Buscar

ATPS EMPREENDEDORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anexo 1
1.1 - Identificação de Oportunidades e Desafios do Empreendedorismo no Brasil
Identificar oportunidades é pesquisar ou perceber que existe em um lugar ou região uma determinada escassez ou procura grande por um determinado produto ou serviço. 
É fundamental levantar informações atualizadas e conhecer o mercado, tendências, necessidades e o que realmente faz a diferença para os clientes. O domínio do conhecimento terá como resposta a aceitação e a valorização da nova empresa, de uma atitude, de um produto ou serviço. 
O empreendedor para aproveitar as oportunidades precisa ser capaz de se organizar para gerar recursos necessários (técnicos, humanos, estruturais ou financeiros) desenvolvendo esforços sem comprometer o que já realiza ou tornando a empresa menos competitiva por não ter habilidade de implantar a nova iniciativa. Deve estar sempre atento às necessidades de seus clientes e às verdadeiras oportunidades de empreendimentos.
Um exemplo típico é o empresário Eike Batista, com uma visão de 360 graus (assim batizado por ele), viabilizou uma operação para explorar ouro no meio da Amazônia, que jamais foi cogitada por outros empreendedores e que para muitos ele era tido como louco. A operação envolvia uma ponte aérea de quase 100 quilômetros, entre a cidade e a mina, com montagem e desmontagem permanente de equipamentos, ora colocados ora retirados de um avião DC-3, havia tratores, caminhões, escavadeiras, etc. Além de contar com uma equipe altamente capacitada como engenheiros, geólogos, operadores, tratoristas e outros especialistas. Ainda lhe restava uma missão ainda mais importante, fazer chegar até o garimpo energia, comida e água para manter aquele mundo em movimento produzindo, e assim o fez, ele não pensou apenas no ouro de momento, no agora, pensou bem lá na frente. investiu pesado. E para sua surpresa, bem antes do que ele imaginava começou a embolsar US$ 1 milhão por mês com o negócio. Mas como todo empreendedor iniciante, cometeu seu maior erro, não se atentou para as doenças numa região inóspita e foi muitas vezes obrigado a substituir equipes inteiras por decorrência da malária, a maior inimiga do garimpo. Os méritos maiores do empresário foram a persistência, obstinação, ousadia e a capacidade visionária.
O empresário ainda deixa uma grande lição para quem decide iniciar um negócio, não desista na primeira dificuldade, acredite na sua intuição, mas procure confirmá-la com dados e muita pesquisa.
Anexo 2
2.1 -

Continue navegando