a simplicidade.
		
	
	Apenas a opção IV está errada
	
	Apenas a opção I está errada.
	 
	Todas as opções estão corretas.
	
	Apenas as opções I, II, III estão corretas.
	
	Todas as opções estão erradas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407685013)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise o texto abaixo:
O Governo Federal resolveu criar um Sistema Nacional de Mapeamento de Acidentes de Trabalho com o objetivo de integrar dados e realizar projeções para seguro saúde, correlação dos acidentes com o atendimento do SUS, entre outras finalidades. Um projeto piloto está sendo realizado em um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Alguns dados foram mapeados e uma descrição inicial do minimundo é apresentada a seguir:
Uma empresa tem CNPJ, tipo, razão social e nome-fantasia. Um acidente de trabalho possui identificador de acidente, status do acidente, descrição do acidente e data e hora do acidente. Em uma empresa podem ocorrer diversos acidentes e cada acidente ocorre em somente uma empresa. Um acidentado possui identificador de acidentado, nome do acidentado, sexo do acidentado e data de nascimento. Cada acidente pode envolver um ou mais acidentados e um acidentado pode se envolver em mais de um acidente. Um acidente pode também resultar em um ou mais óbitos e cada óbito pode ser resultado de um acidente.   Um óbito possui número do óbito, data do óbito e parecer do legista.
Seguindo a orientação descrita no texto, assinale o conjunto de cardinalidades correto existente entre os conjuntos de entidades Acidente e Acidentado:
		
	
	(0,1) e (1,N).
	 
	(0,N) e (1,N).
	
	(0,N) e (0,N).
	
	(1,1) e (0,N).
	
	(0,N) e (1,1).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407256096)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em um curso de Inglês, um professor pode trabalhar em uma ou várias turmas, desde que em períodos diferentes, mas uma turma só terá um professor. Analisando esse cenário, é correto afirmar que:
		
	
	A entidade Professor possui o atributo turma.
	
	A entidade Professor possui o período.
	
	A entidade Período possui o atributo turma.
	
	A entidade Período possui o atributo nome_professor.
	 
	A entidade Turma possui o atributo período.

Outros materiais